segunda-feira, 14 de abril de 2014

NOSSA PÁSCOA


Os dias da Semana Santa nos proporcionam uma oportunidade para refletirmos sobre o que sustenta nossa vida, dá sentido a nossa existência e abre perspectivas novas, baseadas numa profunda esperança.

 

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQsiq9B8jF11UesuXYdmo8wN2fKEQtKB2vCdbCx1BBmk2df4lJvyg            Qual mensagem da Quinta-Feira Santa? Chama nossa atenção para a humildade, que tem sua expressão mais evidente no serviço, quer dizer, no ato de sermos servidores uns dos outros. O lava-pés não poderá restringir-se a um belo ato litúrgico. Quando Jesus disse “Eu lavei os seus pés, por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros” (João 13, 14.15), Ele não quis instalar uma cerimônia, um simples rito, e sim desejava suscitar, entre os discípulos e seus seguidores, uma nova maneira de ser, uma atitude de vida: estar na vida em razão do outro. O Papa Francisco, em sua exortação “Alegria do Evangelho”, chama isso de misericórdia, não uma do tipo de ter pena do outro, mas aquela que “escuta o clamor pela justiça e deseja responder com todas as suas forças” (n.º 188), isto é, “uma misericórdia que nasce a partir de uma fé autêntica - nunca cômoda ou individualista - mas que comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra (nossa casa comum) um pouco melhor depois da nossa passagem por ela, porque todos somos irmãos e irmãs.” (n.º 183).

 LEIA MAIS:


https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ8QjGPu6d9YUmAB8L_e_RE3FFfWbz2bH2I7B8Wl-IedQfH7yDw            Qual mensagem da Sexta-Feira Santa?

Chama nossa atenção para  entrega, doação, ato sublime do serviço. O serviço, prestado por Jesus à humanidade, mostra sua fidelidade irrestrita ao amor que doa a todo ser humano. Interessante é observar as três Marias (a mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena) que se encontram aos pés da cruz, junto com o discípulo predileto (João 19, 25-27), representando todos aqueles que são fiéis a Jesus, até o suplício. E ser fiel a Jesus só pode significar entregar-se ao outro sem restrições. Esta entrega, esta doação é o serviço que vai sustentar a sobrevivência da raça humana e de toda a criação. Esta é a Cruz, entendida como no brasão do nosso pastor Dom Aloísio Lorscheider que dizia: “In Cruce Salus et Vita”: Na Cruz a Salvação e a Vida. Não a cruz como ponto final, fim de linha, mas Cruz em todo seu dinamismo, abrindo oportunidades para algo profundamente diferente, totalmente novo: VIDA.

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSwrrnUHyD09G2CqnMbskLMDdyzHnaaFlxHN2_NRgD9o62nUfqjQual mensagem da Ressurreição? Abre nosso horizonte para novas perspectivas: vida verdadeira. Como entendê-la? Jesus se refere a ela como “vida em abundância” (João 10, 10). Somos conscientes de que somente haverá esta vida em abundância, quando houver serviço mútuo como entrega ao outro, quando proporcionamos e recebemos salvação: “Deus me dá uma tal confiança na misericórdia d’Ele, que a esperança tem sempre em mim a última palavra, mesmo nos momentos em que mais claras se tornam a minha fraqueza e incorrigível mediocridade. Não consigo duvidar, um instante, da salvação, mesmo porque, em rigor, o céu já começou ...” (Dom Helder Camara).

 

 

O tríduo pascal se completou:

 

SERVIÇO em forma de DOAÇÃO para gerar VIDA.

 

 

Valores universais, atemporais, ultrapassando todos os limites, barreiras, religiões, infiltrando em todas as culturas e pensamentos que propõem vida. Tratam, portanto, da maneira única da humanidade e de toda a criação garantirem seu futuro, tornando-se respiráveis e sobreviventes.

 

 

QUE A PÁSCOA DE TODAS E TODOS ESTEJA REPLETA

DE ESPERANÇA E VIDA!

 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSTIVb-7O0rEyf7au83S6qcfv4sgZSTDBkV8zr6XeUCSxxjTNqO

Semana Santa 2014,

 

Coordenação MFPC-Ceará,

Geraldo-Claudete,

Rosa – Carlos

Aroldo - Margarida

Nenhum comentário:

Postar um comentário