segunda-feira, 31 de março de 2014

PAPA FRANCISCO

Caminhar em direção às promessas de Deus, senão somos “turistas existenciais” – o Papa em Santa Marta



Na homilia da Missa na Casa de Santa Marta nesta segunda-feira o Papa Francisco falou dos cristãos parados, dos que se enganam no caminho e dos que andam às voltas numa espécie de ‘turismo existencial’. Tomando como estímulo da sua meditação a leitura do Profeta Isaías o Papa Francisco evidenciou o facto de que Deus, antes de pedir alguma coisa, faz uma promessa. E nas promessas de Deus devemos confiar. Mas não basta, pois devemos caminhar para elas – afirmou o Papa Francisco – mas são muitos os cristãos que estão... parados:
“Tantos cristãos parados! Estão tantos para trás que têm uma débil esperança. Sim, acreditam que haverá um Céu e tudo estará bem. Está bem que acreditem, mas não procuram! Cumprem os mandamentos, os preceitos: tudo... Mas estão parados. O Senhor não pode fazer deles fermento no seu povo, porque não caminham. E este é um problema: os parados. Depois, existem outros que se enganam no caminho: todos nós algumas vezes enganamo-nos no caminho, isso já o sabemos. O problema não é enganar no caminho; o problema é não voltar para trás quando reparamos que nos enganamos.”
LEIA MAIS:

O drama da "cegueira interior" de quem recusa ser iluminado por Jesus: Papa ao Angelus, comentando o episódio do cego de nascença



RealAudioMP3
O drama da “cegueira interior” de quem não reconhece Jesus como Luz do mundo foi sublinhado pelo Papa neste domingo ao meio-dia, na Praça de São Pedro, comentando antes da oração do Angelus, o Evangelho da cura do cego de nascença proposto pela liturgia.
Trata-se do longo capítulo 9 do Evangelho segundo São João, que inicia com um cego que passa a ver e se conclui com gente que presume ver mas que se obstinam em permanecer cegos na alma. O milagre da cura do cego é contado em dois versículos apenas – fez notar o Papa. O evangelista quer centrar as atenções não tanto na cura em si, mas nas discussões que esta suscita.

“No final, o cego curado chega à fé, e esta é a maior graça que lhe é feita por Jesus: não só ver, mas conhecê-Lo a Ele, que é a luz do mundo”. “Ao mesmo tempo que o cego se aproxima gradualmente da luz, os fariseus, pelo contrário, vão-se afundando cada vez mais na cegueira interior.”
leia mais:

sexta-feira, 28 de março de 2014

PAPA FRANCISCO

Deus espera-nos sempre. Deus não se cansa de perdoar – o Papa na Missa em Santa Marta




Nesta sexta-feira na Missa na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco, tomando como primeiro estímulo da sua homilia a leitura do Livro do Profeta Oseias, evidenciou o coração de Deus-Pai que nunca se cansa de esperar por nós:
É o coração do nosso Pai, é assim Deus: não se cansa, não se cansa! E por tantos séculos fez isto, com tanta apostasia do povo. E Ele sempre volta, porque o nosso Deus é um Deus que espera. Desde aquela tarde no Paraíso terrestre, Adão saiu do Paraíso com uma pena e também uma promessa. E Ele é fiel, o Senhor é fiel à sua promessa, porque não pode renegar-se a si próprio. É fiel. E assim esperou por todos nós ao longo da história. É o Deus que nos espera, sempre.”


LEIA MAIS:

O outro Brasil, aquele o futebol não vê. Uma visão do exterior

O Brasil está prestes a se tornar a Disneylândia da bola. Falta 90 dias, e o espetáculo começa.
A reportagem é de Maurizio Chierici, publicada no jornal Il Fatto Quotidiano, 25-03-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A Copa do Mundo não reúne apenas o patriotismo das bandeiras a tremular como nas trincheiras. Ela é a ONU da diversão dos recursos governados pela Fifa, sigla que poderia significar de Federação Internacional dos Fazedores de Acordos. Ela confia a organização dos espetáculos àqueles que garantirem construções imponentes, a partir dos quais obtém porcentagens que são contadas aos bilhões.

LEIA MAIS:

Soberania, governança global e ecossistema compartilhado em debate. Entrevista especial com Gabriel Ferrer

“Os problemas ambientais são os mesmos no mundo todo e isso tem uma vantagem sobre as áreas econômicas e sociais: a sua relação é com o conhecimento, não com a moral, com a ética ou com a religião. Se o chumbo é bom ou ruim, é a ciência quem determina, ou seja, não há considerações éticas e morais a serem feitas”, afirma o pesquisador.
Foto: Envolverde 
Almejar um mundo sustentável, com tudo que este conceito implica, não significa somente tratar das questões ambientais que envolvem o termo. É necessário transpor esse debate para as questões sociais, econômicas e políticas. É a partir desta perspectiva que Gabriel Ferrer, professor titular de Direito Administrativo da Universidade de Alicante, na Espanha, propõe as discussões acerca do assunto.

leia mais:

quinta-feira, 27 de março de 2014

PAPA FRANCISCO

Abrir o coração ao Senhor – o Papa Francisco na missa com os parlamentares italianos



RealAudioMP3

No tempo de Jesus havia uma classe dirigente que se tinha distanciado do povo, que o tinha abandonado e que seguia a sua ideologia deslizando até à corrupção – esta a mensagem principal do Papa Francisco na homilia da missa desta quinta-feira que o Santo Padre celebrou na Basílica de São Pedro com a presença de 493 parlamentares italianos.

LEIA MAIS:

MARISTA

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monograma de Maria, com a combinação das letras M e A, símbolo das instituição Marista.
No ano de 1817 na França, que na época enfrentava uma crise no sistema educacional, nasceu em La Valla uma pequena sociedade religiosa e de cunho mariano, voltada em levar o ensino fundamental às crianças e jovens do interior. Essa sociedade foi nomeada, por seu fundador Marcelino Champagnat, como Irmãos Maristas das Escolas, em latim: "Fratres Maristæ Scholarum" (F.M.S.), contando com a dedicação de outros irmãos.

LEIA MAIS:

quarta-feira, 26 de março de 2014

Província Marista Brasil Centro-Norte realiza evento com o tema evangelização das infâncias

Para aprimorar a proposta pastoral direcionada às crianças da  educação infantil e ensino fundamental I dos colégios e escolas sociais da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), será realizado, de 17 a 21 de março, no Centro de Formação Vila Champagnat, em Brazlândia (DF), o Encontro de Coordenadores de Pastoral das Unidades Educacionais e Sociais. O tema do evento é “Maristas Novos na Evangelização das Infâncias” e o lema “Educar uma criança é fazer dela bom cristão e virtuoso cidadão”.

LEIA MAIS:

A importância das CEBs para as famílias: a proposta desconcertante de Walter Kasper

Depois da grande novidade que foi o envio de uma mensagem por parte do papa Francisco aos participantes do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), algo inédito na história destes encontros, agora uma nova surpresa.

LEIA MAIS:

A samaritana e a água da vida!

Por padre Geovane Saraiva*
O contexto do Evangelho apresenta Jesus já cansado do caminho, desejando um momento de parada, sentando-se junto ao poço de Jacó. Logo chega uma mulher para buscar água, pertencente a uma população inclinada ao paganismo, estigmatizada pelo desprezo dos judeus. O Mestre de Nazaré inicia um espontâneo, rico e inigualável diálogo com a mulher samaritana, marcado de grande e profunda ternura!

LEIA MAIS:

terça-feira, 25 de março de 2014

PAPA FRANCISCO

A salvação é um dom que se recebe com coração humilde, como fez Maria – o Papa na missa desta terça-feira




A salvação é um dom que se recebe com coração humilde – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa em Santa Marta nesta manhã de terça-feira.
Celebrando a Solenidade da Anunciação do Senhor, o Papa Francisco convida-nos a olhar a atitude de Maria que acolhe a mensagem de Deus com um coração dócil e humilde ensinando-nos o caminho. Um caminho que tinha começado com Adão e Eva que, no entanto, cederam a Satanás. O que tinha começado com uma desobediência termina com uma atitude obediente, dócil e humilde. Porque a salvação não se compra nem se vende, oferece-se – afirmou o Papa Francisco:
“A salvação não se compra, não se vende, oferece-se. É gratuita. Nós não podemos salvar-nos a nós próprios: a salvação é um presente, totalmente gratuito. Não se compra com sangue nem de touros, nem de cabras: não se pode comprar. Para entrar nesta salvação, apenas nos é pedido um coração humilde, um coração dócil, um coração obediente. Como aquele de Maria.”


LEIA MAIS:

SER IRMÃO HOJE


Elaborado um logotipo para o Secretariado “Irmãos Hoje”

Com tantas culturas na Casa Geral em Roma, cada dia começa com os ecos de várias saudações matinais: “Buenos Días”  “Buongiorno”  “Bom Dia”  “Bon Jour”. E cada dia em todas as partes do mundo Marista, ouvem-se também os sons de:
 
O projeto de “Irmãos Hoje” sabe que nossa aldeia global está mais próxima de nós como jamais esteve antes e cada diocese no mundo está bem na porta de casa.


LEIA MAIS:

Testemunho de Irmão Saul Placious

Programa para Irmãos Formadores para um Mundo Novo
24/03/2014: Itália
Apresentamos aqui o testemunho do Ir. Saul Placious, da Índia (Província da Ásia do Sul), que integra o programa “Irmãos Formadores para um Mundo Novo” em inglês, em Manziana.
“Como Irmão Consagrado que procura viver com profundidade os valores maristas — Presença, Simplicidade, Espírito de Família, Amor ao Trabalho e Atitudes Mariais —, sinto que minha vivência está profundamente enraizada na Misericórdia Incondicional de Deus. A reflexão que faço sobre a  minha participação aqui em Maziana com outros Irmãos do Programa “Irmãos para um Mundo Novo está me ajudando a ser um homem de “L’Hermitage”, o que me faz aprofundar  minha Espiritualidade e minha Vocação marista: 
  • descobrindo o chamado de Deus na minha caminhada diária e refletindo sobre ele;
  • vivendo em comunidade com espírito de família como os primeiros cristãos;
  • promovendo o zelo apostólico, atento aos sinais dos tempos e servindo ao Reino de Deus.
leia mais:

segunda-feira, 24 de março de 2014

RECURSOS HÍDRICOS

A gestão dos recursos hídricos, um problema constante

-Agua - Preserve 6
“A gestão dos recursos hídricos no País é um problema frequente e não pontual. O que pouco se fala é que, apesar de o Brasil ser privilegiado na disponibilidade desses recursos – o volume de água doce representa 12% da disponibilidade do planeta – a distribuição é desigual. Segundo levantamento do Ministério do Meio Ambiente, 68% dela está na região Norte, onde vivem apenas 8,5% da população”, afirma Martim Afonso Penna, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), em artigo publicado por Envolverde, 21-03-2014.

LEIA MAIS:

“Estes são aqueles que resistem a Francisco”

“Estes são aqueles que resistem a Francisco”


CANONIZZAZIONE ESCIBA BARONCINI
Adicionar legenda
“Durante o século XX nenhum Papa teve tantas resistências como Francisco”, e todas elas “são sinal de que o Papa está mudando a Igreja”.
São palavras fortes e em certo sentido surpreendentes.Elas foram escritas pelo professor Andrea Riccardi, historiador da Igreja, em um comentário publicado na revista Famiglia Cristiana.

Vatican Insider o entrevistou para indagar a respeito.

A entrevista é de Andrea Tornielli e publicada no sítio Vatican Insider, 18-05-2014. A tradução é de André Langer.

leia mais:

Misericórdia e verdade para os divorciados em segunda união

Misericórdia e Justiça se beijaramArtigo de Walter Kasper

 É preciso perguntar a sério se nós acreditamos realmente no perdão dos pecados, como professamos no Credo. E então podemos nós refutar a alguém a absolvição? Seria esse o comportamento do bom pastor e do samaritano misericordioso?

Publicamos aqui as respostas do cardeal Walter Kasper na discussão do consistório dos dias 20 e 21 de fevereiro, que serão publicadas, juntamente com a sua conferência, no livro Il vangelo della famiglia (Ed. Queriniana).

leia mais:

sexta-feira, 21 de março de 2014

“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho


“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho
“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho

3º DOMINGO DA QUARESMA
 
23 de Março de 2014
 
Evangelho de  Jo 4,5-42
 
    
Continuando a nossa caminhada com Jesus, rumo a uma nova Jerusalém, somos despertados a dar um sentido  novo a nossa existência, abandonando tudo que nos distancia do coração do Pai! 

LEIA MAIS:

FOTOS - REUNIÃO DA FRATERNIDADE - 14 DE MARÇO DE 2014

Foto: REUNIÃO MChFM - MARÇO - 2014Foto: FOTO 2 - REUNIÃO MChFM - MARÇO - 2014




































A ALEGRIA DO EVANGELHO

MFPC-C~1
PARA NOSSA CONSCIENTIZAÇÃO E ANIMAÇÃO
MFPC  -  A PALAVRA DO PAPA FRANCISCO NAALEGRIA DO EVANGELHO” (II)
CAPÍTULO II: NA CRISE DO COMPROMISSO COMUNITÁRIO
                No segundo capítulo da exortação “Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco adota o método do “VER-JULGAR-AGIR”, ou seja, ele apresenta, de forma sucinta e contundente, os problemas que avassalam a humanidade nos anos iniciais do Século XXI. Na parte que trata dos “DESAFIOS DO MUNDO ATUAL”, são apresentadas as causas que fazem com que a maior parte dos homens e mulheres do nosso tempo vive o seu dia a dia precariamente, com funestas consequências.” (n.º 52).

LEIA MAIS:

[ENTREVISTA] Juan Grabois: Francisco convocou as organizações populares a transformar o mundo



Juan Manuel Karg

Adital

Juan Grabois é dirigente do Movimento de Trabalhadores Excluídos, organização recicladora, que se fez conhecida em nível mundial, quando participou, no mesmo nível de chefes de Estado de todo o mundo, da assunção de Jorge Bergoglio como Papa, há um ano.

LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO


Para não sermos patrões da Palavra de Deus é preciso humildade e oração – o Papa em Santa Marta



Para não sermos patrões da palavra de Deus é preciso humildade e oração – esta mensagem resume o essencial da homilia do Papa na Missa desta sexta-feira em Santa Marta. Estas duas atitudes, oração e humildade permitem ao cristão ser capaz de estar desperto para a Palavra e para a vontade de Deus. O Evangelho de S. Mateus conta-nos neste dia a parábola dos vinhateiros que matam primeiro os servos e depois o filho do patrão da vinha com intenções de se apoderarem da herança.

LEIA MAIS:

[URGÊNCIAS] A Casa e os caminhos da Igreja

A CASA E OS CAMINHOS DA IGREJA
ESTRUTURA ECLESIAL E URGÊNCIAS PARA A EVANGELIZAÇÃO
Por padre Zé Teixeira*
Em reuniões da Região Episcopal e noutras, se pergunta o que a paróquia faz e se escolheu as pessoas para as urgências. Sinto haver certa dificuldade em distinguir/conjugar estrutura (organização) eclesial pastoral e urgências que são caminhos para a evangelização.

LEIA MAIS:

quinta-feira, 20 de março de 2014

Igreja católica e o golpe de 1964

Igreja católica e o golpe de 1964

Frei Betto

Adital
Sabemos que o povo latino-americano é profundamente religioso. Pergunte a um pequeno agricultor qual a sua visão de mundo e, com certeza, receberá uma resposta de caráter religioso.

leia mais: