quinta-feira, 6 de junho de 2013

6 DE JUNHO: FESTA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT
Quinta-feira - 6 de junho de 2013
                                                  
Nesta quinta-feira, 6 de junho, celebra-se o Dia de São Marcelino Champagnat. Nascido no dia 20 de maio de 1789, na França, Champagnat era um homem cujo pensamento ia além das ideias educacionais do seu tempo, demonstrando ser um excepcional educador da juventude.

Champagnat nasceu em uma família cristã, assim que a Revolução estourou na França. Sua mãe e sua tia despertaram nele uma fé sólida e a devoção à Maria. Seu pai o ensinou sobre o gosto pelo trabalho e pelo senso de responsabilidade. Aos 14 anos, quase sem nenhuma escolaridade, Marcelino decide entrar para o seminário e inicia uma etapa de estudo e crescimento pessoal e espiritual.

Impactado pelo abandono cultural e espiritual da sociedade naquela época, sentiu-se impulsionado a fundar uma Instituição para fomentar a educação de crianças e jovens, transformando-os de simples camponeses em educadores.

Após sua ordenação sacerdotal, em 1816, Champagnat foi designado à cidade de La Valla, na França. Lá fundou a primeira comunidade Marista – Irmãos de Maria – na qual jovens de 15 a 18 anos aprenderam a leitura, a escrita, a aritmética, a oração e a vivência do Evangelho no cotidiano.

Contemplando aspectos da vida do fundador, firmada nos valores de simplicidade, amor ao trabalho, justiça, presença significativa, espiritualidade e espírito de família, nascia a Instituição Marista. Uma instituição sonhada e construída pelas mãos de São Marcelino Champagnat.

Quando morreu, em 6 de junho de 1840, sua "Família Marista" já contava com 290 Irmãos atuando em 48 escolas primárias. Atualmente, o trabalho de educação e evangelização é realizado em 79 países e atende aproximadamente 500 mil crianças e jovens.

Em 1999, o Papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat, reconhecendo-o como santo da Igreja Católica, padroeiro da educação e dos professores. Sua festa é celebrada no dia 6 de junho, data de seu falecimento.

Toda a obra Marista no mundo deve-se ao sonho e ao trabalho de um homem que, mesmo em meio às dificuldades, lutou pela causa em que acreditava. Em nome desta causa celebremos juntos a Festa de São Marcelinho Champagnat e peçamos que ele continue abençoando esta grande obra.

Oração à ChampagnatSão Marcelino, rogai por nós; fazei-nos perseverantes no bem; fazei frutificar o trabalho de nossas mãos em favor do evangelho, para que sigamos sempre os passos de Jesus e de Maria. "Tudo a Jesus por Maria, Tudo a Maria para Jesus."
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário