segunda-feira, 16 de junho de 2014

PRESENÇA MARISTA


PRESENÇA MARISTA > O Livro

O livro

Sobre o livro

O trabalho social marista marca profundamente as sociedades onde se instala, e a história dessa ação no Brasil revela a força do pensamento e do exemplo de seu idealizador, o padre francês São Marcelino Champagant.
No livro Presença Marista: os caminhos da educação e da solidariedade, a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC) e a União Catarinense da Educação (UCE), duas dentre as mantenedoras da Província Marista Brasil Centro-Sul, contam de modo particular a história que lhes toca mais de perto: a ação social marista no Brasil e o trabalho desenvolvido pelos 26 Centros Sociais mantidos por elas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Reconstruir essa trajetória exigiu uma pesquisa inédita, que incluiu muitos desafios, já que as fontes nem sempre eram de fácil acesso. De grande importância foram os acervos pessoais de irmãos e de leigos maristas. Ao mesmo tempo, as consultas aos arquivos das províncias maristas brasileiras e os contatos com maristas da França e da Itália também deram extrema relevância ao desenvolvimento do livro.
LEIA MAIS:

Documentos como Capítulos Gerais e Capítulos Provinciais Maristas, dentre outros, foram, por sua vez, essenciais para se compreender as transformações pelas quais passou a Instituição no Brasil e suas relações com os contextos históricos e religiosos nacionais e internacionais.
Por fim, indispensável e preciosa ao conteúdo do livro foi a memória oral. O registro de mais de cem entrevistas permitiu que se incorporasse a visão de educadores irmãos e leigos, gestores, voluntários, educandos e suas famílias, de ex-educandos e ex-colaboradores, todos aqueles que vivenciam o espírito da Instituição. Em suas palavras surge de maneira viva e espontânea o trabalho realizado, sobretudo, junto aos segmentos menos favorecidos da sociedade brasileira. É aqui que emerge em ricos detalhes o envolvimento de irmãos e educadores no processo socioeducativo das crianças, jovens e suas comunidades, norteados pelos ensinamentos de São Marcelino Champagnat, o fundador do Instituto Marista.
Tudo neste livro se revelou indispensável: se nada substitui o relato das experiências individuais para transmitir o calor da solidariedade inseparável da vida marista, foram os Capítulos que ordenaram a ação geral e apontaram as grandes diretrizes de cada tempo.
Além disso, a concretização deste livro vem enriquecer os estudos sobre o desenvolvimento e a evolução da assistência social no Brasil, assim como do papel das organizações na educação dos brasileiros em situação de pobreza. Os frutos de tudo o que sonhou São Marcelino Champagnat.
No século XVIII, época em que a comunicação à distância se fazia lentamente – quando se fazia – ele só não sonhou com a capacidade que temos hoje de somar pensamentos e vivências num piscar de olhos. É o mundo virtual. Portanto, este site surge como a continuidade do trabalho de pesquisa apresentado no livro. Pela interação dos participantes, oferecendo o testemunho pessoal, trocando experiências, assegura-se o registro da ação social marista na História de nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário