quinta-feira, 11 de julho de 2013

PERCURSO HISTÓRICO

Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM)

O EIJM que será realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de julho, é o terceiro encontro promovido pelo Instituto Marista, em concomitância com a Jornada Mundial da Juventude. A ideia se concretizou a partir de 2008, quando a JMJ foi celebrada em Sidnei. A sua gênesis deriva da política adotada pelo Governo do Ir. Seán e seu Conselho, que previa encontros com os jovens maristas em nível regional. Nesse sentido foram realizados os encontros com os jovens da Europa (Espanha 2005), da África (Quênia 2006), da Ásia (Filipinas 2007), do Arco Norte (Guatemala 2008) e do Brasil e Cone Sul (Argentina 2008). O encontro com os jovens da Oceania também estava previsto para o ano de 2008. Neste mesmo ano a JMJ era realizada em Sidnei. Os maristas da Austrália, nessa ocasião, decidiram promover um “festival” marista, nas vésperas da Jornada, convidando jovens maristas de todo o mundo. O conselho Geral de então decidiu unir essa iniciativa dos maristas australianos ao seu desejo de encontro com os jovens e nasceu assim o Primeiro Encontro Internacional de Jovens Maristas.

Sidnei 2008
O tema do encontro de Sidnei foi a frase usada também para a JMJ, de Atos dos Apóstolos 1,8: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força e sereis minhas testemunhas”. Participaram do evento cerca de 700 jovens, dos 4 ramos maristas, que se reuniram no Colégio St. Joseph. Ficou muito evidente o convite feito aos jovens de acolher novos sonhos e se lançar atrás de um ideal. Tudo isso foi sintetizado através do apelo do Bispo Kevin Downling, que conversando com os jovens maristas, incentivou todos a “mudar o mundo”. Saiba mais: http://www.champagnat.org/000.php?p=159).

Madri 2011
A Conferência Marista da Espanha, em colaboração com o Conselho Geral, organizou, em agosto de 2011, o segundo encontro. Os jovens maristas, representantes escolhidos em cada Província, se reuniram em Buitrago. Para motivar o encontro foi escolhido como lema a palavra “belivin” (‘crendo’), que se relacionava perfeitamente com o lema da Jornada Mundial: “Arraigados em Cristo, firmes na fé”. No encontro de Buitrago participaram cerca de 200 jovens. Além deles, outros jovens maristas foram acolhidos em três centros maristas (Tui, Barcelona, Alicante). Todos se reuniram para uma celebração final, em Buitrago, no dia da festa da Assunção de Maria.
Na mensagem final, enviada pelos jovens ao Instituto, assim eles se exprimem:
Agradecemos muito ao Instituto Marista por acompanhar-nos e mostrar-nos tudo quanto Jesus, Maria e Marcelino Champagnat podem trazer para nossas vidas; por apostar em nós como agentes maristas; por crer em nós enquanto pessoas com variadas capacidades. Agradecemos a missão do Instituto e o exemplo que vive e transmite; agradecemos por ser luz e esperança nas realidades de cada Província e por oferecer-nos um modelo para nossas vidas, ajudando-nos a ser pessoas e a melhorar o mundo. Saiba mais: http://www.champagnat.org/000.php?p=158.

Rio 2013
Uma das propostas concretas apresentadas pelos jovens em Madri foi a necessidade de encontros internacionais que propiciem o intercâmbio cultural entre as Províncias, para partilhar inquietações e propostas relativas à vida dos jovens maristas. Empurrados por esse desejo dos jovens, o Conselho Geral, através do Secretariado da Missão, incentivou desde o início a realização do evento, antecedendo a JMJ do Rio de Janeiro. Este Secretariado pediu à União Marista do Brasil que organizasse o encontro e foi nomeada uma Comissão Organizadora, que vem trabalhando desde novembro de 2011.
Criando uma ponte com as reflexões feitas em Sidnei 2008, o lema escolhido para o encontro no Brasil foi CHANGE – Faça a diferença!
O encontro acontece de 17 a 22 deste mês de julho, no Colégio Marista São José, Rio de Janeiro, Brasil.
FONTE: champagnat.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário