sexta-feira, 5 de abril de 2013

A caminho para a Conferência Geral - 3

Tema e lugar da Conferência

 
05/04/2013: Casa Geral
Tanto o lema como o subtítulo foram propostos pelo Conselho geral e entregues ao Setor de Comunicações e Imagem Institucional da Província do Brasil Centro Sul, que elaborou um logo deles decorrente. Aqui vão alguns comentários:
A expressão  “DESPERTAREI A AURORA” aparece nos salmos 57(56), v.8-9  e 108(107), v. 2-3, quase com as mesma palavras:
Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme: cantarei e tocarei. Desperta, honra minha! Despertai cítara e harpa! Despertarei a aurora.
  A AURORA expressa a busca de novos horizontes, de um mundo novo que queremos construir.  DESPERTAR A AURORA coloca-nos numa postura ativa e dinâmica. O BRILHO DA AURORA faz referência ao subtítulo da Conferência: é um facho de luz que ilumina as representações das figuras humanas e dá um tom vibrante e otimista ao conjunto.
 
Normalmente, a aurora é a que desperta o poeta para que entoe cânticos em honra do Senhor; aqui é o poeta que se adianta à aurora, porque não pode conter o júbilo que o sufoca. É tempo de despertar, depressa, para expressar a passagem do medo à alegria, do pesadelo à serenidade, do clamor à ação de graças. E o salmista o faz com uns versos que brilham por sua intensidade e beleza. Ao despertar a aurora, tem que despertar-se a si mesmo, despertar toda a dignidade que havia ficado escondida pelo medo diante das ameças.
O GLOBO TERRESTRE traduz o conceito de internacionalidade (implica todo o mundo marista) e de unidade (encontro de representantes de todas as Províncias). As silhuetas dos CONTINENTES representam figuras humanas com um certo movimento: somos nós e nossas ações que construimos um mundo novo.
 
As imagens de CRIANÇAS E JOVENS indicam os destinatários da nossa missão marista e reforçam a perspectiva do encontro: há futuro porque há muita vida pela frente. O PROFETA, representado de maneira dinâmica e amistosa, converte-se em profeta da esperança: Seus braços abertos significam a acolhida, a inclusão; ao estarem em forma de cruz ressaltam a dimensão cristã. Tal é a MISSÃO MARISTA: olhando com os olhos das crianças abrimo-nos a um mundo novo e esperançoso.

192 visualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário