terça-feira, 29 de outubro de 2013

PAPA FRANCISCO

Francisco na homilia matutina: Jesus continua intercedendo por nós, mostrando ao Pai as suas chagas




Cidade do Vaticano (RV) – Jesus continua a rezar e a interceder por nós, mostrando ao Pai o preço da nossa salvação, ou seja, as suas chagas. Foi o que disse o Papa Francisco na homilia da Missa que ele celebra todas as manhãs na sua residência.

O centro da homilia foi o trecho em que Jesus passa toda a noite rezando ao Pai antes de escolher os doze Apóstolos. “Jesus organiza o seu time – destacou o Papa – e logo depois é cercado por uma grande multidão que veio para ouvi-lo e ser curada. São as três relações de Jesus, observa o Pontífice: com o Pai, com os seus Apóstolos e com as pessoas. E Cristo reza ainda hoje:
LEIA MAIS:

sábado, 26 de outubro de 2013

VÍDEO - COMUNICADO FECHAMENTO FACULDADE CATÓLICA DO CEARÁ - 17 de OUTUBRO de 2013



O mundo em que vivemos é ecocida




Leonardo Boff

Adital
No dia 27 de setembro, centenas de cientistas reunidos em Estocolmo para avaliar o nível de aquecimento global do planeta, o conhecido Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC), nos transmitiram dados preocupantes: "Concentrações de dióxido de carbono (CO2), de metano (CH4) e de óxido nitroso (N2O), principais responsáveis pelo aquecimento global, agora excedem substancialmente as maiores concentrações registradas em núcleos de gelo durante os últimos 800 mil anos”.
A atividade humana influiu nesse aquecimento com uma certeza de 95%. Entre 1951 e 2010 a temperatura subiu entre 0,5ºC e 1,3ºC e em alguns lugares já chegou a 2ºC. As previsões para o Brasil não são boas: poderemos ter, a partir de 2050, um permanente verão durante todo o ano.Tal temperatura poderá produzir efeitos devastadores para muitos ecossistemas e para crianças e idosos. Os cientistas do IPCC fazem um apelo ardente para que se iniciem no mundo todo imediatamente ações, em termos de produção e de consumo, que possam deter este processo e minorar seus efeitos maléficos. Como disse um dos coordenadores do relatório final, o suíço Thomas Stocker: "A questão mais importante não é onde estamos hoje, mas onde estaremos em 10, 15 ou 30 anos. E isso depende do que fizermos hoje”.
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

Homilia do Papa em Santa Marta: "Reconhecer-se pecador é uma graça"




Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre celebrou, na manhã desta sexta-feira, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, uma Santa Missa, durante a qual fez uma breve homilia.

Em sua reflexão matutina, o Papa falou sobre o Sacramento da Reconciliação, onde “o cristão luta contra o mal, mediante a confissão sincera de seus pecados”. De fato, confessar-se é ir ao encontro do amor de Jesus, com sinceridade de coração e com transparência.
LEIA MAIS:

PAPA FRANCISCO

Arcebispo Celli sobre tuíter do Papa: são pílulas de esperança no caminho da vida




Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco, com sua conta Twitter "@Pontifex", possivelmente alcançará neste final de semana a marca dos 10 milhões de seguidores, graças também ao grande encontro das famílias que neste sábado e domingo realizarão a sua peregrinação ao Túmulo de São Pedro, com dois dias de encontros com o Santo Padre.

No momento, as 9 contas lingüísticas de "@Pontifex" – espanhol, inglês, italiano, português, francês, latim, alemão, polonês e árabe – totalizam 9 milhões e 980 mil seguidores, com a conta em espanhol que registra mais de 4 milhões de seguidores.
LEIA MAIS:

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Alunos da Faculdade Marista vão entrar na Justiça para concluir curso

Em petição online, internautas se mobilizam e alegam que uma empresa teria comprado o imóvel para construir um shopping. Alunos se organizam para exigir o funcionamento até 2015
 

{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'}
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
MAURI MELO
A instituição ocupa dois quarteirões no Centro da cidade, com centro esportivo, laboratórios, bibliotecas e salas multimídia
O anúncio de que as atividades na Faculdade Católica do Ceará (FCC) vão até dezembro deste ano, feito na noite da última quinta-feira, 17, gerou mobilizações de estudantes e internautas. Pelo menos 40 alunos dos três cursos de graduação da faculdade, que é gerida pelos Irmãos Maristas, se organizam para exigir judicialmente a conclusão dos estudos na instituição. Na Internet, mais de 500 pessoas assinaram ontem petição a favor do tombamento do prédio que abrigou o Colégio Marista Cearense desde 1913. Segundo a instituição, a decisão de cessar o ensino superior no Estado é cogitada desde 2012.
 LEIA MAIS:

Funcionários da Faculdade Católica do Ceará serão demitidos em dezembro

De acordo com a diretora acadêmica da Faculdade Católica, Manuela Suassuna, a instituição garantirá indenização e todos os direitos dos trabalhadores, que serão demitidos em dezembro. Desde ontem, os funcionários contaram com a orientação de dois representantes do departamento de Recursos Humanos da instituição vindos de Brasília.

Segundo o irmão Paulo Henrique Martins, houve conversa com o Grupo Estácio para que professores e funcionários da FCC possam participar de seleção para trabalhar na universidade. Como parte da parceria entre as duas instituições, o processo seletivo da Estácio FIC teve prazo prorrogado para receber os candidatos da Faculdade Católica.
LEIA MAIS:

Maristas anunciam fechamento de faculdade católica

A Faculdade Católica do Ceará (FCC), pertencente aos Irmãos Maristas, encerra as atividades no dia 31 de dezembro. O anúncio do fim da oferta de ensino superior pelos Maristas no Ceará foi feito pela diretoria para alunos e funcionários, na sede da instituição, no Centro, na noite de ontem. Os funcionários da FCC serão demitidos e os alunos receberam como opção a transferência, sem ônus, para a faculdade Estácio/FIC, com a qual os maristas fizeram parceria.
 
LEIA MAIS:

Da despedida próxima da Faculdade Católica do Ceará

O próprio Colégio Cearense deixou saudades para muitos ex-alunos Sobre a matéria “Educação] Maristas anunciam fechamento de faculdade católica”, da repórter Mariana Lazari (Editoria Radar, página 20), na edição de sexta-feira passada, 18, do O POVO, tudo indica que a congregação dos Pequenos Irmãos de Maria (Irmãos Maristas), mantenedora da instituição, passa por esvaziamento irreversível pelo menos em Fortaleza. O Colégio Marista Cearense, um dos mais tradicionais do Estado, instalado em 1913, foi fechado em 2007
LEIA MAIS:

terça-feira, 15 de outubro de 2013

FOTO OFICIAL e FOTOS POR FRATERNIDADE - ENCONTRO MChFM - MARANGUAPE(CE) - 2013

                         FOTO OFICIAL - INTEGRANTES - ENCONTRO FORMAÇÃO 2013

VEJA AS FOTOS POR FRATERNIDADE:

 FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - FORTALEZA - CEARÁ
 
 FRATERNIDADE BOA MÃE - MARAPONGA - FORTALEZA - CEARÁ
 
 FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - MARACANAÚ - CEARÁ
 
FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - TERESINA -PI

FOTOS - ENCONTRO DE FORMAÇÃO - MChFM - MARANGUAPE (CE) 2013


 VEJA MAIS:

UMA REFLEXÃO SOBRE A FÉ


                                                                                                                        
        Ir. Adalberto Amaral

 No Primeiro Testamento

Segundo a Bíblia, a fé é raiz e seiva de toda religião.

Aman (hebraico) = solidez, certeza

Batá (hebraico) = segurança e confiança

Pitis (grego) = persuasão

Na tradição judaica do Primeiro Testamento, a fé é uma decisão firme para encarar e dominar o próprio medo. É uma declaração de resistência à fraqueza e à preguiça. Protesto à irresponsabilidade. Compromisso consigo mesmo para aceitar o desafio. Crer é uma atitude característica do ser humano perante Deus, que supõe consentimento da inteligência, mas consiste principalmente no reconhecimento de Deus, em tudo o que Ele é para o ser humano, sobretudo, para o povo da aliança pelo seu amor, seu poder e suas exigências. Fé é o rigoroso exercício de crescimento, lento e firme. É a crença que produz a paz mental.

Esta fé à qual se junta sempre uma firme confiança, é exaltada em numerosos salmos (34,5-11; 40,1-6; 46; 56,4s; 91), e obteve sua formatação clássica em Gn 15,6: “porque Abraão acreditava sem hesitação na promessa de Deus e esperava contra toda esperança (Rm 4,18), Javé julgou-o justo por causa de sua fé”.
LEIA MAIS:

REFLEXAO SOBRE O DOCUMENTO EM TORNO DA MESMA MESA


 
REFLEXAO SOBRE O DOCUMENTO EM TORNO DA MESMA MESA

(A VOCACAO DOS LEIGOS MARISTA DE CHAMPAGNAT)

 No rito da comunhão da Santa Missa há um momento em que o Sacerdote exclama: “O amor de Cristo nos Uniu!” naquele momento é reconhecido que todos os presentes na assembleia estão irmanados pela forca da palavra divina e em comunhão com Jesus Cristo. Nós, leigos maristas, devemos acrescentar algo mais e professarmos que: O amor de Cristo e o carisma de São Marcelino Champagnat nos aproximou e nos uniu. Este é o forte cimento que deve agregar os membros de uma fraternidade do MOVIMETO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA.

 LEIA MAIS:

“A HISTÓRIA E O TEMPO DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT


EDMILSON E FAUSTO

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

13 – OUTUBRO – 2013

“MAL NUTRIDA, EMPOBRECIDA, DESCONTENTE COM OS DIREITOS E IMPOSTOS QUE TINHA A PAGAR, A POPULAÇÃO FRANCESA ACHAVA-SE EM ESTADO DE SUBLEVAÇÃO LATENTE, PENSAVA SOBRETUDO, COMO DE HÁBITO, EM CONTROLAR A CIRCULAÇÃO DE CEREAIS E FIXAR O PREÇO DO PÃO. MOTINS EM PANIFICAÇÕES E CELEIROS ESTOURARAM POR TODO O PAÍS, ANTES DE APARECEREM EM PARÍS.” 

JAQUES SOLÉ
leia mais:

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

REFLEXAO SOBRE O DOCUMENTO EM TORNO DA MESMA MESA


PROVÍNCIA MARISTA BRASIL CENTRO – NORTE

MOVIMENTO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA

 

REFLEXAO SOBRE O DOCUMENTO EM TORNO DA MESMA MESA

(A VOCACAO DOS LEIGOS MARISTA DE CHAMPAGNAT)

 
No rito da comunhão da Santa Missa há um momento em que o Sacerdote exclama: “O amor de Cristo nos Uniu!” naquele momento é reconhecido que todos os presentes na assembleia estão irmanados pela forca da palavra divina e em comunhão com Jesus Cristo. Nós, leigos maristas, devemos acrescentar algo mais e professarmos que: O amor de Cristo e o carisma de São Marcelino Champagnat nos aproximou e nos uniu. Este é o forte cimento que deve agregar os membros de uma fraternidade do MOVIMETO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA.

leia mais:

Programação para o Encontro de Formação - 12 e 13/10 / 2013

PROVÍNCIA MARISTA BRASIL CENTRO- NORTE

MOVIMENTO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA

  Tema: “Com Maria e Champagnat, queremos

  celebrar e testemunhar a fé na comunhão eclesial”

 
DA
TA
HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
 
 
 
 
  12
 
S
Á
B
A
D
O
6h às 7h30
8h
8h30
 
9h30
12h
14h
16h
16h30
17h30
18h
18h30
 
19h30
Chegada / acomodações
Café da manhã
Oração/ Acolhida /Abertura/ Dinâmica de
entrosamento
Palavra do Assessor Provincial
Almoço
Uma Reflexão sobre a Fé
Intervalo
Tempo pessoal de silêncio e oração
Momento Mariano
Convivência
Jantar
 
Confraternização-Bingo da Amizade
 
 
Todos
 
Fraternidade N. Sra. da Assunção
Ir. Adalberto
 
Ir. Adalberto
 
Ir. Adalberto
Flamarion
 
 
 
Todos
 
13
 
 
  D
  O
  M
  I
  N
  G
  O
7h30
Missa na Igreja Matriz de Maranguape
Todos
9h
Café da manhã
 
9h30
 
      12h
Fé e Compromisso
 
Almoço-Repouso
 
 
Postulantes Carlos e Leonardo
Todos
     13h30
Reflexões sobre os documentos ”Em Torno da Mesma Mesa” e ”A História e o Tempo de São Marcelino Champagnat“
Fausto e Edmilson
      15h
Intervalo
 
15h30
     16h30
     
 
      17h
 Reunião por Fraternidade/Avaliação
Celebração de Envio
 
 
Despedida
Todos
Fraternidades Boa Mãe
N. Sra. da Conceição
N. Sra. de Guadalupe
 

sábado, 5 de outubro de 2013

Francisco faz visita histórica a Assis, a cidade do santo dos pobres

visita de Francisco, que escolheu o nome do santo de Assis para lembrar que é necessária "uma Igreja pobre e para os pobres", será uma imersão nos locais da espiritualidade franciscana

Foto: Divulgação
O papa argentino Francisco fará nesta sexta-feira, 04, uma visita histórica à cidade de São Francisco, Assis, no centro da Itália, para rezar diante do túmulo do santo italiano com o qual se identifica e para denunciar a pobreza e a fome no mundo.
A visita de Francisco, que escolheu o nome do santo de Assis para lembrar que é necessária "uma Igreja pobre e para os pobres", será uma imersão nos locais da espiritualidade franciscana.
Durante as dez horas em que permanecerá na cidade do santo que inspirou o nome de seu pontificado, o Papa visitará não apenas o santuário do padroeiro da Itália, mas orará no quarto no qual Francisco se despojou de todos os seus bens, assim como das tentações mundanas como sinal da pobreza do evangelho.
LEIA MAIS: