sexta-feira, 16 de maio de 2014

Marista: um jeito de ser

Marista?

Marista é um nome de família adotado por uma variedade de grupos: padres, irmãos, irmãs e leigos.



O que é ser marista? 


É ter Maria como modelo.  


É querer viver como ela viveu
É pensar, julgar, sentir e agir de uma maneira nova, ao estilo de Maria. 
É reconhecer que Maria sempre nos leva a Cristo, seu Divino Filho, nosso Senhor. 
É ser presença de Maria no nosso dia a dia. 

Maria está sempre perto de nós. Guiando, aconselhando, emprestando-nos seu exemplo de vida, virtude e fé.

Ser marista é um estilo de vida. É amar como Maria amou!

LEIA MAIS:


O que é preciso para ser marista?

Para ser marista não é preciso nenhuma devoção especial a Maria. Rezar o Rosário ou qualquer prática devocional específica. O principal desafio  do Marista é viver o exemplo de Maria em seu cotidiano, na sua comunidade, na família, em sua missão seja ela enquanto religioso ou leigo. 

Podemos destacar algumas características dos grupos maristas:

1 – Variedade de expressões - Cada grupo pode ter certas normas e práticas, que devem ser aceitas por todos os membros. O essencial não deve ser buscar nos grupos regras ou práticas, mas aquilo pelo qual os Maristas se comprometeram a viver – no espírito de Maria com um só coração missionário.


2 – Devoções e práticas.



I – Devoções a Maria: os Maristas professam devoção a Maria. Isto consiste em viver seu espírito além das grandes manifestações públicas. Sua devoção a Maria é pessoal e impregna todo seu estilo de viver, portanto, propagar uma devoção especial a Maria não forma parte de sua vocação.


II – Práticas religiosas: ser Marista é, sobretudo, um estilo de vida. Não se deve salientar nenhuma prática piedosa especial, diferentes das práticas religiosas ordinárias da vida cristã.


Nós, enquanto Maristas - padres, irmãs, irmãos, leigos e leigas - somos chamados a seguir o ideal de nossos fundadores no caminho de uma sociedade fraterna e justa, onde seja valorizada e reconhecida a vocação de cada homem e de cada mulher, onde homens e mulheres sejam amados e respeitados em toda a beleza da dignidade que Deus lhes conferiu.


Somos chamados a construir a Igreja mariana... somos chamados a construir a Sociedade de Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário