segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MARISTAS, TESTEMUNHAS DA FÉ

Irmãos Maristas mártires na Espanha

12/08/2013: Casa Geral
No próximo dia 13 de outubro serão beatificados, em Tarragona, na Espanha 68 maristas, 66 Irmãos e 2 leigos. Esses Irmãos fazem parte da causa conhecida como “Ir. Crisanto e 67 companheiros mártires”. Em 2007 foram beatificados outros 47 Irmãos de duas causas diferentes: “Ir. Bernardo”, assassinado em 6 de outubro de 1934; “Irmãos Laurentino, Virgílio e 44 companheiros mártires”, que foram assassinados no dia 8 de outubro de 1936 (beatificações 2007).
Há ainda outro grupo de mártires cuja causa está em andamento. Trata-se do Ir. Eusebio e seus 58 companheiros mais o Ir. Lycarion. Esses Irmãos foram assassinados em lugares e datas diferentes, entre 1936 e 1938. Um deles, o Ir. Sixto José, não foi assassinado, mas foi torturado e mandado para o trabalho forçado, vindo a morrer mais tarde no hospital. A este grupo se acrescenta o Ir. Lycarion, suíço, assassinado em 27 de julho de 1909, em Pueblo Nuevo, Barcelona, durante a “Semana Trágica”. A esperança é que essa causa continue o seu iter e também esses Irmãos possam ser reconhecidos pela Igreja como mártires.
Como diz o Irmão Emili, na sua carta enviada na festa de Champagnat deste ano, os mártires maristas, “inspirados por Maria, seguidores de Champagnat, hoje interpelam a nós, que vivemos na aurora do século XXI. É verdade que sua memória está longe no tempo, e talvez não compreendamos bem os processos de beatificação e canonização, porém, de fato, eles nos surpreendem com uma mensagem totalmente atual.”
Mártires Maristas España Diante desse panorama de 175 Irmãos mártires, que testemunharam a sua fé em Cristo, dando a própria vida, só nos resta dar graças a Deus pela sua fidelidade e fortaleza, que nos levam a confiar em Deus, que foi e será sempre o nosso refúgio e sustenho para nos manter como “Brasas ardentes, testemunhas da fé”.
Leia mais sobre os 68  mártires maristas

270 visualizações
- See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=2908#sthash.bct89iOH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário