terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conversa com o Ir. Ramon Rúbies Bernat, da Província de L’Hermitage

Características peculiares dos jovens na Europa

17/08/2013: Espanha
Hoje apresentamos a conversa com o Ir. Ramon Rúbies Bernat, da Província de L’Hermitage. Ele mora em uma comunidade de Barcelona e trabalha em uma equipe de Pastoral da Província, animando a área de pastoral das obras maristas da Catalunha . Na Comissão internacional da Pastoral Juvenil Marista representa a região da Europa. Está na comissão desde 2007, quando se começou a redação do documento “Evangelizadores entre os jovens”.
1.      Quais são as características peculiares dos jovens da Europa?
Em geral, os jovens são pessoas inquietas com vontade de crescer e de encontrar seu sentido de vida. A realidade atual da juventude, especialmente na Espanha que é o lugar que conheço melhor, não tem um futuro muito atraente devido à realidade econômica e social de crise generalizada. Nesse sentido, os jovens, considerando sua espontaneidade e forma de viver, refletem o que a sociedade vive. Uma característica que define isso é a de uma “sociedade líquida[1], onde faltam referentes sólidos e a vida das pessoas é caracterizada por falta de utopias e sonhos... Por outra parte, contudo, quando se partilha a vida com os jovens, nota-se que os jovens são muito sensíveis às necessidades dos outros, são pessoas que evidenciam a necessidade de referentes que possam acompanhá-los em seu caminho de crescimento e descobrimento da fé e da vida.
 
LEIA MAIS:

2. Como se organiza a PJM nas Unidades Administrativas de sua região?
Depende muito das Províncias e também dos países. Em alguns lugares existe uma PJM organizada e estruturada há muitos anos com grupos e movimentos juvenis desenvolvidos com um processo entre 8 e 25 anos. Em outros países a realidade da PJM é muito incipiente e está apenas começando a se organizar. Há igualmente uma coordenação interprovincial, especialmente a partir da Conferência Marista Espanhola e da Conferência Europeia Marista, com encontros interprovinciais de jovens e outras experiências de pastoral juvenil e vocacional.
2.      Como foi recebido o documento “Evangelizadores entre os jovens” entre os jovens e lideranças da PJM?
O documento foi muito bem recebido. Cremos que é um documento bem fundamentado reconhecido por todos os animadores da pastoral e que agora abre caminho para o conhecimento entre os jovens. Destacamos especialmente o encontro da PJM em setembro de 2012 em L’Hermittage com representantes de todas as Províncias da Europa. Foi uma experiência muito interessante de comunhão marista em torno da evangelização dos jovens da Europa e que deu impulso muito positivo ao estudo e implantação do documento nas Províncias. A partir desse encontro cada Província foi concretizando de modos diferentes a difusão e a aplicação do documento.
4. Em sua opinião, quais os desafios e propostas mais importantes no trabalho com os jovens
Estes são os desafios que emergiram do encontro da PJM em L’Hermitage:
·         O convite a animar e potencializar a pastoral juvenil.
·         A constatação e um impulso importante à PJM, não apenas pelo documento, mas pela ação-desenvolvimento; a PJM  fortalece a identidade marista global, a identidade do leigo marista e promove o nascimento de um projeto regional fortalecido.
·         O Encontro deu pistas para focalizar o trabalho com os animadores, a formação de equipes de pastoral vocacional e de pastoral juvenil,  para preparar assembleias e desenvolver, nas Províncias, o documento em determinados aspectos.
·         Anima-nos a prosseguir potencializando o trabalho da pastoral, com o envolvimento e a dedicação de Irmãos e leigos, constituindo uma meta muito importante em nossos Planos estratégicos.
·         Foram igualmente destacadas as diferentes realidades de nossas Províncias, com os avanços observados em algumas regiões e os trabalhos e esforços incipientes em outras.
·         Fortalecer o intercâmbio entre os jovens das diversas Províncias da Europa.
- See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=2913#sthash.eIbZv6HY.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário