quinta-feira, 27 de junho de 2013

UMBRASIL participa da XXIII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados e da Iniciativa Permanente Niñ@Sur

A União Marista do Brasil (UMBRASIL) participou, de 11 a 13/6, em Montevidéu (Uruguai), da XXIII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Cancelarias do MERCOSUL e Estados Associados e de sua Iniciativa Permanente para os Direitos de Crianças e Adolescentes Niñ@sur.

No âmbito da XXIII Reunião se realizou o seminário “Pensar a Educação em Direitos Humanos como Politica Pública” que trouxe, especialmente, o debate sobre a importância do tema da educação em direitos humanos como condição para afirmação e aprimoramento dos modelos de democracia nos países da região.
 
A institucionalização de crianças e adolescentes e o direito à convivência familiar e comunitária foi um dos temas debatidos, com a participação da Relatora para a Infância da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Rosa Ortiz, acerca do próximo informe sobre os direitos de crianças e adolescentes à família e às instituições de cuidado e proteção.
 
Outras relevantes discussões foram implementadas no âmbito da Iniciativa Permanente Niñ@sur, como reponsabilidade penal adolescente e alternativas à privação de liberdade e crianças e adolescentes migrantes. A Red Latinoamericana y Caribeña por la Defensa de los Derechos de los Niños, Niñas y Adolescentes (REDLAMYC) apresentou carta à Iniciativa Niñ@sur, externando sua preocupação com a onda de propostas de redução da maioridade penal que tem ocorrido em alguns países da região.
 
A Iniciativa Permanente Niñ@sur tem como objetivo aprofundar a construção de políticas regionais em matéria de proteção dos Direitos Humanos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A UMBRASIL foi representada pela assessora da Área de Missão/Solidariedade, Leila Paiva, e contou também com a participação de Jimena Djauara, articuladora da Rede Marista de Solidariedade do Grupo Marista.
 
FONTE: http://www.umbrasil.org.br/?p=3813

Nenhum comentário:

Postar um comentário