sexta-feira, 11 de setembro de 2015

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO (FORTALEZA-CE

A fundação da Fraternidade Nossa Senhora da Assunção data de 08 de dezembro de 1988, quando foi plantada a semente do Movimento Champagnat da Família Marista (uma feliz idéia lançada no XVIII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas, em 1985-Art. 164.4 das Constituições e Estatutos), num encontro em Apipucos / Recife-PE (sede da antiga Província Marista Brasil Norte), com a participação de alguns casais do Colégio Marista Cearense e de outras Unidades Educacionais Maristas, que demonstravam ser pessoas atraídas pela espiritualidade de São Marcelino.

         Após o encontro, o grupo passou a se reunir mensalmente seguindo as orientações do Animador, o saudoso Ir. Achylles Scapin, antigo Provincial. Vale ressaltar que o grupo passou a tomar corpo após a mensagem do Ir. Charles Howard, Superior Geral(1985 a 1993), em 1990. Nesta, o então Superior Geral deu as devidas orientações e as boas vindas aos novos membros da Família Marista, dizendo: “No encerramento do Ano Champagnat, recebo-os no Instituto como presente de nossa Boa Mãe e os abençoo de todo coração”. 

         No inicio dos anos 90, outras pessoas foram convidadas para conhecer o Projeto de Vida do MChFM. A partir daí o grupo começou a crescer se sentindo membro da família marista. Podemos dizer que isso se intensificou mais ainda com o estudo da circular do Ir. Charles Howard, em 1991, e a criação do Perfil de uma Fraternidade.

         A caminhada teve continuidade com os encontros regionais, já com tempo reservado para um Retiro. Nesses encontros, o grupo passou a ter conhecimento do que seja Espiritualidade, Carisma, Comunhão e Missão que, segundo o Ir. Charles Howard são os elementos que caracterizam o Movimento Champagnat da Família Marista.

         no fim dessa década, nos encontros regionais, a programação foi rica em palestras, faltando tempo para um intercambio de experiências. Além disso, as pessoas sentiram a necessidade de partir para gestos concretos de solidariedade. Desde o ano 2000 até os dias de hoje, observamos um crescimento espiritual bastante significativo no grupo, sobretudo pelos Encontros formativos(Retiros)  realizados todos os anos. Também nesse período ressaltamos de fundamental importância a reformulação do Projeto de Vida, as Circulares dos Irs. Charles Howard, Benito Arbués e Seán Sammon, e outros documentos como o “ Água da Rocha”  e “ Em torno da mesma mesa- A Vocação dos Leigos Maristas de Champagnat”.

         Ao longo de sua história a Fraternidade N. Sra. da Assunção sofreu algumas alterações em seus componentes, por variados motivos. Atualmente, ela é constituída por 13 membros, sendo 08 mulheres e 05 homens. Quase todos eles trabalharam ou tiveram alguma identificação com o antigo Colégio Marista Cearense. Hoje, nenhum possui vínculo empregatício com os maristas. No entanto, percebemos que continuam firmes e bem mais comprometidos. Isso, na verdade, é uma prova inequívoca de que, imbuídos do espírito de São Marcelino, são fiéis ao seu carisma.

           Há três anos, as reuniões da Fraternidade são realizadas no Centro de Formação da Arquidiocese de Fortaleza e acontecem quinzenalmente. Têm freqüência na ordem de 90% dos seus membros. Por ser constituída por membros de bom nível de instrução, o grupo tem uma afinidade muito grande pelo conhecimento formal, intelectual e aprofundamento nos documentos da Igreja, estudos bíblicos e de movimentos sociais, sem descuidar do testemunho cristão. A grande maioria dos seus membros é engajada nas diversas pastorais da sua paróquia. Um fato a destacar é o bom aproveitamento do material enviado pela Secretaria do MChFM, tais como o MovimentAÇÃO, as cartas do Superior Geral e os Subsídios rumo ao Bicentenário da Nossa Congregação. Também a Fraternidade tem um Blog: http://champagnatceara.blogspot.com.br/ , que está sempre atualizado.

 

         Nessa caminhada histórica de 26 anos e nove meses de vivência das dimensões cristãs e maristas, a Fraternidade tem desenvolvido muitas ações:

 

- Trabalho em abrigo de idosos;

- Presença, apoio e entrega de cestas a comunidades carentes;

- Ajuda financeira a necessitados;

- Ajuda material a abrigo de crianças cancerosas;

- Presença em celebrações religiosas com os Irmãos Maristas ( 1ª. Profissão de

  votos dos Irmãos);

- Ajuda e presença junto a pastoral dos moradores de rua;

- Capacitação continuada dos membros da Fraternidade através de palestras

  com teólogos, padres,  Irmãos Maristas,...);

- Visitas, participação na Casa da Acolhida Marista (Abreulândia);

- Realização do ENREVI ( Encontro de Reflexão e Vivência)  para professores,   

  funcionários e pais de alunos do antigo Colégio Marista Cearense. Aqui já

  buscávamos  transformar os colaboradores leigos em leigos maristas;

- Retiros anuais;

- Participação decisiva na criação de novas Fraternidades;

- Participação em festas religiosas nas paróquias de membros da Fraternidade;

- Interatividade com outras Fraternidades através de visitas, retiros em comum,

  palestras e participação em festas/ cerimônias religiosas da paróquia onde seus

  membros são paroquianos;

- Parceria com a Pastoral Universitária da Faculdade Católica (Marista);

- Estudo e aprofundamento de documentos da Igreja e sobre a obra de Champagnat

- Encontro anual para vivência da espiritualidade, estudo e convivência dos

  membros da Fraternidade;

 -Atualmente, a Fraternidade tem como gesto concreto o apoio a duas Entidades 

  carentes.

        

A Fraternidade vem caminhando a passos firmes, buscando cada vez mais, sua autonomia . A cada ano percebemos que avançamos mais em todos os aspectos. Isso se deve, sobretudo, pela satisfação de participar de um Movimento em que seus membros possam nutrir sua vida cristã, seguindo a espiritualidade de São Marcelino Champagnat, bem como as orientações da Equipe de Coordenação do MChFM, através da Secretaria do MCh. Destacamos também o Regimento Interno que regulamenta a estrutura, o funcionamento e as relações do MCh e o Plano de Formação, onde encontramos  subsídios para um aprofundamento espiritual.
 
FONTE: Gonçalo Flamarion Lopes e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário