“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho
“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho
3º DOMINGO DA QUARESMA
23 de Março de 2014
Evangelho de Jo 4,5-42
Continuando a nossa caminhada com Jesus, rumo a uma nova Jerusalém, somos despertados a dar um sentido novo a nossa existência, abandonando tudo que nos distancia do coração do Pai!
LEIA MAIS:
A liturgia colocada diante de nós, neste tempo especial, nos convida a percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu rumo à cruz, um percurso que deve ser marcado pelo acentuar da no nossa oração, pela meditação da palavra, pelo nosso propósito de conversão.
Somos caminheiros da esperança, caminhando rumo a Páscoa do Senhor,queremos beber da água viva que jorra do coração misericordioso de Jesus!
A cada dia, desta nossa caminhada quaresmal, vamos mergulhando cada vez mais no oceano do amor do Pai, firmando os nossos passos no exemplo de Jesus.
O evangelho de hoje, nos convida a um encontro pessoal com Jesus, a entrarmos na sua intimidade, chegar ao seu coração e nos deixar inundar com água viva que nos purifica, que mata a nossa sede, que nos liberta...
É o amor do Pai, infundido em nossos corações, que nos faz reconhecer Jesus como o Nosso Salvador, o enviado do Pai, o Deus vivo que veio morar conosco!
O belíssimo diálogo entre Jesus e a samaritana, é algo extraordinário que nos enche de alegria e esperança! Na narrativa podemos perceber como Jesus se comportava diante dos preconceitos morais, de raça, das discriminações sociais, religiosas, existentes na humanidade, Jesus reprovava todo tipo de exclusão.
Sabemos que naquele tempo, existia uma barreira intransponível entre judeus e samaritanos, os judeus julgavam-se superiores, os escolhidos de Deus, eles acreditavam que uma aproximação com Deus, só seria possível, mediante o conhecimento e a "prática da lei," entretanto, eles não aceitaram a mensagem de Jesus, viviam o contraste da palavra de Deus! Já, os samaritanos, que eram considerados fora da lei pelos judeus, acolheram Jesus como o Messias, o Salvador!
Podemos tirar várias lições deste belíssimo encontro de Jesus com a samaritana! Um encontro de libertação que transformou a vida de uma mulher marginalizada.
É Jesus quem dirige a ela e lhe pede água de beber: ”Dê-me de beber”! Isso nos mostra a natureza humana de Jesus: querer depender do outro! É assim que todos nós deveríamos sentir: dependentes uns dos outros! Corações entrelaçados é certeza de uma vida mais feliz!
No desenrolar daquele diálogo com linhas poéticas, aquela mulher redescobre a si mesma, sente-se liberta, restaurada diante do Messias tão esperado! Jesus escuta, acolhe, promove aquela mulher sem nome, fala com ela, de uma água que transborda de seu coração! Jesus encontra fé, onde para os judeus, parecia impossível encontrar.
A alegria da samaritana é tão grande, que a partir daquele encontro com Jesus, ela torna-se missionária do seu próprio povo! De evangelizada, passa a ser evangelizadora, levando a mensagem de Jesus para o seu povo, que até então, não conhecia a verdade que liberta!
Graças ao seu testemunho, muitos samaritanos puderam fazer uma experiência pessoal com Jesus, bebendo da única água que verdadeiramente mata a sede!
Aproximando-se de uma mulher pagã, Jesus quebra a barreira do preconceito, reafirmando que a sua proposta, é para todos!
A samaritana acolhida por Jesus, representa o povo excluído, seja por motivo de pobreza, gênero, raça ou religião.
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, bebendo da água viva que brota do seu coração, não continua o mesmo, pois esta água viva, tem o poder de nos purificar de nos modificar por inteiro, de nos tornar parecidos com Ele!
Não precisamos sair em busca de outras fontes para saciar a nossa sede, se temos bem perto de nós, está a fonte de água viva que é Jesus!
Que as lições tiradas deste evangelho, nos transforme em afluentes deste rio de água viva, que é Jesus! É Ele que nos conduzir ao imenso oceano de amor, que é o coração do Pai!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário