Entrevista com Ir. Angel Medina, diretor da equipe de El Escorial
10/01/2014: Casa Geral
No âmbito dos programas de formação permanente, as nossas casas de Manziana e do Escorial levarão a cabo, ao longo de 2014 um programa especial que visa a qualificação e formação de formadores para as etapas iniciais de formação marista. O programa denominou-se Irmãos Formadores para um Mundo Novo e tem como objetivo dar resposta à primeira linha do horizonte a que convidava o XXI Capítulo Geral, que é o de promover uma Vida Consagrada Nova para gerar um Novo modo de Ser irmão.
O Irmão Angel Medina, do Distrito do Paraguai é o diretor da equipe de El Escorial e animador da equipe que irá realizar o programa para formadores em espanhol, juntamente com o Ir. Joarês Pinheiro de Sousa (Brasil Centro-Norte) . Pudemos ter um diálogo muito interessante com ele sobre o futuro da formação e do programa para formadores .
Por que é que o instituto investe na formação de futuros formadores?
Há alguns meses, foi inaugurada a casa de La Valla , cujo projeto respondia às intuições de Marcelino, criar espaços para a vida e, em especial, para a realidade do novo Instituto que estava a nascer.
Estou certo de que também agora a nossa família religiosa tem, na mente e no coração, a mesma preocupação de Champagnat, criar "espaços" para que floresça a vida marista . Tomando como modelo a casa recém-reformada da primeira comunidade, em cuja base está a fonte, a fonte que nutre e sustenta – a espiritualidade – no centro, a mesa que convoca a fraternidade e, no seu horizonte, a abertura para a missão, podemos tomá-la como referência para entender o valor e a importância do Programa de Formadores, a ser realizado em 2014, em nossas casas de Manziana e El Escorial. Além disso, este mesmo simbolismo coincide precisamente com o que Francisco disse, não há muito tempo, à USG: a formação dos religiosos baseia-se em sólidos pilares : o espiritual, o da comunidade, o apostólico e o intelectual (este quarto pilar foi o Papa que o acrescentou) .
LEIA MAIS: