Profissões perpétuas
Entre dezembro 2013 e janeiro 2014 o Distrito Marista da África do Oeste testemunhou com alegria a profissão perpétua de 6 jovens Irmãos: Augustine Teye Naatey (Gana) no dia 21 de dezembro, Anthony Doe Siryeh (Libéria) e Brendane Tombir (Camarões) no dia 28 de dezembro.
No dia 4 de janeiro de 2014, os irmãos Nadji Frederic, Ngardoum Succès e Ngaro Alfred, do Tchad, fizeram sua profissão perpétua no Instituto dos Irmãos Maristas. A missa foi presidida pelo bispo Djitangar Edmond, da diocese de Sarh, por 20 sacerdotes e dois diáconos.
LEIA MAIS:
Os leigos apareceram em grande número, cerca de 2000, de tal modo que não havia lugar para todos, embora a cerimônia tivesse sido realizada ao ar livre. Dois corais animaram maravilhosamente a missa, um no dialeto local e outro em francês. Como de hábito, vários ritos, apresentados durante a eucaristia, acompanharam a profissão final. Um breve relato histórico sobre os Irmãos Maristas foi lido para a assembleia presente.
Em sua homilia, o Bispo iniciou agradecendo os Irmãos por seu testemunho bem como os pais dos Irmãos que se ofereceram voluntariamente à Igreja. Recordou aos Irmãos e a todos os presentes que Deus chama quem, quando e como Ele quer. Quem for chamado de justo deve aceitar e se colocar a serviço de Deus. Concluiu o sermão desafiando os Irmãos Fred, Succès e Alfred a serem modelos de paciência e coragem para os jovens; a lhes ensinar a ter sempre em suas vidas um lugar para Jesus e recorrer a Ele nos momentos de alegria e de tristeza.
Após a homilia, os Irmãos fizeram individualmente sua profissão perpétua e receberam o crucifixo do Superior do Distrito, Ir. Francis Lukong. Em seguida vieram as orações e a procissão do ofertório que duraram mais de 30 minutos. O resultado da coleta do ofertório e os presentes recebidos foram doados à comunidade dos Irmãos. Cada Irmão, durante a procissão do ofertório, recebeu uma pomba oferecida pelas famílias, que foram imediatamente libertadas como sinal de paz.
Logo após o final da missa, os novos Irmãos professos se consagraram à Virgem Maria como é tradição no Instituto. O Ir. Martin Sarobe dirigiu uma palavra de agradecimento logo após a bênção final. Ele agradeceu a todos os presentes pela participação ativa durante a cerimônia; agradeceu a Deus, às famílias dos Irmãos, aos religiosos e autoridades, e finalmente a todos os leigos por sua significativa participação.
Após a missa, houve uma recepção na paróquia para alguns convidados, enquanto os demais foram recebidos pelas famílias de vários Irmãos. Concluindo, a cerimônia foi muito bem sucedida, dando graças a Deus pelo dom das vocações dos Irmãos Frederic, Succès e Alfred ao Instituto dos Irmãos Maristas.
- See more at: http://www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3125#sthash.0GDatmT2.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário