sábado, 31 de agosto de 2013

Irmãos Hoje

Entrevista com o Ir. Juan Carlos Fuertes Mari

27/08/2013: Espanha
A Comissão Internacional Irmãos Hoje se reuniu em Roma, em julho passado. Nessa oportunidade conversamos com alguns de seus membros. Hoje apresentamos a conversa que tivemos com o Ir. Juan Carlos Fuertes, da Província Mediterrânea.
Que significa, para ti, ser Irmão hoje?
Em primeiro lugar, considero o fato de ser Irmão como um presente de Deus em minha vida. Para mim, ser Irmão é o modo que tenho para crescer, desenvolver-me como pessoa, relacionar-me com os demais, servir, amar... É desfrutar esta vida que Deus me dá e buscar constantemente a maneira de aumentar meu amor, vivendo com gratidão, generosidade e  alegria.
Que é ser Irmão hoje? Creio que é uma pergunta que muitos de nós estamos nos fazendo  nestes momentos. O XXI Capítulo Geral nos pede uma nova maneira de viver nossa vida consagrada, mais centrada no Evangelho. Uma chave para responder a essa chamada poderia ser a busca daquilo que em minha vida, em minha vocação de Irmão, me ajuda a viver em plenitude, com entusiasmo, com paixão... E desenvolvê-lo. Estou convencido de que nossa vida e vocação de Irmãos contêm uma riqueza pessoal e espiritual tão grande que, ao descobri-la,  começamos a mudar a vida e a nos doar aos demais, a  ajudá-los a crescer, a estar ao seu lado, a avançar com eles, a viver a fraternidade... no campo da educação, da pastoral, da solidariedade, em nossa própria comunidade, com as pessoas que amamos... e nos ajuda, pouco a pouco, a mudar nosso coração.

LEIA MAIS:

Carta de Alepo Nº13 (26 de agosto de 2013)

Será esta carta uma mensagem de pêsames?

 
28/08/2013: Síria
Para os que vivem na Síria e para todos os que seguem de perto as notícias, todos sabem muito bem que da Síria hoje só chegam notícias de morte: de crianças, de adultos, de jovens, de mulheres, de homens... Todo mundo é ameaçado, atacado, emboscado, assassinado, sequestrado, morto, massacrado...
Nada, nenhuma boa notícia, nenhuma notícia que traga uma luzinha de esperança, nem uma palavra... nada, a não ser a sombra da morte que ronda e ceifa corpos e almas...
Nossas cerimônias sociais são enterros...
Nossos lugares de encontro são as igrejas ou as mesquitas...
Nossas orações são pelos defuntos…
Nossas saudações: “Allah yrhamna” “Que Deus tenha piedade de nós”...
É preciso pintar um quadro tão sinistro, quadro de medo e de vergonha para que os outros tenham piedade de nós?
Até quando poderíamos resistir? Por que continuar no país? Que nos espera amanhã? Qual será nosso destino? E onde será nosso próximo destino? Como proteger nossas crianças? Aonde ir com nossas pessoas idosas ou enfermas? Aqueles que fugiram do inferno, estarão mais felizes que nós? Quem permitiu que sofrêssemos esse horror? Quem será o mandatário? Por que nós? Por que toda essa obstinação em transformar o homem e a mulher que somos em objeto de matança?
Onde buscar uma palavra de esperança? Palavras de consolação?
Que vestimenta escolher, senão a do luto?
Que lágrimas derramar, senão as do Adeus?
 
LEIA MAIS:

Privilegiados de Deus - Dom José Alberto

O Apóstolo Paulo lembra que Deus escolhe os fracos para confundir os poderosos. De fato, os pobres são os privilegiados de Deus. O próprio Jesus ensina a atenção e o amor especial a se dar para com os mais fragilizados socialmente. Só tem recompensa divina quem faz o bem ao empobrecido sem esperar recompensa: “Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz, porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Lucas 14,13-14).
 
Acontece que, em geral, quer-se recompensa e se tira muito proveito de um favor ou um bem prestado a outros. O “toma-lá-dá-cá” não se dá apenas na política. Até a “teologia da prosperidade” se coloca muito nessa direção. Buscar a riqueza, mesmo a título do uso da fé, mostra a contramão do despojamento, da oferta de si por verdadeiro amor a Deus e ao próximo.
 
LEIA MAIS:

Liturgia Diária Comentada 31/08/2013 21ª Semana do Tempo Comum

Liturgia Diária Comentada 31/08/2013
21ª Semana do Tempo Comum - 1ª Semana do Saltério
Prefácio Comum - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano Litúrgico “C” - São Lucas

Antífona: Salmo 85,1-2 - Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro.

Oração do Dia: Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
 
LEIA MAIS:

sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Nova relação entre Irmãos e Leigos

Províncias do mundo discutem a nova relação Irmãos, leigas e leigos

A nova relação Irmãos, leigas e leigos, proposta pelo XXI Capítulo Geral do Instituto, vai aos poucos suscitando diferentes maneiras de se organizar a vida e a missão marista.
A Província de l’Hermitage realizou o Capítulo Provincial, com 52 Irmãos e 6 leigos e leigas vindos da França, Grécia, Hungria, Argélia, Suíça e Catalunha. Um dos textos que serviu de base para a reflexão do Capítulo foi o documento final do Fórum 2013 “A Vida Marista em Comunhão”. O grupo definiu dois objetivos desafiadores na linha da comunhão: “Avançar no processo vocacional e no reconhecimento mútuo irmãos-leigos” e “Favorecer e desenvolver na Província experiências de comunhão leigos-irmãos”.
 
LEIA MAIS:

POR QUE SER MARISTA?

Por: Ir. Antônio Martins Teles – FMS
 
Natural de Mato Grosso do Sul, ingressei na família Marista com 19 anos. Logo se completaram vinte e cinco anos de convivência e participação na vida dos Irmãos.
Em cada dia reconheço que meu caminho foi reconhecido por Deus.
Ele mesmo afirmou: antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei; para fazer você profeta das nações (Jr 1,5). Essas frases bíblicas dizem muito para mim. Elas têm grande significado a partir do momento em que olho para trás e vejo a mão de Deus me conduzindo.
Sou de família simples, fiz de tudo o que pude para ver minha família feliz. Nunca desanimei, pois encontrava força em Deus, apesar de não saber que era Ele que me conduzia. Se olho para traz vejo que minha vida foi cheia de obstáculos e nela percebo as maravilhas que o senhor realizou por meio de muitas pessoas com as quais eu convivi. Certamente os caminhos de Deus são misteriosos, mas na estreiteza da vida percebi o chamado Dele, quando me vi sustentado pela vida de comunidade iluminada pela Palavra de Deus.
 
LEIA MAIS:

SER MARISTA

Essência de ser marista inspira campanha 2014

campanhaA Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) lança a campanha com o conceito Somos muitos, todos do Marista. O tema serviu de inspiração para abordar a essência de “Ser Marista”, com o objetivo de mostrar e reforçar os valores educacionais e espirituais adquiridos na convivência Marista.
 
LEIA MAIS:

BIOÉTICA E A IGREJA

O uso de células-tronco é regulamentado no Brasil desde 2008 através da Lei de Biossegurança (lei 11.105/2005). No artigo 5º, ela permite o uso de células-tronco embrionárias para fins de pesquisa e terapia. Em 2005, o  Procurador da República na época entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o artigo 5º. Porém, foi somente no dia 29 de maio de 2008 que o STF julgou a ação. Por seis votos a cinco, as pesquisas com células-tronco embrionárias foram definitivamente liberadas em todo o território nacional. Obviamente a Igreja Católica não concordou com este resultado, embora favorável às pesquisas e ao uso terapêutico de células-tronco adultas, a Igreja Católica é contra à utilização de células-tronco embrionárias.
LEIA MAIS:

quarta-feira, 21 de agosto de 2013


PAPA FRANCISCO


“Um ótimo programa de vida
 
para nós mesmos: as Bem-
 
aventuranças e Mateus 25”.
 
(Tuíte do Papa Francisco)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/08/21/21_de_agosto/bra-721512
do site da Rádio Vaticano

PAPA FRANCISCO

Dom Paglia: Papa Francisco defende o vínculo entre as gerações para evitar o esfacelamento da sociedade




Cidade do Vaticano (RV) - "Não podemos dormir tranquilos enquanto houver crianças que morrem de fome e idosos que não têm assistência médica". Com este tweet de 17 de agosto, o Papa Francisco voltou a falar de um binômio que lhe é muito caro: crianças e idosos. A Rádio Vaticano entrevistou o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, o Arcebispo Vincenzo Paglia, sobre a importância que o Papa Francisco atribui ao vínculo entre as diversas gerações:

R: “Eu acredito que o Papa, com grande intuição pastoral, continua a colocar em estreita relação as crianças e os idosos, para falar sobre a família e a vida em geral, justamente porque entre estes dois extremos se desenvolvem todas as etapas da vida da sociedade, como também da Igreja. Neste sentido, poderíamos dizer que não é negociável eliminar a infância ou eliminar a vida dos idosos, não fazendo nascer os pequenos ou eliminando os idosos com a eutanásia”.

LEIA MAIS:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conversa com o Ir. Ramon Rúbies Bernat, da Província de L’Hermitage

Características peculiares dos jovens na Europa

17/08/2013: Espanha
Hoje apresentamos a conversa com o Ir. Ramon Rúbies Bernat, da Província de L’Hermitage. Ele mora em uma comunidade de Barcelona e trabalha em uma equipe de Pastoral da Província, animando a área de pastoral das obras maristas da Catalunha . Na Comissão internacional da Pastoral Juvenil Marista representa a região da Europa. Está na comissão desde 2007, quando se começou a redação do documento “Evangelizadores entre os jovens”.
1.      Quais são as características peculiares dos jovens da Europa?
Em geral, os jovens são pessoas inquietas com vontade de crescer e de encontrar seu sentido de vida. A realidade atual da juventude, especialmente na Espanha que é o lugar que conheço melhor, não tem um futuro muito atraente devido à realidade econômica e social de crise generalizada. Nesse sentido, os jovens, considerando sua espontaneidade e forma de viver, refletem o que a sociedade vive. Uma característica que define isso é a de uma “sociedade líquida[1], onde faltam referentes sólidos e a vida das pessoas é caracterizada por falta de utopias e sonhos... Por outra parte, contudo, quando se partilha a vida com os jovens, nota-se que os jovens são muito sensíveis às necessidades dos outros, são pessoas que evidenciam a necessidade de referentes que possam acompanhá-los em seu caminho de crescimento e descobrimento da fé e da vida.
 
LEIA MAIS:
"Não podemos ser cristãos em tempo parcial. Se Cristo ocupar o centro da nossa vida, então estará presente em tudo o que fizermos" (Tuíte do Papa Francisco).


Jornada Mariana será realizada em outubro, no Vaticano

Cidade do Vaticano (RV) – O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização publicou em seu site .annusfidei.va, o programa da Jornada Mariana, a ser realizada em Roma nos dias 12 e 13 de outubro do corrente. O tema da Jornada será “Feliz és Tu que acreditaste!”

A Jornada Mariana está inserida na programação do Ano da Fé e é anunciada como “celebração de um dia mariano com a presença de todas as associações marianas”. Atendendo a um pedido do Santo Padre, a imagem de Nossa Senhora de Fátima - que é venerada na Capelinha das Aparições - será trazida a Roma.


LEIA MAIS:

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Festa patronal do Instituto

15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora

15/08/2013: Casa Geral
Nosso culto marial, como o da Igreja, exprime-se pelo amor, a confiança e a admiração. Leva à imitação de Maria em suas atitudes para com Deus e para com os homens.
A exemplo do Padre Marcelino Champagnat, vamos a Maria como a criança vai a sua mãe. Procuramos aprofundar nossa relação com ela pela oração e pelo estudo da doutrina marial.  Suas principais celebrações, particularmente a Assunção, festa patronaldo Instituto, são tempos privilegiados para intensificar nossa devoção para com essa boa Mãe.
Cada dia, louvamos a Mãe de Deus pelo terço ou outra prática de piedade mariana conforme as orientações da Igreja
Constituições 74
- See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=2911#sthash.VVjjrQnF.dpuf

Assunção de Nossa Senhora

Dia da Assunção de Nossa Senhora

15 de Agosto

Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormício" (= passagem para a outra vida), até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.
Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus e, já tinha sofrido com as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.
Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!
Fonte: www.cancaonova.com

terça-feira, 13 de agosto de 2013


MARISTA A CAMINHO

IV Capítulo da Província de l'Hermitage
13/08/2013: Espanha - Álbum fotográfico
O Mosteiro das Avellanas (Lérida) foi o ponto de encontro de 52 irmãos capitulares e de 6 leigos (3 mulheres e 3 homens) vindos da França, Grécia, Hungria, Argélia, Suíça e Catalunha. Uma mistura de línguas e culturas que constrói uma versão dinâmica do carisma de São Marcelino Champagnat: comunidades de consagrados, aumentadas pela participação dos leigos, dedicadas à missão apostólica junto às crianças e jovens. O Ir. Antonio Ramalho, conselheiro geral, delegado do Ir. Superior geral,  também participou da assembleia. O Pe. Emmanuel de Marsac celebrou cada dia a eucaristia.

LEIA MAIS:

FRASES DO PAPA FRANCISCO

Anderson A. Pitz, LC

O Papa Francisco tem desenvolvido um pontificado realmente inédito. Uma personalidade que atrai a todo tipo de pessoa, religiosa ou ateia. Nestes poucos meses impressionou muitas as suas frases, que marcam o que ele quer da Igreja e o que nos aconselha a todos.

LEIA MAIS:

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MARISTAS, TESTEMUNHAS DA FÉ

Irmãos Maristas mártires na Espanha

12/08/2013: Casa Geral
No próximo dia 13 de outubro serão beatificados, em Tarragona, na Espanha 68 maristas, 66 Irmãos e 2 leigos. Esses Irmãos fazem parte da causa conhecida como “Ir. Crisanto e 67 companheiros mártires”. Em 2007 foram beatificados outros 47 Irmãos de duas causas diferentes: “Ir. Bernardo”, assassinado em 6 de outubro de 1934; “Irmãos Laurentino, Virgílio e 44 companheiros mártires”, que foram assassinados no dia 8 de outubro de 1936 (beatificações 2007).
Há ainda outro grupo de mártires cuja causa está em andamento. Trata-se do Ir. Eusebio e seus 58 companheiros mais o Ir. Lycarion. Esses Irmãos foram assassinados em lugares e datas diferentes, entre 1936 e 1938. Um deles, o Ir. Sixto José, não foi assassinado, mas foi torturado e mandado para o trabalho forçado, vindo a morrer mais tarde no hospital. A este grupo se acrescenta o Ir. Lycarion, suíço, assassinado em 27 de julho de 1909, em Pueblo Nuevo, Barcelona, durante a “Semana Trágica”. A esperança é que essa causa continue o seu iter e também esses Irmãos possam ser reconhecidos pela Igreja como mártires.
Como diz o Irmão Emili, na sua carta enviada na festa de Champagnat deste ano, os mártires maristas, “inspirados por Maria, seguidores de Champagnat, hoje interpelam a nós, que vivemos na aurora do século XXI. É verdade que sua memória está longe no tempo, e talvez não compreendamos bem os processos de beatificação e canonização, porém, de fato, eles nos surpreendem com uma mensagem totalmente atual.”
Mártires Maristas España Diante desse panorama de 175 Irmãos mártires, que testemunharam a sua fé em Cristo, dando a própria vida, só nos resta dar graças a Deus pela sua fidelidade e fortaleza, que nos levam a confiar em Deus, que foi e será sempre o nosso refúgio e sustenho para nos manter como “Brasas ardentes, testemunhas da fé”.
Leia mais sobre os 68  mártires maristas

270 visualizações
- See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=2908#sthash.bct89iOH.dpuf

IRMÃOS MARISTAS

Entrevista com o Ir. Tony Leon - Austrália
A Comissão Internacional Irmãos Hoje se reuniu em Roma, em julho passado. Nessa oportunidade conversamos com alguns de seus membros. Hoje apresentamos a conversa que tivemos com o Ir. Tony Leon, da Província da Austrália.
Fale-me sobre você
Meu nome é Tony Leon. Nasci em Hong Kong. Quando eu tinha cinco anos de idade, minha família imigrou para a Austrália. Fui educado pelos Irmãos Maristas desde a quinta série. Ingressei no postulantado em 1981, após ter me formado em Gestão Hoteleira. Considero uma graça ter trabalhado na educação primária e secundária, nas escolas de meninos ou mistas, nos internatos ou escolas de período regular.
Eu gostava de ser coordenador de alunos, bem como de coordenar a residência de cuidados especiais para jovens em risco. Durante seis anos, trabalhei na Pastoral Juvenil e Vocacional, o que me permitiu viajar pela minha província. No momento, faço parte daequipe de Formação Marista, que organiza encontros de Formação Cristã para os nossos muitos educadores Maristas em toda a província da Austrália. Em 2014, vou trabalhar com o Ir. César Rojas na Secretaria “Irmãos Hoje”, em Roma.
 
LEIA MAIS:

Papa Francisco às famílias brasileiras: "os pais são os primeiros colaboradores de Deus"

Brasília (RV) - No último dia 6 de agosto, o Papa Francisco enviou uma benção apostólica para os fiéis, comunidades e paróquias que participam, no Brasil, da Semana Nacional da Família. A semana, que teve início ontem, domingo, 11 e se encerra no próximo dia 17 de agosto, tem como tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. O evento é animado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

Eis na íntegra da mensagem do Papa Francisco:

Vaticano, 6 de agosto de 2013
LEIA MAIS:

domingo, 11 de agosto de 2013

A HISTÓRIA DO COLÉGIO MARISTA CEARENSE

No início do século passado, a aridez do clima cearense e a fecundidade do espírito

religioso do povo da terra alencarina fecundaram, de forma antitética, os princípios de

uma nova educação para a juventude, a visão humanizadora e pedagógica avant la lettre

de São Marcelino Champagnat.

Não havia, em nosso estado, àquela época, nenhuma instituição de ensino que

promovesse uma educação francamente católica. Por isso, em 1914,os padres José

Quinderé, Climério Chaves, Misael, Octávio de Castro fundaram um colégio e o

acumularam de discípulos, mas, infelizmente, não puderam dar continuidade a esse

projeto devido às inúmeras tarefas impostas pelo o ministério por eles assumido.

Por intermédio de Dom Manuel da Silva Gomes, que interveio junto aos superiores

da Província, esses ministros de Deus cederam ao colégio à Congregação Marista, pois

reconheciam as vantagens do ensino ministrado essa congregação, exclusivamente

voltada para a educação da juventude. Assim, não obstante a carência de professores

aprovou-se essa decisão. A fim de que fosse concretizada a assunção do colégio pelos

os Irmãos Maristas, vieram os Irmãos Marie-Alypiuse e Epiphane.
 
LEIA MAIS:

OS IRMÃOS MARISTAS NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

A busca de um ideal requer perseverança e coragem, não cogita o hesitar, o
esmorecer, o desistir. E os grandes projetos da humanidade, na sua maioria, surgiram de
um ideal, muitas vezes, mais forte do que a própria vida.
Isso aconteceu à presença da Congregação Marista no Brasil, cujo princípio se deu
em 1903 devido à determinação de Dom Franscisco do Rego Maia, Bispo de Belém,
que buscava integrar os Irmãos Maristas à direção do Colégio do Carmo, destacado
estabelecimento de ensino da capital paraense. Após infrutíferas tentativas, Dom
Franscisco não capitulou ante as adversidades.
 
LEIA MAIS: