terça-feira, 26 de novembro de 2013

PAPA FRANCISCO

Fim do eurocentrismo e a centralidade dos pobres: síntese da Exortação de Francisco




Cidade do Vaticano (RV) – A Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, foi apresentada esta manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Participam da coletiva de imprensa o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri, e o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.
LEIA MAIS:

Primeira Exortação Apostólica de Papa Francisco; texto na íntegra de Evangelii Gaudium

Primeira Exortação Apostólica de Papa Francisco; texto na íntegra de Evangelii Gaudium 
EXORTAÇÃO APOSTÓLICAEVANGELII GAUDIUM
DE
PAPA FRANCISCO



AO EPISCOPADO, AO CLERO ÀS PESSOAS CONSAGRADAS
E AOS FIÉIS LEIGOS SOBRE O ANÚNCIO DO EVANGELHO
NO MUNDO ATUAL
Evangelii Gaudium

LEIA MAIS:
http://padrescasadosceara.blogspot.com.br/2013/11/primeira-exortacao-apostolica-de-papa.html
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

As “derrapadas” do Papa Francisco

Dom Redovino Rizzardo
Bispo de Dourados
"Diante das últimas declarações de Papa Francisco, que deixaram alarmados os católicos de sólida formação, não cínicos antipapas de ontem nem fanáticos papistas de hoje, pensamos ser útil dar umas poucas ideias. É muito difícil emitir um juízo sobre as intenções do Papa a respeito. Pelo tamanho das “derrapadas doutrinais”, parece-nos que se trate mais de pouca inteligência misturada com a típica loquacidade “achista” episcopal latino-americana, potencializada pelo próprio idealismo pauperista e espiritualista tão agradável à opinião pública, e certo surto de populismo ansioso, desejoso de aparecer e ganhar espaço nas manchetes».
O desairoso comentário não foi emitido por ateus anticlericais, mas por dois padres católicos, que não hesitaram em publicar seu artigo e assinar seus nomes num site religioso. É provável que o tenham feito por não concordarem com os propósitos renovadores do Papa Francisco, expressos em inúmeros gestos considerados contestatórios, de acordo, aliás, com sua convicção mais vezes repetida: «Estou decidido a cumprir com o mandato que me foi confiado. Tenho a humildade e a ambição de querer fazê-lo".
As críticas dos padres demonstram que, para acolher a novidade trazida pelo Evangelho, não apenas os leigos, mas também suas lideranças precisam da sabedoria do coração, que só vinga em pessoas que colocam o bem da Igreja e da humanidade acima de seus interesses e traumas. Foi o que advertiu o próprio Jesus: «É inútil colocar vinho novo em barris velhos: os barris se arrebentam, o vinho se derrama e os vasilhames se perdem. Vinho novo se põe em barris novos, pois ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo. Para ele, o velho é melhor» (Lc 5,37-39). A grande tentação do cristão é tentar conciliar o “novo” do Evangelho com esquemas mentais mundanos. Quando isso acontece, ele prefere ficar com o vinho velho, pois o novo exige um desapego heroico das falsas seguranças construídas ao longo dos anos e uma fé inquebrantável no projeto de Deus.
 
LEIA MAIS:

Santa Cecília e o Cântico Novo da Fé

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)


Nesta data celebramos junto a Padroeira dos músicos, Santa Cecília, o valioso contributo do canto e da música para a evangelização e inculturação da fé.   Se associou sempre esta santa a música, porque no dia do casamento em quanto era tocada uma música pagã e profana Cecília entoava em seu coração um hino de amor e consagração a Jesus seu verdadeiro esposo.  
 
LEIA MAIS:

sábado, 23 de novembro de 2013

A estrutura da fé no pensamento continental contemporâneo. Entrevista especial com Colby Dickinson

A estrutura da fé no pensamento continental contemporâneo. Entrevista especial com Colby Dickinson
“Não estamos mais tão certos de que podemos acessar uma “coisa em si mesma” por trás de nossas representações dela, e, ainda assim, muitas pessoas sentem uma certa limitação no sentido de que estão sendo limitadas, às vezes, pelas representações que as definem”, pontua o teólogo.
 
“Partindo do trabalho sobre a imanência de filósofos como Deleuze ou Agamben, por exemplo, seria possível procurar estabelecer um elo entre essas ontologias e as exigências de uma compreensão mais imanente do divino feitas dentro de certas teologias contextuais”, observa o teólogo Colby Dickinson na entrevista que concedeu, por e-mail, à IHU On-Line.
 
Segundo ele, para Zizek “o cristianismo é singular na medida em que aponta para sua própria profanação, sua própria distância em relação a Deus – algo que, no fim das contas, forma o ponto zero para uma nova forma de pensamento sobre o sagrado. Assim, ele repreende Agamben levemente por sugerir que a profanação seja o único objetivo aqui, pois tal ‘profanação absoluta’ parece terrivelmente próxima de outra forma de revitalização do sagrado para além das noções falsas de sacralidade formadas por meio de práticas de fazer de outrem um bode expiatório”.
 
LEIA MAIS:

DIA NACIOAL DOS LEIGOS

Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Leigos - 24 DE NOVEMBRO
Brasília (RV) - Celebra-se no domingo, 24 de novembro, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas.

Por ocasião da data, o Bispo de Caçador (SC), Dom Frei Severino Clasen, Presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, envia uma mensagem aos leigos.

"Saudamos e cumprimentamos os milhões de leigos e leigas que se dedicam à evangelização; são infinitamente a maioria absoluta que anunciam o Cristo Rei através da catequese, da liturgia, da coordenação de grupos, das pastorais, dos movimentos, associações, novas comunidades...", destacou o bispo.

LEIA MAIS:

EVANGELHO DOMINGO 24 DE NOVEMBRO

EVANGELHO DO DOMINGO - 24 DE NOVEMBRO

   Ano C - DIA 24/11

Cristo Rei - Lc 23,35-43

O povo permanecia lá, olhando. E até os chefes zombavam, dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Eleito!” Os soldados também zombavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”. Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!” Mas o outro o repreendeu: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma pena? Para nós, é justo sofrermos, pois estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar”. Ele lhe respondeu: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”.
LEIA MAIS:

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Aliança entre fé e política leva à intolerância religiosa

A violência e a intolerância não são elementos inevitáveis no "DNA cultural" das religiões, mas sim efeitos colaterais da aliança entre fé e política, para os quais as tradições religiosas são capazes de desenvolver antídotos pacifistas.
É o que afirma a escritora britânica Karen Armstrong.
 
Ex-freira, Armstrong estudou literatura na Universidade de Oxford e passou as últimas décadas produzindo documentários e escrevendo livros que investigam a história das grandes tradições religiosas. "A ética da compaixão é o centro de todas essas grandes tradições, e é preciso retomá-la", argumenta.
 
Por email, ela diz à Folha que o ateísmo radical é produto do fundamentalismo e que está "encorajada" com os sinais de humildade do papa Francisco, embora não espere grandes mudanças.
LEIA MAIS:

“A agressão não pode ser um ato de fé”, diz Francisco aos ultracatólicos

Francisco advertiu que a “a agressão não pode ser um ato de fé”, ao rechaçar os incidentes ocorridos dentro da catedral de Buenos Aires, onde um grupo ultraconservador tentou interromper uma cerimônia inter-religiosa em memória das vítimas do Holocausto judeu.
 
A reportagem é publicada por Religión Digital, 20-11-2013. A tradução é do Cepat.
“A pregação da intolerância é uma forma de militância que deve ser superada”, disse o pontífice argentino ao receber no Vaticano seis membros do Comitê Latino-Americano de Líderes Religiosos de Religiões pela Paz.
 
O diretor executivo do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), Claudio Epelman, que participou do encontro, destacou que “o Papa nunca deixa de nos surpreender com sua sensibilidade e o profundo interesse que mostra por seus interlocutores”.
 
“Com este encontro, o Papa manifestou, mais uma vez, seu firme compromisso pessoal para a construção de pontes entre as religiões e para trabalhar junto a todos nós, para assegurar a paz”, destacou.
 
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO:

"Em algumas economias, solidariedade é 'palavrão'"




Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco elogiou as empresas que durante a crise reduziram sua margem de lucro em benefício dos postos de trabalho e criticou as economias nas quais a palavra ‘solidariedade’ é quase um ‘palavrão’.

Em vídeomensagem enviada ao III Festival da Doutrina Social da Igreja, celebrado até domingo em Verona (norte da Itália), o Pontífice apostou nas cooperativas como forma de gestão empresarial e advertiu que deixar de lado os jovens desempregados é “uma hipoteca para o futuro”.

“A Doutrina Social não tolera que os benefícios sejam exclusivamente de quem produz; que a questão social seja delegada ao Estado ou às operações de assistência e voluntariado... É preciso coragem, decisão e a força da fé para estar dentro do mercado, mas colocando no centro a dignidade da pessoa e não o ídolo dinheiro. A solidariedade é uma palavra-chave na Doutrina Social da Igreja”, afirmou Francisco.
LEIA MAIS:

]

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

LAMENTO DOS AFRO-DESCENDENTES

Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia Nacional Brasileiro da Consciência Negra, dia em que se comemora a morte-martírio de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares.

            Em 2013 já se passaram 125 anos da Lei Áurea de 1888, por meio da qual foi abolida, juridicamente, a escravidão negra no Brasil, mesmo que naquela data mais de 95% dos negros já haviam conseguido, por seus próprios esforços, a liberdade.


(“ZUMBI”, pintura por Antônio Parreiras)


          


Creio, porém, continuar a ser necessário nos interrogarmos até que ponto a discriminação racial ainda persiste, tanto em nós mesmos, no estado brasileiro em todos os seus segmentos - especialmente nas políticas públicas referentes ao acesso ao ensino público, à assistência médica, ao emprego -, como também na Igreja Católica e em muitas outras denominações religiosas.


 LEIA MAIS:

Dia Nacional Da Consciência Negra

Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo



 No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
 
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

"Avós, tesouro para a sociedade": a homilia do Papa




Cidade do Vaticano (RV) – “Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e consequentemente, sem futuro”. Este foi o ensinamento proposto pelo Papa Francisco na homilia da missa celebrada na manhã de terça-feira, 19, na Casa Santa Marta.

O Papa comentou o episódio bíblico de Eleazar, o idoso que optou pelo martírio em coerência com sua fé em Deus e para dar um testemunho de retidão aos jovens. Diante da escolha entre a apostasia e a fidelidade, não teve dúvidas e pensou que seu gesto de coragem poderia ser um exemplo para os mais jovens:
LEIA MAIS:

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Reflexão, partilha e trabalho

Reunião do Conselho Superior da UMBRASIL

15/11/2013: Brasil
A União Marista do Brasil recebeu, nos dias 23 e 24 de outubro, na sua sede em Brasília (DF), os integrantes do Conselho Superior da UMBRASIL. Além do presidente do Conselho, Sr. Joaquim Sperandio, estiveram presentes: os Srs. Wellington Mousinho de Medeiros; Inácio Nestor Etges; Deivis Alexandre Fischer; Antônio Benedito de Oliveira; Délcio Afonso Balestrin; José Wagner Rodrigues da Cruz; Claudiano Tiecher; João Gutemberg Mariano Coelho Sampaio; Ataíde José de Lima e ValdÍcer Civa Fachi.
 
LEIA MAIS:

Uma religiosidade de autoajuda


almir250“Mesmo passados mais de 50 anos da grande reviravolta proporcionada pelo Concílio Vaticano II, observa-se que na realidade nem todas as suas potencialidades foram exploradas”

por Pe. Almir Magalhães*

É fato incontestável que nós cristãos estamos hoje diante de tantos desafios, e temos consciência de grande parte deles, que nos colocam numa encruzilhada não em termos de definições ou de propostas de saídas, para isto temos as Diretrizes da Igreja no Brasil, mas de uma perspectiva que não se preocupe com os resultados, mas com o processo, o caminho, uma metodologia participativa, portanto da co-responsabilidade de todos na missão evangelizadora da Igreja e que torne os interlocutores da evangelização como sujeitos, protagonistas e não como objetos ou que considere a figura do leigo como “menor de idade”.

Mesmo passados mais de 50 anos da grande reviravolta proporcionada pelo Concílio Vaticano II, observa-se que na realidade nem todas as suas potencialidades foram exploradas ou institucionalizadas; temos ainda um longo caminho a percorrer em várias direções, especialmente no que diz respeito à Catequese de Iniciação à vida cristã e permanente, a uma religiosidade subjetiva e não eclesial e acima de tudo desprovida de preocupação com o social, com os mais pobres, aliadas a uma insensibilidade quanto ao sofrimento do outro. Claro que poderíamos elencar aqui muitos outros aspectos.
leia mais:

50 filmes para conhecer criticamente a História

Em produções memoráveis, cinema focou grandes conflitos sociais e humanos e como resultaram ou em libertação, ou em tragédia
Por Guilherme Antunes, em Cinetoscópio
Olá galera, preparei uma lista com alguns filmes para quem adora História. Um filme quando vai abordar algum contexto histórico ele utiliza recursos pedagógicos para uma maior aproximação, entretanto, é válido lembar das vinculações ideológicas em determinadas obras. Por vezes, um filme tem mais a dizer sobre o momento em que foi produzido do que a época que pretende retratar. Confira:
1 - Tempos Modernos (1939) – Direção: Charlie Chaplin
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado.

1

LEIA MAIS:

Charles de Foucauld: a busca do último lugar

por Padre Geovane Saraiva*

No mundo utilitarista, marcado por vantagens, atitudes e comportamentos acintosos, na busca dos primeiros lugares, em detrimento do bem maior, em favor da humanidade, seja no Brasil, na América e em todo o Planeta, recordamos neste dia 13 de novembro os oito anos da beatificação do Bem aventurado Charles de Foucauld, a ensinar à criatura humana e, especialmente aos seus seguidores, a misteriosa importância do caminho da contemplação, da oração e do último lugar. Ele, que radicalmente se colocou no último lugar, com sua vida em harmonia com o Evangelho, reservada e discreta, não se esforçando para converter ninguém, mas querendo fazer uma única coisa: “proclamar bem alto o Evangelho com a própria vida”.


A vida do Bem aventurado Charles de Foucauld, com seu martírio, no dia 1º de dezembro de 1916, não foi um valor em si mesmo. Mas foi consequente, com muitos motivos, ao entrar numa profunda sintonia com Deus, na coragem do heroísmo profético, chamando nossa atenção para o conflito, porque mergulhar no Evangelho é mergulhar nos conflitos e nas tempestades (cf. Mt 14, 26-32).
LEIA MAIS:

sábado, 16 de novembro de 2013

ABRIU-SE A PORTA DA FÉ

Dom Jaime Pedro Kohl
Bispo de Osório(RS)

Neste sábado, no Parque de Rodeios de Osório, realizamos nosso tradicional Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias. Aproveitamos deste momento bonito de nossa caminhada para celebrarmos a conclusão, em nível diocesano, do “Ano da Fé” promulgado por Bento XVI em comemoração aos 50 anos do Concilio Vaticano II.
 
No motu proprio de convocação, o Papa, sabiamente, inicia o seu discurso dizendo que “A Porta da Fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós”. É bom e bonito saber que Deus está sempre a nossa espera e nunca fecha a possibilidade de retomarmos o caminho da fé.
 
LEIA MAIS:

Ir. Colin Chalmers

Novo responsável dos Arquivos Gerais de Roma 16/11/2013: Casa Geral
O Conselho geral nomeou para os Arquivos de Roma o Irmão Colin Chalmers, da Província da Europa Centro Oeste. Substituirá, a partir de janeiro 2014, o Irmão Juan Moral, que aceitou prolongar seu mandato, além de colocar-se à disposição para estar junto com o Ir. Colin durante um certo período a fim de facilitar a transição. Biografia do Ir. Colin Chalmers Nascido em Glascow, Escócia, em 14 de junho de 1948, Colin foi aluno no curso secundário dos Irmãos Maristas, na Academia Santo Mungo, estabelecimento bem conhecido na cidade. Fez seu noviciado em Dublin, Irlanda, de 1973 a 1974, após sua formação para o ensino de educação básica, no Colégio das Irmãs de Nossa Senhora de Namur. Em 1980, ano de sua profissão perpétua, obteve, da Universidade de Londres, os títulos universitários com mençãoem Psicologia. Colin descreve sua vida de Irmão Marista como extremamente variada, a maior parte dela vivida fora de seu país. O ensino, a orientação e a direção espiritual fizeram parte de suas atividades apostólicas como também de seu engajamento em organismos de ajuda aos sem teto, a refugiados, a solicitantes de asilo, seja como membro da equipe, seja como membro dos comitês de direção. Na sua província da Europa Centro-Oeste, foi superior do Colégio Mariano em Dublin e um dos membros de várias Comissões da Província, como também tradutor do francês para o inglês. Colin seguiu o Curso sobre o Patrimônio da Língua Inglesa, na Casa Geral, em 2008. Esse período coincidiu com a conclusão do seu estudo sobre a História Espiritual do Instituto para a obtenção do mestrado no Colégio Sarum, Salisbury, Inglaterra. Segundo Colin, o Curso sobre o Patrimônio foi uma excelente ocasião para realizar pesquisas nos Arquivos do Instituto. Colin obteve o diploma de mestrado com menção no ano seguinte. Em julho de 2008, Colin se tornou superior da Casa Marista de Glascow e, em outubro de 2010, foi eleito presidente da Conferência dos Religiosos, na Escócia. 

 See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3033#sthash.MhoNd6ss.dpuf

PAPA FRANCISOC

"Quando excessiva, a curiosidade nos afasta de Deus", adverte o Papa




Cidade do Vaticano (RV) – “Na Igreja existe, e é muito comum, um espírito contrário à sabedoria de Deus: o espírito da curiosidade”. Foi o que disse na manhã desta quinta-feira, 14, o Papa Francisco, na missa celebrada na Casa Santa Marta.

“Esta tentação nos acomete – explicou – quando queremos nos apropriar dos projetos de Deus, do futuro, das coisas; quando queremos conhecer tudo e tomar conta de tudo”. Como exemplo, o Papa citou os “fariseus” que perguntaram a Jesus “Quando virá o Reino de Deus? Curiosos, queriam saber a data, o dia...”.
LEIA MAIS:

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Valores Maristas

Pautados nos valores cristãos, fazemos o bom uso de todos os bens e recursos em vista da formação integral do ser humano e do bem comum. Empenhando-nos concretamente com a solidariedade, imperativo ético de nossos tempos que dignifica e emancipa os sujeitos.
Vivemos a Justiça ao:
- Utilizar de forma responsável os recursos que estão à disposição;
- Adotar postura que evita desperdícios e gastos supérfluos;
- Reconhecer e valorizar a competência profissional das pessoas;
- Decidir de maneira íntegra sem se valer de simpatias ou antipatias;
- Ser ético na construção das atividades;
- Organizar o tempo de forma adequada;
- Ter consciência do impacto de nossas ações no meio ambiente.
- Pautas as ações no princípio da equidade;
- Ser solidário;
- Tratar todas as pessoas com respeito;
- Zelar pelos bens materiais;
- Colocar os talentos pessoais a serviço do bem comum;
- Promover a garantia dos direitos de maneira plena e estendida a todos.

Programa de Formação e Vivência Marista – Ser Leigo e Leiga Marista

Principal - Grupo Marista disponibiliza aos colaboradores Programa de Formação Integral para os colaboradoresA vida Marista não é somente para os Irmãos. Leigos e Leigas também podem assumir na própria vida o mesmo carisma de Champagnat. Nesse caso, ser Marista vai além de exercer uma função como colaborador ou colaboradora. O Leigo Marista toma consciência de que sua vocação cristã se completa com a riqueza da espiritualidade e da missão de São Marcelino.

Viver o carisma Marista é comprometer-se com a missão a serviço do Reino, sendo sinal de Deus em diferentes realidades e ambientes sociais, culturais, econômicos e políticos. Ser Leigo Marista é adotar atitudes que transformam a si mesmo e a realidade em torno de si, por meio do espírito de família, do amor e do perdão, da abertura aos outros e da alegria, características essenciais do modo de ser Marista.
 
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

Pecadores, sim. Corruptos, não! A missa na Casa Santa Marta




Cidade do Vaticano (RV) – Quem não se arrepende e “faz de conta que é cristão”, prejudica a Igreja. Foi o que disse o Papa Francisco na Missa desta manhã na Casa Santa Marta.

Em sua homilia, o Papa refletiu sobre a exortação do Senhor a perdoar o irmão arrependido, de que fala o Evangelho de hoje. Quando Jesus pede para perdoar sete vezes ao dia – observou - “faz um retrato de si mesmo”. Jesus perdoa, mas neste trecho evangélico diz também: “Hai daquele que produz escândalos”. O Pontífice então questiona: qual a diferença entre pecar e escandalizar?
A diferença é quem peca e se arrepende, pede perdão, se sente fraco, se sente filho de Deus, se humilha, e pede a Jesus a salvação. Mas quem escandaliza não se arrepende. Continua a pecar, mas faz de conta que é cristão: uma vida dupla. E a vida dupla de um cristão provoca muitos danos.
LEIA MAIS:

Portas abertas

Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales (SP)
Estamos chegando na reta final do Ano da Fé. Iniciado em 11 de outubro de 2012, ele vai se concluir oficialmente no dia 24 de deste mês de novembro.
Ele foi instituído pelo Papa Emérito Bento 16, e será concluído pelo Papa Francisco. Sua motivação principal esteve ligada ao Concílio. Isto explica a data do seu início, no dia em que se completavam 50 anos da abertura do Concílio.
 
leia mais:

sábado, 9 de novembro de 2013

Beatificação 68 mártires maristas

Beatificação 68 mártires maristas
                 Aconteceu no domingo, dia 13 de outubro, a beatificação de 522 mártires do século XX na Espanha, entre os quais estão 68 mártires maristas. O evento foi realizado no complexo educativo de Tarragona e foi a beatificação mais numerosa da história da Igreja. Estiveram presentes cerca de 25 mil pessoas. A celebração foi presidida pelo cardeal Angelo Amato. Participaram 104 bispos – uns 30 vindos de fora da Espanha – 8 cardeais e 1.400 sacerdotes. Segundo a imprensa local, além das autoridades civis, participaram cerca de 4.000 parentes dos mártires.
A celebração começou ao meio-dia, sendo animada pela “Escolania”, coral do Mosteiro de Montserrat, acompanhado pela orquestra. Era um dia radiante, céu azul, ambiente propício para celebrar a vitória do Deus da vida, festa de Jesus ressuscitado e de todos que com ele morrem, especialmente as “testemunhas da fé”, que derramaram o próprio sangue fiéis a Ele.
LEIA MAIS:

A imparcialidade de Dom Helder e do Papa Francisco

Atualidades
geovane180por Padre Geovane Saraiva*

Talhado para coisas mais elevadas, Dom Helder Câmara jamais se acostumou com a miséria, a dor e o sofrimento humano; não os via como normal e natural esse estado de coisas, porque machuca o rosto amoroso de Deus e contraria sua santa vontade. Por isso mesmo decidiu, com grande obstinação, ternura e a coragem de pastor, levantar sua voz e lutar contra essa realidade da mais alta relevância, até então vista com a maior naturalidade, num ardente desejo de minimizá-la e mesmo derrotá-la.

Quanta simplicidade, humildade e abertura, ao elevar seus louvores, preces e clamores ao Deus Criador e Pai! Sempre à luz da palavra divina, na mais absoluta confiança, sem se afastar da pedagogia de que lhe era peculiar, na mais profunda atitude de imparcialidade, voltava-se para um Deus justo, acolhedor e terno, no dizer do Livro Sagrado: “Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas” (Eclo 35, 15-17).
LEIA MAIS:

À margem das “bem aventuranças” Mt 5, 1-12


cebs5Felizardo é você que tem um coração de pobre e não se sente auto-suficiente e nem confia na sua esperteza ou na sorte, porque confia na generosidade de Deus. Pra sermos felizes precisamos de todos. A nova humanidade depende da solidariedade de todos e com todos.

Felizardo é você, hoje, porque é capaz de sentir em sua carne as dores dos feridos da vida, enquanto chora suas próprias aflições. Feliz você que ainda não se deixou contaminar pela cultura da indiferença. A paz interior e toda sua desde já.

Felizardo é você, hoje, porque está aprendendo a apostar no diálogo e na solução pacífica dos conflitos. Que não usa a língua afiada para machucar e ferir e que detesta os fabricantes de armas e os intolerantes defensores do gatilho fácil. Você está colaborando com a construção de uma sociedade de harmonia e paz. E contribuindo para a diminuição da violência.
LEIA MAIS:

“NO ANO DA ESPERANÇA”

Palavra do Pastor
arce

 Após vivermos o ANO DA FÉ, instituído pelo Papa Bento XVI e neste mês concluído pelo Santo Padre o Papa Francisco, estaremos em nossa Arquidiocese de Fortaleza dando continuidade ao triênio de preparação para a comemoração dos 100 anos de existência da Arquidiocese de Fortaleza, Igreja que deu origem às demais oito dioceses que existem no Ceará e fazem conjuntamente a Província Eclesiástica de Fortaleza.

Este segundo ano será para nós o ANO DA ESPERANÇA.

Juntamente com as virtudes da FÉ e da CARIDADE são as chamadas “virtudes teologais” – forças da graça divina que é dada por Deus aos que, crendo em Cristo são renascidos pelo banho batismal. Virtudes, pois são forças constitutivas da ação de Deus nas pessoas, teologais por sua origem e modo de ser divinos: são a atuação da própria vida divina concedida às pessoas humanas.
LEIA MAIS:

A transfiguração na morte


Leonardo Boff
FONTE: Adital

O dia dos mortos, dois de novembro, é sempre ocasião para pensarmos na morte. Trata-se de um tema existencial. Não se pode falar da morte de uma maneira exterior a nós mesmos, porque todos nós somos acompanhados por esta realidade que, segundo Freud, é a mais difícil de ser digerida pelo aparelho psíquico humano. Especialmente nossa cultura procura afastá-la, o mais possível, do horizonte, pois ela nega todo seu projeto assentado sobre a vida material e seu desfrute etsi mors non daretur, como se ela não existisse.
No entanto, o sentido que damos à morte é o sentido que nós damos à vida. Se decidimos que a vida se resume entre o nascimento e a morte e esta detém a última palavra, então a morte ganha um sentido, diria, trágico, porque com ela tudo termina no pó cósmico. Mas se interpretarmos a morte como uma invenção da vida, como parte da vida, então não a morte; mas, a vida constitui a grande interrogação.
 
leia mais:

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ENCONTRO MARISTA DE MISSÃO E GESTÃO

Boas práticas das Províncias foram apresentadas no Encontro Marista de Missão e Gestão

Durante o Encontro Marista de Missão e Gestão, realizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL), três painéis de boas práticas, nas áreas de educação, gestão e tecnologia, foram apresentados pelas Províncias Maristas.
Letícia Lopes e Paulo Wagner falam sobre EaD
O coordenador de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Virtual, Paulo Wagner, e a professora Letícia Lopes Leite explicaram sobre a utilização da plataforma Moodle pela comunidade acadêmica. A plataforma online permite a produção de conteúdos em diferentes formatos, a diversidade de ferramentas e a interatividade. Atualmente, ela é utilizada por 64.681 usuários na PUCRS, em 7.731 áreas entre graduação, extensão e pós-graduação, e contempla mais de 1.800 disciplinas distintas. Letícia falou sobre as metodologias de inserção das tecnologias na Educação Superior e sobre práticas de Ensino a Distância (EAD) e ressaltou ainda a preocupação que as instituições que trabalham com a plataforma precisam ter com os professores. “Quem quer utilizar as tecnologias de educação a distância em sala de aula deve capacitar seus docentes”.
 
LEIA MAIS:

Mensagem de Vida nº 20: “Vede como eles se amam”

Mensagem de Vida nº 20: “Vede como eles se amam”


Conforme nos conta Tertuliano (Apolog. 39) , os primeiros cristãos tomavam tão a sério as palavras do Senhor, registradas por João Evangelista, – “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 35) – que as outras pessoas e grupos exclamavam admirados: “Vede como eles se amam!”.
Esse não será um desafio qualquer para cada um e para as comunidades constituídas pelos discípulos de Cristo. Não há símbolo, ícone, discurso, teoria ou espaço que poderá nos identificar como seguidores do Mestre, a não ser o amor vivido cotidianamente. Há até quem diga que formamos a Igreja-Povo de Deus para nos obrigar a conversão ao Amor. Sozinhos, no interior de nossas ideias e projetos, nos convencemo-nos facilmente que “saber sobre o amor”, “pensar sobre ele”, “discutir acerca das suas implicações”… talvez nos contentasse. Em comunidades de vida e missão, as exigências do Amor são cotidianas e se impõem como bases da convivência fraterna.
Clique aqui e leia o Mensagem de Vida nº 20 na íntegra.
 

SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA

As 38 questões para o Sínodo sobre a família


Cidade do Vaticano (RV) – “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” é o título do Documento preparatório para a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 5 a 19 de outubro do próximo ano.
O Documento contém um questionário sobre questões concernentes a vários aspectos da vida familiar. Confira aqui:
“Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”
LEIA MAIS:

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PAPA FRANSCISCO:

"Todos somos convidados para participar da festa do Senhor. Não nos contentemos em estar somente na lista"




Cidade do Vaticano (RV) - A essência do cristianismo é um convite para a festa. Foi o que afirmou o Papa Francisco na Missa desta manhã, na Casa Santa Marta. O Papa reiterou que a Igreja “não é somente para as pessoas boas”, o convite a fazer parte dela é para todos. E acrescentou, que na festa do Senhor, “participa-se plenamente” e com todos, não se pode fazer seleção. “Que os cristãos – advertiu – não se contentem em estar na lista de convidados”, pois seria “como estar fora da festa”.

“As leituras do dia – disse o Papa no início da homilia – nos mostram a carta de identidade do cristão”, sublinhando a seguir que “antes de tudo, a essência cristã é um convite: somente nos tornamos cristãos se somos convidados”. Trata-se, portanto, de “um convite gratuito” para participar, “que vem de Deus”. Para entrar nesta festa, “não se pode pagar: ou és convidado ou não podes entrar”. Se “na nossa consciência não temos esta certeza de sermos convidados”, então “não entendemos o que é um cristão”:
LEIA MAIS:

Mártires maristas, intercessores e modelos

6 de novembro: memória dos mártires na Espanha 05/11/2013:
 
Casa Geral Estimados irmãos e amigos maristas.
 
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

Audiência: "Sem amor, a solidariedade é vã"




Cidade do Vaticano (RV) – Mais de 80 mil pessoas lotaram a Praça S. Pedro na manhã desta quarta-feira para a Audiência Geral com o Papa Francisco.

Às 9h45, o Papa já estava na Praça para receber e retribuir o carinho dos fiéis. Por cerca de meia-hora, a bordo do seu jipe, Francisco abençoou a multidão, beijou as crianças e conversou com os inúmeros grupos.

Prosseguindo sua reflexão da semana passada, quando falou da “comunhão dos santos” que professamos no Credo, hoje aprofundou outro aspecto desta realidade, isto é, a comunhão nas coisas santas, ou seja, a comunhão dos bens espirituais nos sacramentos, nos carismas e na caridade.

A comunhão entre os cristãos cresce mediante a participação aos bens espirituais, explicou o Pontífice.
LEIA MAIS:

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ir. Miguel Ángel Espinosa Barrera

Diretor adjunto do Secretariado da Missão

25/10/2013: Casa Geral
O Conselho Geral nomeou o Ir. Miguel Ángel Espinosa Barrera, da Província do México Central, como diretor adjunto do Secretariado da Missão. O Secretariado da Missão é uma instância estratégica do Governo Geral para a animação, fortalecimento e articulação da missão marista em todos os níveis do Instituto Marista. Tem a responsabilidade de contribuir, com criatividade, audácia e profetismo, para a fidelidade e o desenvolvimento da missão marista de “tornar Jesus Cristo conhecido e amado pelas crianças e jovens”. Em face do apelo do Capítulo Geral XXI, o Secretariado é desafiado a contribuir para a construção da missão marista em um mundo novo, para que responda às vozes e apelos de evangelizar e educar a infância e juventude contemporâneas.Bem-vindo, Ir. Miguel Angel! Contamos muito com sua presença e serviço.
 
 
LEIA MAIS:

IRMÃOS HOJE

Entrevista com o Ir. Jean-Marie Batick

29/10/2013: Ilhas Salomão
A Comissão Internacional Irmãos Hoje se reuniu em Roma, em julho passado. Nessa oportunidade conversamos com alguns de seus membros. Hoje apresentamos a conversa que tivemos com o Ir. Jean-Marie Batick, do Distrito da Melanésia.
 
Fale-nos sobre vocêEu sou o Irmão Jean-Marie Batick e pertenço ao distrito da Melanésia, que inclui Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu e Nova Caledônia. Eu professei os votos como irmão marista em novembro de 1998 no Noviciado do Pacífico em Lomeri, Fiji. Depois da profissão fui fazer o escolasticado no Centro Marista da Ásia-Pacífico (MAPAC), nas Filipinas. Meu país de origem é Vanuatu. Atualmente trabalho como mestre de postulantes na Casa de Formação de Laumanasa, nas Ilhas Salomão. Eu também sou membro do Conselho Distrital da Melanésia.
leia mais:

Ir. James Pinheiro dos Santos

Entrevista com os membros da comissão internacional Irmãos Hoje

02/11/2013: Brasil
A Comissão Internacional Irmãos Hoje se reuniu em Roma, em julho passado. Nessa oportunidade conversamos com alguns de seus membros. Hoje apresentamos a conversa que tivemos com o Ir. James Pinheiro dos Santos, da Província Brasil Centro-Norte.
 
Fala-nos sobre você.
Sou brasileiro, do estado do Maranhão, de uma cidade chamada Balsas. Sou o mais novo de uma família de três filhos. O terceiro Irmão Marista da minha família. Os outros dois que são meus tios são : Ir. Joaci Pinheiro e Ir. Joarês Pinheiro. Vivo a vocação e missão na Província Brasil Centro-Norte desde 1999 quando ingressei no Instituto. Já atuei em algumas frentes de missão, entre elas destaco os Centros Maristas de Juventude e a Animação Vocacional, como coordenador provincial, da qual sou apaixonado e me interesso muito. Atualmente (2013-2015) me pediram o serviço na Superintendência de Organismos Provinciais, área executiva da Província que tem a missão de articular a Comissão de Formação e Vida Religiosa (Formação, Comunidades Religiosas, Jovens Irmãos, Irmãos de Meia Idade, Animadores Comunitários, Casas de Idosos, etc.), Comissão de Patrimônio e Espiritualidade Marista (Centros de Conservação Histórica, etc.) e o Comitê de Pastoral (Animação Vocacional, Evangelização e Laicato). Além dessa missão específica na Província, faço parte do Comitê temático de Vida Religiosa e Laicato na UMBRASIL, da Subcomissão de Irmãos da América e desta Comissão Internacional de Irmãos.
 leia mais: