DEVOÇÃO À EUCARISTIA
1 - É para nós que o divino Salvador fica dia e noite sobre os altares; é para que possamos recorrer a Ele em todas as nossas necessidades.
2 - Se soubéssemos quanto são proveitosas as visitas ao Santíssimo Sacramento, ficaríamos sem cessar prostrados diante do altar.
3 - Afastar-vos da comunhão porque sois tentados é ceder, sem resistência, a vitória ao demônio.
4 - A comunhão freqüente é o grande meio de se abrasar de amor por Jesus, de fazer grande progresso na virtude e de assegurar a salvação.
5 - É aproximando-se com freqüência do divino Salvador que corrigimos nossos defeitos, que nos tornamos piedosos e adquirimos as virtudes.
6 - A perda que sofreis faltando à santa missa ou à comunhão é uma perda irreparável, uma perda infinita.
7 - É graça insigne gozamos da presença d’Aquele que faz a beatitude dos anjos e dos santos.
8 - Crede-me, meus Irmãos, satã teme as vigílias, os jejuns, as orações, mas ele teme sobretudo a santa missa e a comunhão.
9 - A santa missa, a comunhão, a visita ao Santíssimo Sacramento, a divina Eucaristia numa palavra, eis a primeira e a mais necessária de todas as devoções.
10 - Quando é que teremos a felicidade de dispor de uma capela e de possuir Nosso Senhor? Espero que este favor nos será concedido um dia; mas então, saberemos nós apreciá-lo convenientemente’? (La Valla).
11 - Uma boa primeira comunhão é penhor de salvação, eu ousaria dizer sinal de predestinação, é um pé no céu.
12 - A comunhão nunca fica sem fruto quando se está isento de faltas mortais.
13 - Não deveis imaginar que não retireis fruto algum da comunhão porque não percebeis o progresso que fazeis na virtude.
14 - A comunhão serve pelo menos para vos conservar em estado de graça e aproximar-vos de Jesus, o que não é pouca coisa.
15 - A presença divina, embora velada para nós no Santíssimo Sacramento não é menos digna de nosso respeito e adoração.
16 - Não deveis nunca sair de uma casa onde se conserva o Santíssimo Sacramento sem pedir a bênção a Nosso Senhor. De volta a esta casa ou quando ides a uma paróquia, vossa primeira visita deve ainda ser ao Santíssimo Sacramento.
17 - Nada aflige tanto o Coração divino quanto a nossa ingratidão por um tal benefício (a Eucaristia), nossa indiferença em visitá-lo e em pedir-lhe suas graças.
18 - É precisamente porque sois imperfeitos que eu quereria ver-vos comungar amiúde, pois a Eucaristia é o meio mais eficaz para vos retirar da tibieza em que estais.
19 - Deixar de comungar sob o pretexto de que não se é bastante fervoroso ou que há faltas leves a se exprobrar, é reparar uma falta por outra maior.
20 - Os santos sabiam que Jesus Cristo é a fonte de todas as graças; também, quando tinham algum assunto difícil a tratar, recorriam ao Santíssimo Sacramento.
21 - Era mediante prolongados colóquios com Nosso Senhor que os santos convertiam os pecadores e obtinham êxito em tudo o que empreendiam para a glória de Deus.
22 - A comunhão freqüente é o grande meio de se abrasar de amor por Jesus, de fazer grandes progressos na virtude e de assegurar a salvação.
23 - A santa missa, a comunhão, a visita ao Santíssimo Sacramento, a divina Eucaristia numa palavra, eis a primeira e mais necessária de todas as devoções. É pela cruz e os sofrimentos que Jesus Cristo remiu as almas e nós pretendemos trabalhar na salvação delas pelas delícias, pelas satisfações da natureza? Com tais sofrimentos, será de estranhar que façamos tão pouco bem e que nosso ministério seja quase estéril?
FONTE: LIVRO PENSAMENTOS DE CHAMPAGNAT - IRMÃO FAUSTINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário