NOSSA SENHORA DA NOVA TERRA

    A imagem é a reprodução de um ícone, que recebeu este nome para poder resgatar um lema atual e muito importante para os Maristas: COM MARIA, IDE DEPRESSA PARA UMA NOVA TERRA! Dito de outra forma: Maria, a mãe de Jesus, anima a todos os maristas na caminhada da vida. 
    O termo “Nova Terra” são os lugares e as situações da vida nas quais os Maristas são convidados a atuar, realizando sua missão juntos às crianças e jovens com os quais trabalham. Maria, a Mãe de Jesus, é a companheira e a inspiradora na caminhada. Com ela, os Maristas querem ir às pressas, rapidamente, ao encontro de todos os filhos de Deus que precisam de ajuda. 
    Na imagem nota-se inicialmente, a posição dos braços e mãos de Maria. O esquerdo está estendido em forma de acolhida e o direito aponta para o alto. É a mãe que acolhe seus filhos – todos nós – e nos indica o caminho do céu, a casa de Deus. 
    Também a forma como estão posicionados os pés tem uma mensagem interessante. Maria parece estar caminhando. Ela é a mulher do movimento e do caminho. É a companheira dos caminhantes. 
    Há várias cenas espalhadas pelo corpo da imagem. A primeira mostra duas mulheres se abraçando. É a Visitação. Aquele dia em que Maria foi às pressas visitar sua prima Isabel que estava grávida e precisando muito de sua ajuda. A segunda mostra um jovem ajoelhado, sendo abraçado por um adulto. É uma cena da parábola evangélica do “Filho Pródigo”, que após abandonar seu pai, volta para casa e é amavelmente acolhido por ele. Significa conversão, mudança de vida. 
    Há também uma pequena sandália, que significa caminho, missão e atitude de conversão. Podemos ver ainda uma cena com várias pessoas. Nela reconhecemos São Marcelino Champagnat e os primeiros Irmãos. Simboliza a fraternidade e o espírito de família que é tão importante para todos os que se sentem maristas. 
    Por fim, há uma cena em que um adulto vai ao encontro de um adolescente, que simboliza aqueles que esperam ainda ser encontrados e cuidados, principalmente crianças e jovens.

UMBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário