1. MOTIVAÇÃO INICIAL
2. ACOLHIDA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO CÂNTARO
(alunos, em procissão, entronizam a imagem de Nossa Senhora no altar que lhe foi preparado)
Canto de acolhida da imagem: Boa Mãe
Dirigente: Iniciemos nossa celebração com Nossa Senhora, reconhecendo que Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, está em nosso meio e nos anima neste encontro celebrativo.
Todos: (cantando) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...
3. EVANGELHO
Canto de aclamação: à escolha
Texto: Lucas 1, 39-45: Maria visita sua prima Isabel
4. DIÁLOGO ENTRE DIRIGENTE E ALUNOS
COM: Prestemos atenção agora ao diálogo que se dará entre alguns alunos e o dirigente de nossa celebração. As perguntas e respostas nos ajudarão a entender melhor este momento feliz que estamos realizando.
Aluno: O que é o Ano Mariano? Qual o seu objetivo?
D: O Ano Mariano é uma iniciativa dos Maristas do Brasil, que tem por objetivo tornar mais forte e mais viva a presença da Mãe de Jesus entre nós. Foi iniciado no dia 25 de março e terminará no dia 08 de dezembro.
Aluna: Por que esta imagem é chamada de Nossa Senhora da Nova Terra?
D: A imagem que podemos ver em nosso altar é a reprodução de um ícone, ou seja, de uma pintura transformada em estátua. Ela recebeu este nome para poder resgatar um lema atual e muito importante para os Maristas: COM MARIA, IDE DEPRESSA PARA UMA NOVA TERRA! Dito de outra forma: Maria, a mãe de Jesus, anima a todos os maristas na caminhada da vida, tão cheia de necessidades e urgências!
Aluno: E o que significa “Nova Terra”?
D: “Nova Terra” são os lugares e as situações da vida nas quais os Maristas são convidados a atuar, realizando sua missão juntos às crianças e jovens com os quais trabalham. Maria, a Mãe de Jesus, é a companheira e a inspiradora na caminhada. Com ela, os Maristas querem ir às pressas, rapidamente, ao encontro de todos os filhos de Deus que precisam de ajuda.
Aluna: Qual o significado desta imagem que chamamos de Nossa Senhora da “Nova Terra”?
D: Fiquemos bem atentos à explicação, pois vamos fazer agora uma “leitura” de todos os detalhes da estátua e vocês verão que em cada um deles há uma mensagem escondida, esperando ser revelada a cada pessoa...
Notemos primeiramente, a posição dos braços e mãos de Maria. O esquerdo está estendido em forma de acolhida e o direito aponta para o alto. É a mãe que acolhe seus filhos – todos nós – e nos indica o caminho do céu, a casa de Deus!
Também a forma como estão posicionados os pés tem uma mensagem interessante. Maria parece estar caminhando. Ela é a mulher do movimento e do caminho. É a companheira dos caminhantes!
Veremos que há várias cenas espalhadas pelo corpo da imagem. A primeira mostra duas mulheres se abraçando. É a Visitação. Aquele dia em que Maria foi às pressas visitar sua prima Isabel que estava grávida e precisando muito de sua ajuda;
A segunda mostra um jovem ajoelhado, sendo abraçado por um adulto. É uma cena da parábola evangélica do “Filho Pródigo”, que após abandonar seu pai, volta para casa e é amavelmente acolhido por ele. Significa conversão, mudança de vida;
Há também uma pequena sandália, que significa caminho, missão e atitude de conversão;
Podemos ver também uma cena com várias pessoas. Nela reconhecemos São Marcelino Champagnat e os primeiros Irmãos. Simboliza a fraternidade e o espírito de família que é tão importante para todos os que se sentem maristas;
Por fim, há uma cena em que um adulto vai ao encontro de um adolescente. Simboliza aqueles que esperam ainda ser encontrados e cuidados, principalmente crianças e jovens.
Todos: Obrigado “Nossa Senhora da Nova Terra”, porque tu caminhas conosco e nos levas até Jesus, teu filho e nosso irmão.
Canto: Pelas estradas da vida, nunca sozinho está...
5. OFERTÓRIO
(durante o cântico, alunos, professores e funcionários depositam no altar alguns objetos sugeridos e/ou outros: bola, caderno, uniforme, bandeira da cidade/colégio, brinquedo, instrumento musical, vassoura, pincel e apagador)
D: Meus amigos e amigas, vamos agora colocar diante de Nossa Senhora nossa vida e a vida de todas as pessoas que amamos. Ofereçamos também alguns objetos que simbolizam nossos estudos e nossa dinâmica escolar.
Canto de ofertório: Marista de coração
6. FINAL
Oração do Ano Mariano (em dois coros A e B)
A: Maria, mãe querida, recurso habitual e primeira superiora nossa, de ti aprendamos ir às pressas ao encontro do outro, levando teu Filho num coração novo que descortina “novas terras”.
B: Mãe querida, abrasa nossos corações para sermos sinal da tua face na Igreja e na humanidade.
A: Mãe querida, da anunciação, aprendamos que a Deus nada é impossível. Do encontro com Isabel, levemos teu Filho a todos, tornando-o conhecido e amado, e de Caná aprendamos a ser discípulos, atentos às necessidades humanas.
B: Mãe querida, como tu, estejamos de pé junto às cruzes que dilaceram o coração de tanta gente. Contigo no cenáculo do mundo, roguemos a vinda do Espírito que dá força e coragem na edificação do reino.
TODOS: Mãe querida, nossa guia e companheira, com teu esposo São José, com os santos e mártires maristas, proclamemos ao mundo inteiro o magnificat, para a honra e glória do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
D: Pela intercessão de Nossa Senhora da Nova Terra, o Senhor, Caminho, Verdade e Vida, nos abençoe, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Canto final: à escolha
MChFM - MOVIMENTO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário