sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PAPA FRANCISCO

O apoio do Papa aos doentes e a quem os assiste




RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) – No final da audiência geral de quarta-feira, 26, na Praça São Pedro,
o Papa Francisco saudou o grupo de cerca de 300 congressistas, autoridades acadêmicas e doentes presentes para assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado anualmente no último dia de fevereiro.

“Auspicio que os pacientes e as suas famílias sejam adequadamente apoiados em seu percurso, nada fácil, tanto no campo médico como legislativo”, disse Francisco. O grupo estava acompanhado por Dom Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma e encarregado da Pastoral da Saúde.


LEIA MAIS:

QUARESMA 2014


Atualidades
padre-Brendan200A Igreja Católica iniciará na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março o Tempo da Quaresma que termina na Quinta-feira Santa na celebração da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. A palavra Quaresma vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecede a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo da Páscoa. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove a Campanha da Fraternidade desde 1964, como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. Este ano a CF tem como tema “Tráfico Humano e Fraternidade” e como lema “É para liberdade que Cristo nos libertou”. O período da Quaresma é reservado para a reflexão e a conversão espiritual. Católicos são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Somos convidados a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, lendo a Palavra de Deus, orando e praticando boas obras. Em termos práticos, a Quaresma é o tempo de perdão e de reconciliação fraterna. É tempo de retirar de nossos corações todo ódio, rancor, inveja e tudo o que se opõe ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Temos três grandes linhas de ação a seguir durante a Quaresma: a oração, a penitência e a caridade.

leia mais:

O vergonhoso comércio de seres humanos


geovane2012-1Por Pe. Geovane Saraiva*

O comércio de seres humanos é a violação da grandeza dos filhos de Deus, no cerceamento da liberdade e no ignóbil desprezo daquilo que é inexprimível e insondavelmente sagrado, à dignidade dos filhos de Deus. Que nossa súplica seja fervorosa pelos que passam pelo doloroso flagelo do tráfico humano, uma vez que os temos como irmãs e irmãos, todos, filhos do mesmo Pai que está no céu; ao mesmo tempo em que somos chamados a uma grande cruzada e compromisso, no sentido de superar esta chaga, que envergonha a comunidade dos filhos de Deus e toda a sociedade.

É em Nosso Senhor Jesus Cristo, nascido em condição humana, mas que carregou consigo a missão de renovar inteiramente a humanidade, já no início experimentou com seus pais, Maria e José, uma enorme aflição, na condição de refugiado, que vamos encontrar forças para perseguir este tema, Fraternidade e Tráfico Humano, proposto pela Igreja no querido Brasil neste ano de 2014. Ele passou pela dor da paixão, manifestou aos homens sua misericórdia e seu perdão infinito. No mistério pascal, ofereceu a vida eterna, quando gloriosamente partiu para o mais alto céu, abriu-nos a cancela da eterna felicidade.

leia mais:

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PAPA FRANCISCO:

"Seguir Jesus para conhecê-Lo"




Cidade do Vaticano (RV) – “É sendo discípulo e não estudioso, que se conhece Jesus”, disse na manhã dessa quinta-feira, 20, o Papa Francisco na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta. “Todo dia – explicou – Cristo nos pergunta quem Ele é para nós, mas podemos responder somente seguindo-O”.

“Para responder a esta pergunta, que todos sentimos em nosso coração, – ‘Quem é Jesus para nós’ – não é suficiente o que aprendemos no catecismo. É importante, sim, estudá-lo, mas não é suficiente. Para conhecer Jesus, é necessário fazer o caminho feito por Pedro: depois da humilhação, Pedro continuou com Jesus, viu seus milagres, viu seu poder; pagou os impostos como lhe disse Jesus, pescou um peixe, pegou-lhe a moeda da boca, viu muitos milagres como este. Mas a um certo ponto, Pedro renegou Jesus, o traiu e aprendeu a difícil ciência – a sabedoria – das lágrimas, do pranto”.


LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO:

uma fé sem obras não é fé




Cidade do Vaticano (RV) - “Uma fé que não dá fruto nas obras não é fé”: esta foi a afirmação com a qual o Papa Francisco iniciou sua homilia na Missa presidida esta manhã na Casa Santa Marta. O Papa ofereceu a celebração pelos 90 anos do Cardeal Silvano Piovanelli, Arcebispo emérito de Florença, agradecendo-lhe “pelo seu trabalho, seu testemunho e sua bondade”.

Em sua reflexão, o Pontífice recordou que o mundo é repleto de cristãos que recitam as palavras do Credo, mas não as colocam em prática. Ou de eruditos que catalogam a teologia numa série de possibilidades, sem que esta sabedoria tenha depois reflexos concretos na vida. É um risco para o qual S. Tiago já havia acenado dois mil anos atrás e que o Papa Francisco retomou na homilia, comentando o trecho da carta do Apóstolo. “A sua afirmação – observou – é clara: a fé que não dá fruto nas obras não é fé”:


LEIA MAIS:

sábado, 15 de fevereiro de 2014

LEI DOS HOMENS E LEI DE DEUS



Dom Alberto Taveira Corrêa

Adital
A vida em sociedade se torna cada vez mais complexa, exigindo uma série de leis e normas para regular o comportamento das pessoas e dos grupos. Não é novidade saber que um emaranhado de leis tantas vezes confunde os cidadãos, dificultando-lhes até manter-se em dia com suas obrigações. Para dar um exemplo, basta conversar com as pessoas que devem estar atualizadas quanto à legislação tributária e ver o quanto lhes é trabalhoso saber das ultimíssimas mudanças. Que se preparem os que devem preparar suas declarações de renda!

LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO


Encontro do Papa com os noivos: "Senhor, dai-nos o amor nosso de cada dia"



Cidade do Vaticano (RV) - Realizou-se em clima de festa e comoção, na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, na Praça São Pedro, a audiência especial do Papa Francisco aos noivos do mundo inteiro, no contexto do encontro "A alegria do Sim para sempre", promovido pelo Pontifício Conselho para a Família, no dia de São Valentim – bispo e mártir, data em que se celebra na Europa, e em vários países do hemisfério norte, o Dia dos Namorados.


LEIA MAIS:

IRMÃ DOROTHY, UMA VIDA DOADA


https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSd5KMtz9EDXDwifErHi-8Rqb0BChAwxOgmUtjlW4rFcRiTs5WeIrmã Dorothy chegou ao Brasil em 1966 e foi trabalhar na região da Amazônia desde a década de setenta, junto aos trabalhadores rurais da região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região.

leia mais:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Somos heróis? Não, somos apenas maristas

Mensagem dos Maristas de Alepo


Da Síria vem-nos este significativo texto a RCL. Trata-se da Mensagem dos Maristas de Alepo para a Assembleia Provincial. Pessoas que estão em regiões do mundo em que ninguém quereria estar, sustentando a esperança e oferecendo amor e solidariedade, em meio dos que sofrem. Educadores católicos trabalhando para que mais de 3 milhões de crianças sírias não se tornem geração perdida. Convidamo-los a ler e a rezar muito por seu trabalho... e por suas vidas.

 “Paz e Esperança de Alepo… Quereríamos estar entre vocês, na Assembleia Provincial. Fomos convidados a participar por meio do Skype ou Webex, mas isso não foi fácil. Agradecemos a Pascal e a Edouard que transmitiram muito bem nossos sentimentos e nossos pedidos por meio da oração que prepararam.

LEIA MAIS:

ENCONTRO ANUAL DA FAMILIA MARISTA

Os quatro Conselhos Gerais Maristas refletem sobre interculturalidade

De 16 a 18 de janeiro, os Conselhos Gerais dos quatro ramos da Família Marista (Padres Maristas, SM; Irmãs Maristas, SM; Irmãs Missionárias, SMSM; e Irmãos Maristas, FMS) realizaram sua reunião anual no Centro SVD Ad Gentes para Formação e Espiritualidade na cidade de Nemi, ao sul de Roma.

 Enfocando o tema “Regozijando-nosda riqueza da nossa realidade internacional/ multicultural ... em que o mundo deve acreditar”, o encontro foi aberto por cada Superior Geral destacando eventos significaticos realizados em cada Congregação durante o ano passado.

LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO


Educar requer amor, preparo e coerência, afirma Francisco aos membros da Congregação para a Educação Católica



RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – No final da manhã desta quinta-feira, o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes da Plenária da Congregação para a Educação Católica, em andamento no Vaticano.

Como faz habitualmente, o Pontífice salientou três pontos em seu discurso. O primeiro disse respeito ao valor do diálogo na educação.

Francisco recordou que Jesus iniciou a anunciar a boa nova na “Galileia dos gentios”, encruzilhada de pessoas de diferentes raças, culturas e religiões. “De certa maneira, aquele contexto se assemelha ao mundo de hoje. As mudanças profundas que levaram à difusão de sociedades multiculturais requerem dos que atuam no setor escolar e universitário que empreendam itinerários educativos de confronto e de diálogo, com uma fidelidade corajosa e inovadora que saiba promover o encontro entre a identidade católica com as várias ‘almas’ da sociedade multicultural”, analisou o Papa.

leia mais:

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

NOVAS POSTAGENS - SEGUNDA-FEIRA - 10/02/2014



Papa Francisco, uma chave de leitura de seu Magist�rio

EM TORNO DA MESMA MESA

VI Encontro de Leigos da Venezuela

07/02/2014: Venezuela
Num ambiente de família e cheio de diversidade, entre os dias 17 a 19 de janeiro, nos reunimos na Casa de Formação Marista para celebrar VI Encontro de Leigos da Venezuela, com a participação de representantes de San José, San Vicente, Tucupita, João XXIII, Champagnat, Misael Vílchez, Manuel Puchi Fonseca, Ildefonso.
Tivemos alguns dias para avaliar, deixar-nos iluminar por nossos documentos do laicato e o caminhar do Instituto, dias que foram alimentados pela partilha de vida, orações e celebrações que nos convidavam a prosseguir para novas terras.

LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO:


"Cristãos não ajam como privilegiados"



Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco se inspirou no martírio de São João Batista em sua reflexão na homilia da missa matutina, na Casa Santa Marta.

O verdadeiro cristão é como o Batista: segue o caminho da humildade sem se apropriar da profecia. A liturgia desta sexta-feira, 7, narra que Herodes mandou matar João para contentar o amante Herodíades e os caprichos de sua filha. “João, observou o Papa, é um homem que viveu pouco, teve pouco tempo para anunciar a Palavra de Deus e terminou mal sua vida, na corte de Herodes”:


leia mais:

Primeiro consistório de Francisco debaterá o tema da família

01-consitrio500Durante o anúncio dos novos cardeais, no domingo, 12, o papa Francisco disse que reunirá o Colégio Cardinalício para debater o tema da família. O consistório está marcado para o dia 22 de fevereiro, no Vaticano, data em que se celebra a Festa da Cátedra de São Pedro. Na cerimônia, os nomeados receberão o título, o capelo e o anel.

Entre os 19 cardeais nomeados, estão dom Lorenzo Baldisseri que por quase dez anos foi núncio apostólico no Brasil e o brasileiro, dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).

leia mais:

Novos tempos na Igreja?


padre-Brendan200Nos últimos anos houve uma diminuição dramática no número de católicos praticantes que freqüentam regularmente o Sacramento da Reconciliação, conhecido comumente como “confissão”. Isso é especialmente o caso entre os jovens. Há vários motivos para isso: a) muitos católicos, especialmente os mais jovens, não conhecem bem o catecismo acerca do sacramento; b) hoje o senso de pecado mudou (para não dizer que quase desapareceu!) com muitas coisas anteriormente consideradas pecados não sendo mais vistas assim. Isto é especialmente verdade na área da moralidade sexual; c) muitos católicos acreditam que a teologia moral não acompanhou os novos descobertos médicos e biológicos e não oferece respostas adequadas para estes problemas (não aceitam a orientação da Igreja nessas áreas); d) outros acham que a confissão é uma maneira que a Igreja tem de exercer controle sobre os fiéis; e) outros ainda afirmam que se confessam diretamente a Deus; f) certos católicos afirmam que não gostam da confissão porque os padres fazem perguntas demais no confessionário; g) há católicos que não querem confessar com padres achando psicólogos melhores preparados para consultar sobre os problemas da vida (embora psicólogos não possam perdoar pecados!); h) para muitos católicos sua primeira confissão foi sua última. De qualquer forma é um fato indiscutível que muitos católicos confessam raramente hoje. Quando melhor se conhece o sacramento da Reconciliação, mais se aprecia este verdadeiro dom de Deus à sua Igreja.

leia mais:

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ENTREVISTA

Entrevista com o Ir. Vigário-Geral, Joe Mc Kee
27/01/2014: Casa Geral
No mês de dezembro passado, o Ir. Joseph Mc Kee, Vigário-Geral, visitou a Província de Santa Maria dos Andes. Animou dois retiros, um na Bolívia e outro no Peru. Esteve também no Chile, onde teve um encontro com diretores das obras maristas e participou da Assembleia dos Irmãos e do Conselho Provincial.
O site marista do Chile (http://www.maristas.cl) aproveitou a ocasião e realizou uma entrevista com o Ir. Joe. Transcrevemos a seguir parte dessa entrevista.

LEIA MAIS:

Deus chama quem Ele quer, quando e como Ele quer


Profissões perpétuas

03/02/2014: Chade
Entre dezembro 2013 e janeiro 2014 o Distrito Marista da África do Oeste testemunhou com alegria a profissão perpétua de 6 jovens Irmãos: Augustine Teye Naatey (Gana) no dia 21 de dezembro, Anthony Doe Siryeh (Libéria) e Brendane Tombir (Camarões) no dia 28 de dezembro.
No dia 4 de janeiro de 2014, os irmãos Nadji Frederic, Ngardoum Succès e Ngaro Alfred, do Tchad,  fizeram sua profissão perpétua no Instituto dos Irmãos Maristas. A missa foi presidida pelo bispo Djitangar Edmond, da diocese de Sarh, por 20 sacerdotes e dois diáconos.

LEIA MAIS:
Papa Francisco, uma chave de leitura de seu Magist�rio

PAPA FRANCISCO:

Pedir a graça de morrer na Igreja, na esperança e deixando a herança de uma vida cristã



Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco celebrou a missa na manhã desta quinta-feira, na Casa Santa Marta, no Vaticano, e em sua homilia refletiu sobre o mistério da morte. O Santo Padre convidou os fiéis a pedirem a Deus três graças: a graça de morrer na Igreja, morrer na esperança e morrer deixando como herança o testemunho cristão.

Comentando a primeira leitura da liturgia de hoje que fala sobre a morte de Davi depois de uma vida a serviço de seu povo, Francisco sublinhou que Davi morreu "no seio de seu povo". Ele viveu até a morte "a sua pertença ao Povo de Deus. Ele pecou. Ele mesmo se diz pecador, mas nunca abandonou o Povo de Deus", sublinhou o Santo Padre que acrescentou:
LEIA MAIS: