Entrevista com o Ir. Juan Carlos Fuertes Mari
27/08/2013: Espanha
A Comissão Internacional Irmãos Hoje se reuniu em Roma, em julho passado. Nessa oportunidade conversamos com alguns de seus membros. Hoje apresentamos a conversa que tivemos com o Ir. Juan Carlos Fuertes, da Província Mediterrânea.
Que significa, para ti, ser Irmão hoje?
Em primeiro lugar, considero o fato de ser Irmão como um presente de Deus em minha vida. Para mim, ser Irmão é o modo que tenho para crescer, desenvolver-me como pessoa, relacionar-me com os demais, servir, amar... É desfrutar esta vida que Deus me dá e buscar constantemente a maneira de aumentar meu amor, vivendo com gratidão, generosidade e alegria.
Que é ser Irmão hoje? Creio que é uma pergunta que muitos de nós estamos nos fazendo nestes momentos. O XXI Capítulo Geral nos pede uma nova maneira de viver nossa vida consagrada, mais centrada no Evangelho. Uma chave para responder a essa chamada poderia ser a busca daquilo que em minha vida, em minha vocação de Irmão, me ajuda a viver em plenitude, com entusiasmo, com paixão... E desenvolvê-lo. Estou convencido de que nossa vida e vocação de Irmãos contêm uma riqueza pessoal e espiritual tão grande que, ao descobri-la, começamos a mudar a vida e a nos doar aos demais, a ajudá-los a crescer, a estar ao seu lado, a avançar com eles, a viver a fraternidade... no campo da educação, da pastoral, da solidariedade, em nossa própria comunidade, com as pessoas que amamos... e nos ajuda, pouco a pouco, a mudar nosso coração.
LEIA MAIS: