segunda-feira, 13 de maio de 2013

Movimento Champagnat da Família Marista

UMBRASIL lança Plano Nacional de Formação e Orientações para a organização comum do MChFM

 
13/05/2013: Brasil
Após um processo coletivo de trabalho, envolvendo Irmãos, Leigas e Leigos Maristas das Províncias e Distrito Marista da Amazônia, sob a coordenação da Área de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL, foram lançados dois documentos para as Fraternidades atuais e vindouras do Movimento Champagnat da Família Marista do Brasil.
O primeiro, Plano Nacional de Formação, procura “oferecer linhas norteadoras para as lideranças provinciais e locais do MChFM dinamizarem a formação de seus membros” nas dimensões humana, cristã e marista. Nele encontraremos a valorização do leigo como corresponsável pela vitalidade do carisma e convidado a viver em espírito de comunidade, partilhando a espiritualidade, a vida e a missão nas Fraternidades. O Plano considera também a importância da formação e acompanhamento dentro de um processo contínuo de crescimento; para isso estabelece um referencial comum que será adequado à caminhada de cada Província.
O segundo, Orientações para a organização comum, oferece elementos norteadores para o MChFM no Brasil, “permitindo a liberdade de ação segundo as necessidades e as possibilidades de cada realidade provincial ou local”. Redigido de forma clara e compreensível, apresenta as estruturas mínimas e atribuições dos responsáveis pelo Movimento, em vista de garantir uma maior unidade na forma como as Fraternidades se organizam no Brasil.
Segundo as Constituições dos Irmãos Maristas, o “Movimento Champagnat da Família Marista, uma extensão de nosso Instituto, é um movimento que reúne pessoas que desejam partilhar mais plenamente a espiritualidade e o sentido da missão, herdados de Marcelino Champagnat. Nesse movimento – filiados, jovens, pais, colaboradores, antigos alunos, amigos – aprofundam o espírito de nosso Fundador para dele viverem e difundi-lo. O Instituto anima e coordena as atividades do movimento, criando estruturas apropriadas” (Constituições, 164.4.).
Os documentos desejam dar mais sinergia e dinamismo ao MChFM, contribuindo para a construção de “uma nova relação entre Irmãos e leigos, baseada na comunhão, buscando juntos uma maior vitalidade do carisma marista para o nosso tempo” (XXI Capítulo Geral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário