sexta-feira, 7 de novembro de 2014

VALORES MARISTAS

AMOR AO TRABALHO

A exemplo de Marcelino Champagnat, somos constantes e perseverantes no trabalho cotidiano. Realizamos as tarefas que nos cabem com disposição, generosidade e espírito cooperativo. Esforçamo-nos para promover a nossa própria formação permanente e para fornecer respostas criativas aos desafios da realidade. Pelo exemplo, ensinamos que o trabalho é meio de realização pessoal e contribuição para o bem-estar da sociedade. 

SIMPLICIDADE

Esforçamo-nos por ser íntegros, autênticos e transparentes. Assim, nossa simplicidade é fruto da unidade entre ser e agir e se expressa no trato com as pessoas. Está ligada à humildade e à modéstia que nos ajudam a compreender melhor nossas potencialidades e limitações, e nos fazem aptos a aceitar os outros, respeitando-os em sua dignidade e liberdade. 

JUSTIÇA

Pautados nos valores cristãos, fazemos o bom uso de todos os bens e recursos em vista da formação integral do ser humano e do bem comum. Empenhamo-nos concretamente com a solidariedade, imperativo ético de nossos tempos que dignifica e emancipa os sujeitos. 




PRESENÇA SIGNIFICATIVA

Acreditamos que o exemplo de vida é o meio mais eficaz na construção de um ser humano pleno. Por isso, buscamos estar próximos das pessoas, inculturando-nos em suas realidades, valorizando e cultivando os laços de cuidado e ternura, solicitude e afabilidade, e construindo uma sólida relação de confiança marcada por uma presença atenta e acolhedora. 

ESPIRITUALIDADE

Nossa espiritualidade é marial e apostólica - prática, relacional e afetiva, fundamentada no Evangelho, sendo Maria a inspiradora de nosso jeito de ser e atuar. Constrói o modo como compreendemos o mundo, a natureza, as pessoas, Deus e como nos relacionamos com eles. É a força propulsora de nossa vida. 

ESPÍRITO DE FAMÍLIA / SENSIBILIDADE COMUNITARIA

Construímos entre as pessoas uma relação de parceria ativa, acolhendo-as e compreendendo-nos como diferentes e complementares. Valorizamos a construção coletiva, a autonomia responsável, a flexibilidade, a ajuda mútua e o perdão. Ousamos construir comunidade, com alegria, e fazer dela fonte de vida. 

FONTE:http://www.pucrs.br/pastoral/?p=champagnat-3.2-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário