Petits Frères de Marie, esse foi o nome inicial dado ao Instituto Marista por Champagnat, e significa Pequenos Irmãos de Maria. Em 2 de janeiro de 1817, em La Valla, na França, Marcelino Champagnat fundou o Instituto religioso de Irmãos. A Santa Sé deu sua plena aprovação 46 anos depois, em 1863, como Instituto religioso laical, autônomo e de direito pontifício.
Os Irmãos Maristas são irmãos consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, vivem em comunidade e se dedicam sobretudo à Missão Marista de evangelizar, pela educação, crianças, adolescentes, jovens e adultos, especialmente os mais necessitados.
Ao todo, são mais de 3.500 irmãos, espalhados em 79 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72.000 leigos e atendem perto de 654.000 crianças e jovens. No Brasil, os primeiros Irmãos Maristas chegaram em 1897 dispostos a dar continuidade ao projeto de formar bons cristãos e virtuosos cidadãos, por meio dos valores Maristas. Hoje, o país abriga 30% da ação mundial do Instituto e beneficia cerca de 350 mil pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário