sexta-feira, 9 de maio de 2014

MARIA, MÃE DE JESUS, A BOA MÃE PARA CHAMPAGNAT



MARIA, MÃE DE JESUS, A BOA MÃE PARA CHAMPAGNAT

A Boa Mãe é um elo de união desde os primeiros Irmãos da Congregação Marista. E ainda hoje Ela continua a unir os Maristas, as famílias e a sociedade na busca de um mundo mais humano, solidário e fraterno.
A estátua de Maria como mãe, tendo o Menino Jesus dormindo em seus braços, com o gesto infantil de chupar o dedo representa a confiança e abandono filial no regaço materno.
A história da imagem da Boa Mãe acompanhou o nascer e o crescer da Congregação. A Boa Mãe de Champagnat e dos Irmãos Maristas, sempre presente, sobretudo nas dificuldades a ela recorria. Irmãozinhos de Maria, assim eram chamados e, nas casas da Congregação, Maria tem lugar de destaque.
LEIA MAIS:

 "PRIMEIRA SUPERIORA E RECURSO HABITUAL.
'ELA TUDO FEZ ENTRE NÓS'."
(São Marcelino Champagnat)

A devoção de Champagnat por Maria, a Boa Mãe vem do berço, influência da mãe e da tia. E no seminário essa devoção passou a ser prática e encarnada, relacionada com a vida.
A imagem da Boa Mãe é comum na França (Lyon), onde seu protótipo está na Catedral de Rouen (Normandia), esculpida em mármore branco, em tamanho natural de uma pessoa. É também conhecida como Nossa Senhora do Voto, devido à tradição dos néo-sacerdotes fazerem voto de fidelidade antes de partirem em missão.

À MANEIRA DE MARIA

A relação de Marcelino Champagnat com Maria, a quem ele se referia como a "Boa Mãe", foi marcada por uma profunda afeição e total confiança, pois estava plenamente convencido de que o projeto que empreendera era, na verdade, obra dela.
Escreveu certa vez: "Sem Maria somos nada, mas com Maria temos tudo, porque Maria sempre tem o seu adorável Filho em seus braços e em seu coração." Esta convicção permaneceu com ele ao longo da sua vida. Jesus e Maria eram o tesouro no qual Marcelino Champagnat aprendera a depositar o seu próprio coração.




INSPIRAÇÃO
(Fonte: http://sites.marista.edu.br/umbrasil/maristas-no-mundo/inspiracao )

"Lembrai-vos de que sois irmãos, que Maria é vossa
mãe comum e que sois todos chamados à mesma
herança que é o céu."
São Marcelino Champagnat
A vida de Marcelino Champagnat e a fundação do Instituto Marista estão intimamente relacionadas à Maria. A vida da mãe de Jesus e seu exemplo inspirou o modo de Marcelino viver a missão. A espiritualidade deixada por São Marcelino Champagnat é mariana e apostólica. Brota do amor de Deus, cresce pelo dom de nós mesmos aos outros e nos conduz ao Pai. Como para Maria, Jesus é tudo em nossa vida. Nossa ação, como a de Maria, permanece discreta, delicada, respeitosa para com as pessoas.
A devoção de São Marcelino Champagnat à Maria Santíssima vem do berço. Nos joelhos da mãe e da tia, religiosa, aprendeu a amá-la e invocá-la. Ao fundar sua comunidade religiosa, deu-lhe o nome de 'Irmãozinhos de Maria´. Nas primeiras casas dos irmãos, austeras e simples, havia o crucifixo e a imagem de Maria sempre presente. A nova casa, conhecida como Notre Dame de l'Hermitage, foi considerada obra do amor e da proteção de Maria, conserva ainda hoje as características originais, e é lembrada como berço do Instituto. Entre as várias estátuas de Maria que o padre Marcelino Champagnat teve com ele, a conhecida Boa Mãe o acompanhou desde o nascimento da Congregação Marista. A original, que preside atualmente a capela o Conselho Geral dos Maristas em Roma, é uma estátua de gesso, policromada com muita paciência e maestria. Representa a virgem Maria como mãe com o menino Jesus dormindo em seus braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário