A fundação da Fraternidade Nossa Senhora da Assunção data de 08 de dezembro de 1988, quando foi plantada a semente do Movimento Champagnat da Família Marista (uma feliz idéia lançada no XVIII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas , em 1985-Art. 164.4 das Constituições e Estatutos ), num encontro em Apipucos / Recife-PE (sede da antiga Província Marista Brasil Norte ), com a participação de alguns casais do Colégio Marista Cearense e de outras Unidades Educacionais Maristas, que demonstravam ser pessoas atraídas pela espiritualidade de São Marcelino.
Após o encontro, essas pessoas passaram a se reunir mensalmente seguindo as orientações do Animador, o saudoso Ir . Achylles Scapin, antigo Provincial. Vale ressaltar que o grupo passou a tomar corpo após a mensagem do Ir . Charles Howard, Superior Geral (1985 a 1993), na apresentação do Projeto de Vida do MChFM, em 1990. Nesta, o então Superior Geral deu as devidas orientações e as boas vindas aos novos membros da Família Marista , dizendo: “No encerramento do Ano Champagnat, recebo-os no Instituto como presente de nossa Boa Mãe e os abençoo de todo coração ”.
No inicio dos anos 90, outras pessoas foram convidadas para conhecer o referido Projeto de Vida. A partir daí o grupo começou a crescer se sentindo membro da Família Marista. Podemos dizer que isso se intensificou mais ainda com o estudo da Circular do Ir . Charles Howard, em 1991, e a criação do Perfil de uma Fraternidade .
A caminhada teve continuidade com os encontros regionais , com tempo reservado para um Retiro. Nesses encontros , a Fraternidade passou a ter conhecimento do que seja Espiritualidade , Carisma , Comunhão e Missão, que são os elementos que caracterizam o Movimento Champagnat da Família Marista, conforme escreveu o Ir. Charles em sua Circular.
Ao longo de sua história, a Fraternidade N. Sra. da Assunção sofreu algumas alterações em seus componentes, por variados motivos. Atualmente, ela é constituída por 12 membros, sendo 06 mulheres e 06 homens. Quase todos eles trabalharam ou tiveram alguma identificação com o antigo Colégio Marista Cearense. Hoje, nenhum membro possui vínculo empregatício com os maristas. No entanto , percebemos que continuam firmes e bem mais comprometidos. Isso , na verdade , é uma prova inequívoca de que , imbuídos do espírito de São Marcelino Champagnat, são fiéis ao seu carisma .
As reuniões da Fraternidade são realizadas na Faculdade Católica (Marista) e acontecem quinzenalmente. Têm freqüência na ordem de 90% dos seus membros. Por ser constituída por membros de bom nível de instrução, o grupo tem uma afinidade muito grande pelo conhecimento formal, intelectual e aprofundamento nos documentos da Igreja, estudos bíblicos e de movimentos sociais, sem descuidar do testemunho cristão. A grande maioria dos seus membros é engajada nas diversas pastorais da sua paróquia.
Nessa caminhada histórica de 22 anos de vivência das dimensões cristãs e maristas, a Fraternidade desenvolve as seguintes ações:
- Trabalho em abrigo de idosos;
- Presença, apoio e entrega de cestas a comunidades carentes;
- Ajuda financeira a necessitados;
- Ajuda material a abrigo de crianças cancerosas;
- Presença em celebrações religiosas com os Irmãos Maristas ( 1ª. Profissão de
votos dos Irmãos);
- Ajuda e presença junto a pastoral dos moradores de rua;
- Capacitação continuada dos membros da Fraternidade através de palestras
com teólogos, padres, Irmãos Maristas,...);
- Visitas, participação na Casa da Acolhida Marista (Abreulândia);
- Realização do ENREVI ( Encontro de Reflexão e Vivência) para professores,
funcionários e pais de alunos do antigo Colégio Marista Cearense. Aqui já
buscávamos transformar os colaboradores leigos em leigos maristas;
- Retiros anuais;
- Participação decisiva na criação de novas Fraternidades;
- Participação em festas religiosas nas paróquias de membros da Fraternidade;
- Interatividade com outras Fraternidades através de visitas, retiros em comum,
palestras e participação em festas/ cerimônias religiosas da paróquia onde seus
membros são paroquianos;
- Parceria com a Pastoral Universitária da Faculdade Católica (Marista);
- Estudo e aprofundamento de documentos da Igreja e sobre a obra de Champagnat
- Encontro anual para vivência da espiritualidade, estudo e convivência dos
membros da Fraternidade.
A Fraternidade vem caminhando a passos firmes , buscando sua autonomia e identidade . A cada ano percebemos que avançamos mais em todos os aspectos . Isso se deve, sobretudo , pela satisfação de participar de um Movimento em que seus membros possam nutrir sua vida cristã, seguindo a espiritualidade de São Marcelino Champagnat, bem como as orientações do Irmão Assessor Provincial (Salatiel Franciscano do Amaral), que nos visita duas vezes por ano, da Equipe de Coordenação Provincial e da Secretária do MChFM. Destacamos também o Regimento Interno que regulamenta a estrutura, o funcionamento e as relações do MCh, e o Plano de Formação, onde encontramos subsídios para um aprofundamento espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário