segunda-feira, 30 de dezembro de 2013


O ANO DE 2014


padre-Brendan200Estamos iniciando um novo ano. Fazemos um ato de adoração a Deus e pedimos-lhe proteção e auxílio. Saudamo-nos mutuamente e desejamos felicidades uns aos outros e bons êxitos. Como será este ano novo? O que esperamos do ano 2014? Deixamos de lado a futurologia e a astrologia. Deixamos de lado também o fatalismo do simples “como Deus quiser”. Nós cristãos procuremos compreender, à luz dos mandamentos e dos planos do criador, que, sem em nada diminuir a Fé em Deus e o abandono em sua santa vontade e imperscrutáveis desígnios, o futuro deve ser por nós construídos. Não há dúvida que o futuro não se adivinhe, mas se edifica. O amanhã depende do acerto das nossas opções de hoje. O ano 2014 será aquilo que nós faremos. Acreditamos em Deus e na sua soberania, mas não nos deixamos ficar num passivo providencialismo ou num fatalismo acomodado. Se tudo depende de Deus, tudo depende também de nós.

LEIA MAIS:

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013


PAPA FRANCISCO:

rezemos pelos cristãos discriminados por causa do testemunho do Evangelho




Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco durante o Angelus desta quinta-feira, Festa de Santo Estevão, primeiro mártir, rezou pelos cristãos “discriminados” por causa do testemunho do Evangelho, recordando que a salvação divina “implica a luta contra o pecado, e que a mesma passa através da porta estreita da Cruz”. Essa é a estrada que Jesus indicou claramente aos seus discípulos:

“Por isso vamos rezar de modo particular pelos cristãos que sofrem discriminações por causa do testemunho de Cristo e do Evangelho. Estamos próximos a esses irmãos e irmãs que, como Santo Estevão, são acusados injustamente e são objeto de violências de todos os tipos. Isso se verifica especialmente lá onde a liberdade religiosa ainda não é garantida ou não é plenamente realizada”.

LEIA MAIS:

Há saída para o desamparo atual e alegria para o coração?


Leonardo Boff

FONTE: Adital

Inegavelmente vivemos tempos sombrios nos quais as estrelas-guias desapareceram e com elas a alegria de viver e a esperança de uma humanidade mais humana e de uma Terra mais cuidada.
As promessas do projeto da tecnociência com seu sonho de um progresso ilimitado e da economia neoliberal de mercado oferecendo um consumo generalizado produziram decepção e fracasso. Excluíram milhões e milhões de pessoas. Bem diz o Papa Francisco: "a sociedade técnica multiplicou as possibilidades de prazer, mas tem grandes dificuldades de engendrar alegria”(Exortação,n.7). Prazer é coisa dos sentidos. Alegria é coisa do coração. E nosso modo de ser é sem coração.
 
LEIA MAIS:

O TRONO DE JESUS É A CRUZ


almir250Celebramos, no último domingo do mês de novembro (24/11), a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. É interessante notar que nos Evangelhos de cada Ano Litúrgico (A, B e C), os textos dão uma conotação totalmente diferente da realeza de Jesus Cristo, porquanto uma realeza que se traduz e se exerce no amor, no serviço, no perdão e no dom da vida.

Como informação: no Ano A, o Evangelista é Mateus; no Ano B é Marcos e no Ano C é Lucas. No Ano A, o evangelho que aparece nesta solenidade é Mateus, 25, 31-46; no Ano B é Jo. 18, 33b – 37 e no ANO C (este ano de 2013), Lc. 23, 35-43.

leia mais:

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013




















NOVAS POSTAGENS A PARTIR DE
26 DE DEZEMBRO DE 2013.

Meus queridos amigos,

"Cantai ao Senhor um cântico novo,porque Ele operou maravilhas "

Que o natal para todos seja o alvorecer de um novo tempo,onde todos
contribuam para um mundo melhor.
Que a humanidade irmanada na mesma fé siga rumo a só objetivo:
A  P A Z
Um abraço fraterno, extensivo aos familiares.


Boas Festas ! ! ! ! !

Graça.

Movimento Champagnat da Família Marista

FOTOS CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL - MChFM - FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - 16 DEZEMBRO - 2013

 
 
VEJA MAIS FOTOS:

O materialismo do Papai Noel e a sacralidade do Menino Jesus

 Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor,  revela a cartinha do Menino Jesus, "encontrada debaixo da porta das casas e especialmente dos casebres dos morros da cidade, chamadas de favelas", para as crianças.
 
Eis o artigo.

Um dia, o Filho de Deus quis saber como andavam as crianças que outrora, quando andou entre nós,“as tocaca e as abençoava” e que dissera:”deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino de Deus” (Lucas 18, 15-16).
À semelhança dos mitos antigos, montou num raio celeste e chegou à Terra, umas semanas antes do Natal. Assumiu a forma de um gari que limpava as ruas. Assim podia ver melhor os passantes, as lojas todas iluminadas e cheias de objetos embrulhados para presentes e principalmente seus irmãos e irmãs menores que perambulavam por aí, mal vestidos e muitos com forme, pedindo esmolas. Entristeceu-se sobremaneira, porque verificou que quase ninguém seguira as palavras que deixou ditas:”quem receber qualquer uma destas crianças em meu nome é a mim que recebe” (Marcos 9,37).

leia mais:

Mensagem de Natal 2013 do Ir. Superior Geral

 

09/12/2013: Casa Geral
Na África existe o chamado UBUNTU. Tem a ver com a essência do ser humano, é parte do presente que a África dará ao mundo. Abarca a hospitalidade, o cuidado dos outros, o ser capaz de qualquer coisa para o bem dos demais. Cremos que uma pessoa é pessoa por meio de outra pessoa, que minha humanidade está enlaçada, conectada com a tua de maneira indestrinçável (Arcebispo Desmond Tutu).
________________
Cada vez que estive na África me impressionou a extraordinária capacidade de acolhida de sua gente. Aonde quer que vás, te encontras com gente caminhando, que responde à tua saudação com simpatia, erguendo as mãos, com as palmas voltadas para ti. Para mim é um sinal muito lindo de hospitalidade, como a dizer: “Bem-vindo; te acolho de braços abertos. Como vês, nada escondo nas mãos; só quero teu bem”. 
 
leia mais:

Peça neste Natal: educação

Peça neste Natal: educação


Frei Betto

Adital

Minha amiga, Gilda Portugal Gouvêa, diz que seu partido político se chama educação. Quem dera os partidos no poder não tratassem a educação com tanto descaso. Basta dizer que o PNE (Plano Nacional de Educação), encaminhado ao Congresso em 2010, foi votado no Senado somente agora em dezembro de 2013. E retorna à Câmara dos Deputados ano que vem…

Foto: Reprodução
LEIA MAIS:

NATAL (IV) - “NÃO TENHAM MEDO!”

NATAL (IV) - “NÃO TENHAM MEDO!”
   
Lucas é o único evangelista que narra, de forma detalhada e explicativa, o nascimento de Jesus. Em meio a essa narrativa humana e comovente, a cena que sempre chamou minha atenção é aquela entre os anjos e os pastores. Os últimos ficaram um tanto assustados com certos fenômenos sobrenaturais: eles não os entendiam e, consequentemente, não souberam interpretá-los. Os anjos, no entanto, acalmaram os pastores, dizendo: “Não tenham medo!” (cf. Lucas 2, 8-14).

            Por que os pastores não precisavam temer nada? Pobres como eram, não tinham condições para cumprir todas as exigências da Lei, tanto das leis impostas pelas pesadas estruturas de sua religião, como dos intermináveis tributos cobrados pelo poder dos romanos. Mas justo eles, os despossuídos daquele tempo, foram os favorecidos para receberem a mensagem daquele Menino na pobreza e humildade. Ao verem o Menino, começaram a entender o que estava acontecendo, e, como relata Lucas, se tornaram, alegremente, testemunhas oculares, “contando o que o anjo lhe anunciara sobre o Menino”, espalhando a notícia por toda parte. Eles deixaram de ter medo e criaram coragem para anunciar “a boa notícia”, fazendo com que todos que os ouviam, ficassem “maravilhados”. É assim mesmo: quem tem coragem, age com coração, com convicção, e, conscientemente, assume sua responsabilidade.
LEIA MAIS:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PAPA FRANCISCO

"O Natal é a festa da confiança e da esperança", disse o Papa Francisco na última Audiência Geral de 2013




Cidade do Vaticano (RV) – Apesar do frio de 3 graus, milhares de peregrinos acorreram à Praça São Pedro nesta quarta-feira para participar da última Audiência Geral de 2013 com o Papa Francisco. Antes da Catequese o Papa percorreu a Praça, descendo diversas vezes do Jeep, beijando crianças encasacadas e saudando todos os presentes. Mais de 1,5 milhões de peregrinos participaram das 30 Audiências com o Papa Francisco em 2013, segundo informou a Prefeitura da Casa Pontifícia.

O “Natal de Jesus, a festa da confiança e da esperança, que supera a incerteza e o pessimismo”, foi o tema da reflexão do Santo Padre. Ao iniciar sua catequese, Francisco disse que a “razão da nossa esperança é Deus que está conosco e confia ainda em nós”, explicando que pelo fato de Deus estar junto ao homem “que transcorre os seus dias na tristeza e na alegria”, “a terra não é mais somente um ‘vale de lágrimas’, mas é um local onde Deus mesmo fixou a sua tenda, é o lugar de encontro de Deus com o homem, da solidariedade de Deus com o homem”.
LEIA MAIS:

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O melhor presente de Natal



Marcelo Barros


Adital

Nessa semana antes do Natal, muita gente se pergunta que presente pode dar às pessoas e tem também quem se sinta responsável por elaborar alguma mensagem ou palavra a dizer no começo das festas de confraternização comuns nessa época do ano.
LEIA MAIS: