Entrevista do Ir. Dennis Cooper 28/12/2013: Casa Geral
No âmbito dos programas de educação continuada, nossas comunidades de Manziana e do Escorial colocaram em ação, durante 2014, um programa especial visando à qualificação e capacitação de formadores para as etapas iniciais da formação marista. O programa é denominado Irmãos Docentes para um Mundo Novo e pretende ser uma resposta à ao apelo do XXI Capítulo Geral, que é o de promover uma Nova Vida Consagrada para gere um novo modo de ser irmão.
O irmão Dennis Cooper, da Província da Austrália, foi nomeado pelo Conselho Geral como o diretor e animador da equipe da Casa de Manziana que elaborará o programa em língua inglesa para os formadores, juntamente com o irmão Sylvain Yao (Distrito da África Ocidental) e o irmão Alfredo Herrera (Província da Ásia Oriental).
leia mais:
A equipe está reunida em Roma ultimando os detalhes da preparação do programa e tivemos um diálogo interessante a respeito do futuro da formação e do programa de formadores: Fale-nos de você e dos outros membros da equipe Meu nome é Dennis Cooper, da Província da Austrália, e vivi meus primeiros anos como Irmão em comunidades maravilhosas e no trabalho da educação. Em seguida, tive uma experiência muito especial vivendo e trabalhando entre os aborígenes australianos. Essa experiência foi significativa quando fomos chamados a dar o nosso apoio às pessoas mais marginalizadas em nosso país.
Meu sentido de ser Irmão hoje foi desenvolvido nesse processo. Desde a participação em um programa para futuros formadores em Valpré, Lyon, França, entre 1996 – 1998, tenho estado envolvido na formação de jovens irmãos, na Austrália e em nosso Noviciado no Pacífico, em Fiji. Os outros membros da equipe são os Irmãos Sylvain Yao e Alfredo Herrera. Sylvain é da Costa do Marfim e no ano passado completou seis anos como o líder do Distrito da África Ocidental. Junto com a sabedoria e bom humor, ele contribui com uma riqueza de experiência no trabalho de formação, bem como na liderança da equipe do nosso programa. Alfredo é originário do México e passou grande parte de sua vida na Coreia. É uma pessoa cheia de energia e entusiasmo, que se completam com seu discernimento. Como Sylvain, Alfredo tem grande experiência como formador e líder. Sua experiência e visão para o futuro da vida marista na África e na Ásia contribuirão para destacar a força e a vida da internacionalidade e da interculturalidade de todo o grupo.
Por que o Instituto está investindo na formação de futuros formadores?
Quando o Ir. Emili, SG, e o Conselho Geral decidiram realizar esse programa de preparação de novos formadores para a Congregação, entenderam ser um dos meios para colocar em prática o apelo do XXI Capítulo Geral para preparar Irmãos formadores capazes de trabalhar na formação de Irmãos para um mundo novo. O capítulo enfatizou que nossos programas de formação devem responder à internacionalidade da congregação, incentivando as novas gerações de irmãos à disponibilidade missionária, um forte senso de internacionalidade e a sensibilidade intercultural. Deu-se também destaque à importância de irmãos formadores bem preparados. A nossa experiência como congregação sugere que o crescimento humano e espiritual possível se realizará mediante o envolvimento ativo nesses programas, vitais para o nosso futuro. Quem são os participantes: Há dezessete participantes preparando-se para o programa em língua inglesa em Manziana, sendo dezesseis irmãos maristas e um padre marista. Oito são da África, três da Ásia, três dos países das Ilhas do Pacífico, um da Espanha e um da Austrália. O irmão da Espanha e o das Ilhas Salomão, no Pacífico, são membros do Distrito ad gentes. A idade dos participantes varia de trinta a quarenta e oito anos, a maioria girando em torno dos trinta.
Quais os elementos mais importantes do programa?
O programa vai utilizar uma abordagem participativa e prática em que cada irmão, além de crescer como pessoa e aprofundar a sua proximidade a Jesus, terá a oportunidade de desenvolver as ferramentas e os conhecimentos necessários para o seu papel de formador. Serão propostas ideias centrais importantes sobre a formação marista, com o cuidado de adaptarem-nas às necessidades e questões contemporâneas da formação. Além disso, o programa abordará o apelo do XXI Capítulo Geral para garantir que nossos programas de formação promovam uma profunda compreensão da identidade do irmão marista no mundo de hoje e proporcionem um crescimento integrado para todas as dimensões da pessoa humana
Quais são suas expectativas sobre o programa para futuros formadores?
Provinciais ou Superiores Distritais indicaram Irmãos participativos com vontade e potencial para serem formadores para o Instituto. Isto implica que estarão disponíveis no futuro para levar a cabo essa importante missão, seja em sua própria Província ou em alguma outra parte do mundo marista, se necessário. Poderíamos terminar dizendo que, como futuros formadores, a congregação espera que estes irmãos sejam pessoas com maturidade humana e flexibilidade de perspectiva suficientes para que se tornem formadores e mentores sensíveis dos jovens que alimentam o sonho de seguir os passos de Marcelino e dos primeiro Irmãos. Que sejam homens abertos à própria mudança, com capacidade generosa para o trabalho em equipe e abertos à internacionalidade — para o próprio programa e para o futuro do apostolado. -
See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3086#sthash.JojrOiQq.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário