sábado, 27 de dezembro de 2014

Mais um ano chega ao fim

Mais um ano chega ao fim. Para alguns marcados por extrema alegria, para outros embargados de dor. Nesse momento é hora de refletir.
Como foi nosso ano? Conseguimos conquistar nossos ideais? Será que realmente lutamos por eles?
Demos o abraço que nosso irmão tanto queria, ou viramos as costas não se importando com ele? Pedimos perdão pelas nossas falhas, ou o orgulho não deixou? Fomos amigos e companheiros com nosso colega de trabalho, ou simplesmente fazíamos nosso trabalho sem se importar com o outro tão perto de nós? Estivemos presente na vida de nossos filhos, de nossos maridos, esposas?

Enfim, depois de tantas perguntas nos vêm mais uma pergunta: será que teremos uma outra chance? Para um pedido de desculpas, uma reconciliação, uma dúvida não respondida, um amor encontrado, uma dor desaparecida, um grito de alívio, um beijo, um abraço que não foi dado?
Meu Deus… nos dê forças, nos dê saúde, nos dê a chance de fazer o que deveria ser feito, consertar nossos erros, de sermos amigos, companheiros, compreensivos, mãe, pai, filha, filho, esposa, esposo.
Nos dê a chance de viver cada vez mais o amor verdadeiro de Cristo.
Para ser feliz no próximo ano:
Ame tudo que você faz e faça com amor!
Siga suas paixões!
Escute seu coração!
Crie sua realidade!
Conheça suas habilidades!
Confie em você e na sua intuição!
Faça seus dias felizes!

Discurso do Papa Francisco à Cúria Romana – texto integral

Discurso do Papa Francisco à Cúria Romana – texto integral

Papa Francisco discursa à Cúria Romana - AP
23/12/2014 05:47
Publicamos abaixo o discurso integral proferido pelo Papa à Cúria Romana em 22 de dezembro de 2014:

“Tu estás acima dos querubins, tu que transformaste a miserável condição do mundo quando te fizeste como nós” (Santo Agostinho).

LEIA MAIS:

 

PAPA FRANCISCO

Testemunhar Jesus com coerência

Papa Francisco durante a alocução do Ângelus - RV
26/12/2014 01:51
26 de dezembro, Dia de Santo Estevão, Angelus do Papa Francisco na Praça de S. Pedro:

“...hoje a liturgia recorda o testemunho de Santo Estevão. Escolhido pelos Apóstolos juntamente com outros seis, para a diaconia da caridade na comunidade de Jerusalém, ele transforma-se no primeiro mártir da Igreja. Com o seu martírio, Estevão honra a vinda ao mundo do Rei dos reis, oferecendo-lhe o dom da sua própria vida. E, assim, mostra-nos como viver em plenitude o mistério do Natal.”
LEIA MAIS:

 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FELIZ NATAL! ATÉ BREVE.

RECESSO NATALINO. NOVAS POSTAGENS A PARTIR DE 26/12/2014!

FELIZ NATAL!


VEM, SENHOR!


DECRETOS DE NATAL

Frei Betto
Adital
Fica decretado que, neste Natal, em vez de dar presentes, nos faremos presentes junto aos famintos e excluídos, como propõe o papa Francisco. Papai Noel será malhado como Judas e, lacradas as chaminés, abriremos corações e portas à chegada salvífica do Menino Jesus.
Fica decretado que encantaremos as crianças de mistérios ao professar o Deus que se fez homem entre nós. Não mais recorreremos ao velho barbudo de sorriso ridículo, e sim aos relatos bíblicos que narram o mais singular de todos os fatos históricos: em Belém, Deus se tornou humano para que possamos nos tornar divinos.
Por trazer a muitos mais constrangimentos que alegrias, fica decretado que o Natal não mais nos travestirá no que não somos: neste verão escaldante, arrancaremos da árvore de Natal todos os algodões de falsas neves; trocaremos nozes e castanhas por frutas tropicais; renas e trenós por carroças repletas de alimentos não perecíveis; e se algum Papai Noel sobrar por aí, que apareça de bermuda e sandália.
LEIA MAIS:

 

PAPA FRANCISCO:

estar atento ao Senhor que passa nesse natal

2Palavras pronunciadas pelo Papa Francisco no Angelus desse domingo

ROMA, 21 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) – Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje, quarto e último domingo do Advento, a liturgia quer nos preparar para o Natal que já está às portas nos convidando a meditar o relato do anúncio do Anjo a Maria. O arcanjo Gabriel revela à Virgem a vontade do Senhor de que ela se torne a mãe do seu Filho unigênito: “Conceberás um filho, lhe dará à luz e o chamará Jesus. Será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1, 31, 32). Fixemos o olhar sobre esta simples jovem de Nazaré, no momento em que se torna disponível à mensagem divina com o seu “sim”; colhamos dois aspectos essenciais de sua atitude, que é para nós modelo de como se preparar para o Natal.
 LEIA MAIS:

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


PAPA FRANCISCO

Papa em Santa Marta: A Igreja seja mãe e não empresária. O poder faz-nos estéreis

Papa Francisco durante a Missa em Santa Marta - OSS_ROM
19/12/2014 11:58

A Igreja seja mãe e não empresária. O poder faz-nos estéreis. Esta a afirmação do Papa Francisco na Missa matinal na Casa de Santa Marta na sexta-feira, dia 19 de dezembro, a última deste ano de 2014. 
LEIA MAIS:

MENSAGEM DE NATAL


NOITE FELIZ! CUIDADO .....



O artigo que segue abaixo foi escrito por nosso colega GERARDO CAMPOS
em 1999 e publicado no Jornal O POVO.
Continua extremamente atual, lamentavelmente!
NOITE FELIZ!    CUIDADO .....
            
 Meninos de rua! Ainda hoje, não há lugar para eles. Nem manjedoura ... . Daí o problema que a sociedade, omissa numa solução pelo amor integrá-los à sociedade o mais rápido possível, exclamam políticos influentes. Preocupação justíssima a ser traduzida em atos e com a máxima urgência!
            Alguns questionamentos de dimensões éticas e antropológicas se fazem necessários, para provocar dúvidas capazes de gerar com o tempo um compromisso libertador!
LEIA MAIS:
 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


Jesus nasce numa família – o Papa na audiência geral



Papa Francisco - ANSA

17/12/2014 12:28

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, manhã fria mas cheia de sol em Roma. O Santo Padre completa neste dia 78 anos e na Praça de S. Pedro largos milhares peregrinos saudaram carinhosamente o Papa Francisco para a última audiência geral deste ano. Tema da Catequese desta quarta-feira: A Família de Nazaré – uma meditação do Santo Padre incluída no caminho comum que nos levará ao Sínodo dos Bispos de outubro próximo.
LEIA MAIS:


PAPA FRANCISCO:

desumanos terroristas que não param nem sequer perante as crianças

Estudantes de Peshawar, no Paquistão - EPA
17/12/2014 12:38
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

Ponto de viragem nas relações entre Cuba e Estados Unidos. A satisfação do Papa Francisco

Barack Obama e Raul Castro - ANSA
18/12/2014 09:33
 “O Papa Francisco deseja exprimir a sua mais viva satisfação pela histórica decisão dos Governos dos Estados Unidos e de Cuba de restabelecer relações diplomáticas, com o fim de superar, no interesse dos respectivos cidadãos, as dificuldades que marcaram a sua história recente”, informou numa nota a Secretaria de Estado do Vaticano, no fim da tarde desta quarta-feira (17/12).
LEIA MAIS:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014


Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2015



JÁ NÃO ESCRAVOS, MAS IRMÃOS
1.      No início dum novo ano, que acolhemos como uma graça e um dom de Deus para a humanidade, desejo dirigir, a cada homem e mulher, bem como a todos os povos e nações do mundo, aos chefes de Estado e de Governo e aos responsáveis das várias religiões, os meus ardentes votos de paz, que acompanho com a minha oração a fim de que cessem as guerras, os conflitos e os inúmeros sofrimentos provocados quer pela mão do homem quer por velhas e novas epidemias e pelos efeitos devastadores das calamidades naturais. Rezo de modo particular para que, respondendo à nossa vocação comum de colaborar com Deus e com todas as pessoas de boa vontade para a promoção da concórdia e da paz no mundo, saibamos resistir à tentação de nos comportarmos de forma não digna da nossa humanidade.
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO:

A salvação é um coração humilde que confia em Deus

- OSS_ROM
16/12/2014 01:11
A salvação é um coração humilde que se entrega a Deus – esta a principal mensagem do Papa Francisco na missa de terça-feira dia 16 de dezembro na Capela da Casa de Santa Marta. A humildade salva o homem aos olhos de Deus, a soberba perde-o. A chave está no coração.
LEIA MAIS:

Pesquisa mundial revela onde o Papa Francisco é mais querido

O prestigioso Pew Research publicou os resultados de uma pesquisa realizada durante dois anos e que revela os lugares onde o Papa Francisco é mais querido, que, de acordo com estes resultados, tem uma aprovação global de 60% e uma perspectiva desfavorável de 11%.
A reportagem está publicada no sítio da ACIPrensa, 11-12-2014. A tradução é de André Langer.
A Polônia, terra de São João Paulo II, é o país que ocupa o primeiro lugar na aprovação do Papa, com 92%. Em segundo lugar estão, empatados, a Argentina, terra natal do Santo Padre, e a Itália, ambos com 91%.
A Europa e a América Latina são os dois continentes que registram a maior aceitação de Francisco, com 84% e 72%, respectivamente.
LEIA MAIS:
 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014


ISRAEL:


- RV

Padre Joaquim Carreira declarado “Justo entre as Nações”

15/12/2014 03:46
O padre português Joaquim Carreira foi vice-reitor e reitor do Colégio Pontifício Português entre 1940 e 1954. Foi nesse período durante a segunda guerra mundial que concedeu abrigo a hebreus. O monsenhor Joaquim Carreira ofereceu abrigo a várias pessoas perseguidas pelos nazis, incluindo três membros da família Cittone. No relatório da atividade do Colégio, o padre Carreira escreveu: “Concedi asilo e hospitalidade no colégio a pessoas que eram perseguidas na base de leis injustas e desumanas”.
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

Comunicar à pessoa toda, sem propor soluções apressadas - Papa aos membros da "TV 2000"

- ANSA
15/12/2014 03:53
 “Muitas vezes, a comunicação se submeteu à propaganda, às ideologias, para fins políticos ou económicos” – disse o Papa destacando a missão “difícil” dos media  católicos neste contexto. E prosseguiu afirmando que “O que faz bem à comunicação é, em primeiro lugar, a parresia, isto é, a coragem de falar com franqueza e liberdade.”
LEIA MAIS:

sábado, 13 de dezembro de 2014

VEM SENHOR!



VEM, SENHOR!
Não sorrias,
dizendo
que já estás conosco.
HÁ MILHÕES QUE NÃO TE CONHECEM.
E de que basta conhecer-Te,
de que adianta tua vinda,
se para os teus
a vida continua igual? ...
CONVERTE-NOS!
REVOLVE-NOS!
Que a tua mensagem
se torne carne de nossa carne,
sangue de nosso sangue,
                 razão de ser de nosso vida.
                 Que ela nos arranque
                 do comodismo,
                 da boa consciência!     
                 Seja exigente,
                 incômoda,
                 pois só assim
                 nos trará a paz profunda,
                a paz diferente,
      A TUA PAZ! ...           
                                            Dom Helder
                                                                                 (30-11-1969)

“A NOITE CARREGA A AURORA EM SEU SEIO” ou seja DEUS PEDE PASSAGEM

 O tempo que antecede à festa de Natal é marcado pela alegria, pela esperança. Somos cientes de que há de começar algo novo em nossas vidas.

Paira no ar uma nova proposta de vida, um jeito de conviver melhor uns com os outros, como canta Ivan Lins: “No novo tempo, apesar dos castigos, estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos prá nos socorrer, prá nos socorrer, prá nos socorrer.”
Invade-nos o desejo de que tudo aquilo que vai contra a vida dê lugar à realização dos nossos sonhos que sugerem um mundo melhor. Ressoa dentro de nós uma voz que almeja tranqüilidade, fraternidade, justiça, paz e amor.
LEIA MAIS:

 

PAPA FRANCISCO:

América Latina, continente da esperança

Missa em S. Pedro na Festa de N. S. de Guadalupe - OSS_ROM
13/12/2014 10:27

Era de festa o ambiente na Basílica de S. Pedro no final da tarde de sexta-feira dia 12 de dezembro. O Papa Francisco presidiu à celebração eucarística por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe e na sua homilia deixou uma mensagem clara: a América Latina é o continente da esperança. Os cantos da Misa Criolla do compositor argentino Ariel Ramirez animaram a celebração.
Na sua homilia, proferida em espanhol, o Papa Francisco começou por referir que Nossa Senhora de Guadalupe “converteu-se na grande missionária que levou o Evangelho à nossa América”. O Santo Padre afirmou ainda que pela intercessão da Santa Mãe de Deus a fé cristã passou a ser o mais rico tesouro dos povos americanos, pois Nossa Senhora não apenas visitou estes povos mas com eles quis permanecer:
“A Santa Mãe de Deus não apenas visitou estes povos, mas quis permanecer com eles. Deixou impressa misteriosamente a sua imagem sagrada no “manto” do seu mensageiro para que nos recordássemos sempre, tornando-se assim símbolo da aliança de Maria com estes povos, a quem confere alma e ternura.”
LEIA MAIS:

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014



INSTITUTO MARISTA

Instituto Marista

Champagnat


Marcelino Champagnat nasceu em 20 de maio de 1789, em Rosey, região rural da França, perto de Lião, época em que eclodiu a Revolução Francesa. Em 1816, é ordenado padre e, em 1817, funda o Instituto dos Irmãozinhos de Maria, conhecido como Instituto dos Irmãos Maristas. Ao falecer, em 1840, já havia 280 Irmãos lecionando em 48 escolas.
O ideal de Champagnat de amar a Deus e ao próximo com entusiasmo e generosidade - do jeito de Maria -, é o legado que deixou. "Tudo a Jesus por Maria e tudo a Maria para Jesus" é o lema Marista. Marcelino Champagnat foi canonizado em 18 de abril de 1999.

 



Instituto Marista

O Instituto dos Irmãos Maristas está presente em 80 países, nos cinco continentes, contando com 30 províncias. O Instituto atua em escolas, unidades sociais, universidades, meios de comunicação, editoras e hospitais. Na educação, a pedagogia marista prima pela formação integral do aluno, com ações que valorizam o amor, o trabalho constante e o espírito de família.
No mundo todo, a presença marista se dá por meio de organizações denominadas Províncias, representadas por associações civis sem fins lucrativos. A PUCPR faz parte do Grupo Marista, que surgiu a partir do sonho do Instituto Marista.
O Irmão Emili Turú é o atual Superior Geral do Instituto Marista. Sucessor do Fundador. Para saber mais sobre a obra marista, acesse o site do Instituto Marista - www.champagnat.org
 LEIA MAIS:

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014


ESTAMOS NO ANO MONTAGNE

Ano Montagne
Outubro 2014 – Julho 2015
No dia 28 de outubro de 2014, aniversário do encontro de São Marcelino Champagnat com o jovem Montagne, damos início ao ano Montagne, que reitera o sentido mais profundo de nossa missão.

Bicentenário do Instituto Marista


Vivemos a contagem regressiva para o bicentenário do Instituto Marista. Em 2 de janeiro de 2017, completarão dois séculos desde que Marcelino Champagnat deu início a sua obra, ao acolher dois jovens como formandos para viver em comunidade em La Valla, no interior da França. São 200 anos de vitalidade do carisma, de uma história repleta de desafios, conquistas e recomeços.
Alcançar dois séculos de atuação no mundo é, sem dúvida, motivo de celebração e orgulho. E é também, uma oportunidade para relembrarmos o sentido da nossa existência e missão. É tempo de olharmos para trás, nos inspirarmos em nossas raízes para, a partir delas, mirarmos ao futuro – um novo começo.
LEIA MAIS:

ADVENTO

Tempo de espera e esperança


É chegado o Advento – um tempo de esperança e alegria, de preparação e de espera. Tempo de estarmos atentos e vigilantes para a chegada do Senhor.
LEIA MAIS:

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

“A NOITE CARREGA A AURORA EM SEU SEIO”



ou seja
 
DEUS PEDE PASSAGEM
 
O tempo que antecede à festa de Natal é marcado pela alegria, pela esperança. Somos cientes de que há de começar algo novo em nossas vidas. Paira no ar uma nova proposta de vida, um jeito de conviver melhor uns com os outros, como canta Ivan Lins: “No novo tempo, apesar dos castigos, estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos prá nos socorrer, prá nos socorrer, prá nos socorrer.” Invade-nos o desejo de que tudo aquilo que vai contra a vida dê lugar à realização dos nossos sonhos que sugerem um mundo melhor. Ressoa dentro de nós uma voz que almeja tranqüilidade, fraternidade, justiça, paz e amor.
leia mais:

“Mariama, Nossa Senhora, mãe de Cristo e Mãe dos homens!

“Mariama, Nossa Senhora, mãe de Cristo e Mãe dos homens!
Mariama, Mãe dos homens de todas as raças, de todas as cores, de todos os cantos da Terra.
Pede ao teu filho que esta festa não termine aqui, a marcha final vai ser linda de viver.
Mas é importante, Mariama, que a Igreja de teu Filho não fique em palavra, não fique em aplauso.
Não basta pedir perdão pelos erros de ontem. É preciso acertar o passo de hoje sem ligar ao que disserem.
Claro que dirão, Mariama, que é política, que é subversão. É Evangelho de Cristo, Mariama.
Claro que seremos intolerados.
Mariama, Mãe querida, problema de negro acaba se ligando com todos os grande problemas humanos.
Com todos os absurdos contra a humanidade, com todas as injustiças e opressões.
Mariama, que se acabe, mas se acabe mesmo a maldita fabricação de armas. O mundo precisa fabricar é Paz.
Basta de injustiça!
Basta de uns sem saber o que fazer com tanta terra e milhões sem um palmo de terra onde morar.
Basta de alguns tendo que vomitar para comer mais e 50 milhões morrendo de fome num só ano.
Basta de uns com empresas se derramando pelo mundo todo e milhões sem um canto onde ganhar o pão de cada dia.
Mariama, Senhora Nossa, Mãe querida, nem precisa ir tão longe, como no teu hino. Nem precisa que os ricos saiam de mãos vazias e o pobres de mãos cheias. Nem pobre nem rico.
Nada de escravo de hoje ser senhor de escravo de amanhã. Basta de escravos. Um mundo sem senhor e sem escravos. Um mundo de irmãos.
Um mundo sem senhor e sem escravos. Um mundo de irmãos.
De irmãos não só de nome e de mentira. De irmãos de verdade, Mariama”.

Mariama
 
Dom Helder Pessoa Câmara
FONTE: http://pensador.uol.com.br/autor/dom_helder_pessoa_camara/


Neste dia de Nossa Senhora da Conceição Dom Helder oferece uma reflexão a nós:</p><br /><br /><br /><br /><br /><br /><p>"Mariama, Nossa Senhora, mãe de Cristo e Mãe dos homens!<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Mariama, Mãe dos homens de todas as raças, de todas as cores, de todos os cantos da Terra.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Pede ao teu filho que esta festa não termine aqui, a marcha final vai ser linda de viver.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Mas é importante, Mariama, que a Igreja de teu Filho não fique em palavra, não fique em aplauso.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Não basta pedir perdão pelos erros de ontem. É preciso acertar o passo de hoje sem ligar ao que disserem.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Claro que dirão, Mariama, que é política, que é subversão. É Evangelho de Cristo, Mariama.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Claro que seremos intolerados.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Mariama, Mãe querida, problema de negro acaba se ligando com todos os grande problemas humanos.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Com todos os absurdos contra a humanidade, com todas as injustiças e opressões.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Mariama, que se acabe, mas se acabe mesmo a maldita fabricação de armas. O mundo precisa fabricar é Paz.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Basta de injustiça!<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Basta de uns sem saber o que fazer com tanta terra e milhões sem um palmo de terra onde morar.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Basta de alguns tendo que vomitar para comer mais e 50 milhões morrendo de fome num só ano.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Basta de uns com empresas se derramando pelo mundo todo e milhões sem um canto onde ganhar o pão de cada dia.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Mariama, Senhora Nossa, Mãe querida, nem precisa ir tão longe, como no teu hino. Nem precisa que os ricos saiam de mãos vazias e o pobres de mãos cheias. Nem pobre nem rico.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Nada de escravo de hoje ser senhor de escravo de amanhã. Basta de escravos. Um mundo sem senhor e sem escravos. Um mundo de irmãos.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />De irmãos não só de nome e de mentira. De irmãos de verdade, Mariama".</p><br /><br /><br /><br /><br /><br /><p>Dom Helder Pessoa Câmara


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PAPA FRANCISCO:

Deixemos que Deus faça de nós um dom para os outros - o Papa durante o Angelus

Papa Francisco - REUTERS
08/12/2014 12:55
Deixemos que Deus faça de nós um dom para os outros – o Papa durante o Angelus

 LEIA MAIS: