segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SER MARISTA

Vida Religiosa                                                                                         

Jeito de viver do Irmão Marista

Coordenador da Comissão de Vida Consagrada e Laicato (CVCL), da Província Marista, o Ir. Romídio Síveris explica como é a vocação e a vida do Irmão Marista. Conheça mais sobre o que acontece do chamado ao serviço de tornar Jesus Cristo conhecido e amado à prática diária da missão de evangelizar pela educação.
Como é realizada a formação do Irmão Marista?
Acreditamos que o ser humano está sempre se descobrindo, educando-se e desenvolvendo capacidades para participar melhor da vida. A formação do Irmão Marista compreende diversas etapas. É um processo progressivo, gradual e contínuo e leva diversos anos para conquistar as qualidades necessárias para vir a ser um Irmão Marista. A Província mantém lugares específicos que acompanham o desenvolvimento da formação de jovens vocacionados, oferecendo-lhes um caminho a ser experienciado.
 
LEIA MAIS:

Como se dá o início do processo para a formação do Irmão Marista?
Toda pessoa sonha com um caminho específico por onde direcionar sua vida. Vocação é responder a um apelo de amor e dar sentido à existência. É dom de Deus que o ser humano descobre e vai respondendo com amor. O primeiro passo inicia-se com o Serviço de Animação Vocacional, quando uma equipe de Irmãos, padres e leigos visitam as comunidades, paróquias, escolas, famílias. Entre os jovens, há os que se sentem motivados, despertando interesse em participar de encontros vocacionais e retiros de discernimento vocacional. É oportunidade para cada jovem se confrontar diante das escolhas e possibilidades por onde direcionar sua vida. Então, se considerado apto e disposto a viver o jeito marista ingressa numa Casa de Formação, onde, através de um acompanhamento personalizado e integrando um grupo, inicia um itinerário de formação mais específica. 
Fale sobre o primeiro ingresso do jovem numa Casa de Formação Marista?
No Instituto Marista, a primeira experiência de formação denomina-se Juvenato, isto é, lugar onde os jovens formandos interessados em conhecer a vida religiosa marista, encontram um ambiente propício para refletir sobre seu caminho. Os jovens ingressam na casa de formação a partir do 2° ano do Ensino Médio, cursando o Magistério. Após a conclusão do curso também fazem meio ano de estágio, exigência do próprio curso, seguindo com meio ano de formação mais intensa, até o final do ano, totalizando três anos na etapa do Juvenato.
Enquanto completam os estudos do Ensino Médio, num colégio próximo, recebem formação humana, cristã e marista, fazem experiência de vida em comunidade, cultivam a espiritualidade, exercitam-se nas relações humanas, participam do trabalho, do lazer, exercitam-se na Vida Marista, conhecendo e vivenciando os valores do Fundador São Marcelino Champagnat e do Instituto Marista. Juvenato é um tempo de busca, aonde o jovem vai se conhecendo melhor, aceitando-se e acolhendo sua realidade histórico-familiar, superando-se gradativamente e convertendo-se ao Evangelho, ou seja, ao projeto de Jesus Cristo: o Reino de Deus. Dessa forma, cria-se um ambiente favorável para os jovens esclarecerem suas escolhas, aperfeiçoando-se na proposta de vida marista. 
Paralelo ao Juvenato há a etapa do Pré-Postulado. É local de acolhida de jovens que já concluíram o Ensino Médio, podendo acontecer de já terem experiência de trabalho exercido em algum emprego. Por isso há diversidade de situações, uns cursam o Supletivo, outros concluem o Ensino Médio, outros ainda na universidade, continuando ou concluindo um curso. É um período aproximadamente de dois anos.
Você poderia falar sobre as etapas seguintes?
Segue-se o que chamamos de Postulado. Vem da palavra postular, pedir. É caminho de formação que capacita o jovem na vivência mais intensa da vida comunitária, da compreensão de si mesmo, do Fundador, dos valores da Congregação, da história e do Carisma da vida marista. É tempo de exercitar-se na expressão da afetividade para com todos, na educação da vontade, do desapego e capacidade de renunciar (rupturas), na liberdade de fazer escolhas condizentes com a vocação própria que escolheu. É oportunidade de acompanhamento para perceber a coerência entre as qualidades, os desejos em relação aos anseios do jovem. O postulante atua em atividades pastorais na paróquia e no final dessa etapa, postula, isto é, faz o seu pedido de ingresso ao Noviciado. 
E o que é o Noviciado?
Noviciado é tempo de iniciação às exigências da Vida Religiosa Marista. É caminho progressivo de formação levando o jovem a identificar-se cada vez mais com a vida marista, com o sentido da Consagração Religiosa e desenvolvendo o sentido de pertença à Congregação Marista. Recebe o pré-nome de Irmão.
O Irmão Mestre acompanha mais de perto cada Irmão Noviço, oferecendo-lhe ajuda no discernimento da vontade de Deus sobre si mesmo. Aos poucos cada Irmão Noviço vai percebendo com maior profundidade suas aptidões no seguimento a Cristo do jeito de Maria.
O noviciado é entendido como momento forte de experiência de Deus dando condições ao noviço de preparar-se para a Primeira Profissão Religiosa. A duração do noviciado é de dois anos, oportunizando no 2º ano uma experiência de estágio de 6 meses numa comunidade apostólica (colégio, obra social).
O que é a Primeira Profissão Religiosa?
É um ponto culminante de uma caminhada (Noviciado), onde o Irmão Noviço proclama publicamente à Comunidade o desejo de viver como Irmão Marista. É o Sim do jovem à Vida Religiosa Marista. Assim confirma diante da Assembléia sua motivação de seguir Jesus Cristo de forma mais comprometida, assumindo as alegrias e as exigências da Vida Religiosa. Em outras palavras, é a Consagração a Deus de viver os votos de castidade, pobreza e obediência a serviço de Deus e do próximo.
O Ir. Noviço manifesta sua decisão pela Profissão Religiosa através de um pedido por escrito ao Irmão Provincial, no qual partilha a experiência feita no noviciado e expõe seus motivos que o levam a proclamar publicamente o desejo de seguir Jesus Cristo no Instituto Marista. 
Como continua a formação após o noviciado?
Segue a etapa do Escolasticado, que tem normalmente duração de seis anos. Escolasticado vem do grego Schole, escola. Na Idade Média surgem as escolas por toda Europa, daí o período da Escolástica, que compreendia os estudos de Filosofia e Teologia. Schole significa também lugar do ócio, de instrução – “Ócio Criativo”. É um tempo de formação e preparação do apóstolo marista. 
Qual é o trabalho do Irmão?
O trabalho do Irmão, o que chamamos de missão ou ação apostólica marista, realiza-se em quatro grandes áreas: a Formação, a Educação, Assistência Social e as Missões. Ao escolher a área de atuação, o Irmão dialoga com o Provincial, levando em conta as necessidades da Província e as próprias habilidades pessoais.
Portanto são frentes de atuação do Irmão: pastoral da juventude, formação, escolas, coordenação, direção de escola, aulas de ensino religioso, trabalho numa obra social, enfim das formas mais variadas, dentro do que é próprio do Irmão Marista.
Enfim, quem é o Irmão Marista?
O Irmão Marista segue Jesus Cristo do jeito de Maria, cultiva uma vida de amor a Deus e ao próximo, orienta suas energias para essa direção. Procura viver este ideal em comunidade. O jeito de ser do Irmão é uma maneira específica de viver com todos, de maneira alegre e gratuita, o seguimento de Cristo. Tem como missão a evangelização e a educação cristã das crianças, adolescentes e jovens, em especial os que se encontram em situações de maior necessidade.
Irmão Marista é um ser humano integrado na sociedade e no mundo, que busca em comunidade dar sentido a vida e seguir o ideal de vida de Jesus Cristo. Participa e se compromete com a história da humanidade, buscando vida plena, na construção de um mundo justo e solidário. O Irmão Marista tem como referencial Jesus Cristo, transcendendo os laços de sua própria família, comunidade ou amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário