A vida Marista não é somente para os Irmãos. Leigos e Leigas também podem assumir na própria vida o mesmo carisma de Champagnat. Nesse caso, ser Marista vai além de exercer uma função como colaborador ou colaboradora. O Leigo Marista toma consciência de que sua vocação cristã se completa com a riqueza da espiritualidade e da missão de São Marcelino.
Viver o carisma Marista é comprometer-se com a missão a serviço do Reino, sendo sinal de Deus em diferentes realidades e ambientes sociais, culturais, econômicos e políticos. Ser Leigo Marista é adotar atitudes que transformam a si mesmo e a realidade em torno de si, por meio do espírito de família, do amor e do perdão, da abertura aos outros e da alegria, características essenciais do modo de ser Marista.
Já existem Leigos Maristas?
Desde o tempo de Champagnat e dos primeiros Irmãos, existem homens e mulheres que se identificam com esse jeito de ser e de viver. Alguns escolhem tornar pública tal escolha, ao passo que outros a fazem na intimidade de sua vida.
LEIA MAIS:
O Capítulo Geral do Instituto Marista de 1985 confirmou o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) como uma expressão laical do carisma Marista. São Leigos e Leigas que assumem um projeto de vida comum, se organizam em fraternidades e se reúnem periodicamente para se formar e para celebrar. No Grupo Marista, existem hoje 24 fraternidades, com cerca de 420 participantes.
No Instituto, têm surgido novas modalidades de vivência do carisma. Uma delas é a constituição de grupos de Leigos e Leigas Maristas, pessoas que decidem aprofundar a experiência de Champagnat e partilhar a vida e a missão. Cada grupo é autônomo para se organizar e decidir a forma de funcionamento mais adequado a seu estilo e à sua história.
Vida partilhada
O Instituto Marista nos convida para um futuro de comunhão que nos impulsiona a buscar juntos maior vitalidade do carisma, no mundo de hoje. À medida que vamos caminhando juntos, Irmãos e Leigos, surgirão novas formas de relação cada vez mais profundas, que vão exigir novas estruturas de acolhimento e de vivência da espiritualidade e da missão Marista.
O novo está presente em tudo: novo modo de ser Irmão; nova relação; novos e criativos estilos de educar e evangelizar, de defender e garantir os direitos de crianças e jovens; novos campos de missão; pastoral vocacional renovada, mediante trabalho conjunto entre Irmãos, Leigos e Leigas.
Para conhecer mais sobre o ser Leigo Marista, entre em contato com o Setor de Vida Consagrada e Laicato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário