segunda-feira, 30 de junho de 2014

A esperança como atitude crítica

304Frei Betto   –   A esperança é uma das três virtudes teologais, ao lado da fé e do amor.
Rima com confiança, termo que deriva de fé: quem acredita, espera; e quem espera, acredita. Esperar é confiar.
 

Vivemos um momento novo da história da América Latina. Com a eleição de governos democrático-populares, a esperança dá sinais de se transformar em realidade. Há esperança de que se priorizem as questões sociais e se reduzam significativamente as desigualdades que caracterizam o Continente.
LEIA MAIS:

A Igreja ante os desafios do presente


Vaidade na Igreja x
A Igreja Católica tem ocupado insistentemente o noticiário nos últimos tempos e lamentavelmente para nós, que somos parte dela no mesmo sentir e na mesma pertença, não muito positivamente. Os escândalos da pedofilia entre membros do clero e mesmo do episcopado parecem ter destapado uma grande panela de pressão, obrigando a instituição mais antiga do mundo a rever-se em profundidade em vários pontos.Acreditamos que isso não deixa de ser positivo. No contexto da grande e radical mudança de época que vivemos, ser levada a olhar-se a si mesma com olhar crítico e procurar trazer à luz pontos problemáticos que apontam para uma necessidade de conversão é uma graça que Deus nos dá neste momento da história. E, como tal, necessita ser muito bem vivida, não pode nem deve deixar de ser aproveitada.

LEIA MAIS:

Irmãos bispos, de que temos nós medo? Porquê? Onde pomos a nossa segurança? - Papa na Missa de São Pedro e São Paulo

PAPA FRANCISCO





RealAudioMP3
O Papa Francisco preside na manhã deste domingo 29 de junho, na basílica de São Pedro, à Missa da solenidade de São Pedro e São Paulo, com a imposição a 24 arcebispos provenientes de todo o mundo do “pálio”, insígnia litúrgica símbolo da respetiva dignidade e jurisdição, a exercer em comunhão com o Papa e a Igreja de Roma. A celebração teve início às 9h30.

LEIA MAIS:

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Como vencer as barreiras da individualidade?

Como vencer as barreiras da individualidade?
120Há um esforço de entender a alteridade, o estrangeiro, como semelhante a ser respeitado”, diz o teólogo.
Entrevista especial com Márcio Fabri dos Anjos

Confira a entrevista.
“Como nós conseguiremos vencer as barreiras da individualidade, visto que estamos muito potencializados como indivíduos? (…) Quais teorias nos ajudam a sair desse embrulho, dessa confusão?”, pergunta o teólogo Márcio Fabri dos Anjos, em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line, quando participou do Congresso Continental de Teologia, na Unisinos. Para ele, é preciso retomar um “pensamento mais ontológico, centrado na constituição do ser”. Diante desse desafio, a Igreja também tem uma missão no sentido de “pensar o que significa a missionariedade da Teologia Moral, ou seja, uma comunidade que não é feita para si própria, mas sim feita para os outros. A Igreja não é para si mesma; por isso que o envio, a missão é fundamental na vida do cristão”. E complementa: “A Teologia Moral se vê também como missionária, mas para ser missionária, ela tem que ser Ética Teológica, não pode ser uma imposição dos padrões que se vivem internamente para as outras pessoas”.
leia mais:

Primeiro papa pós-colonial?



Primeiro papa pós-colonial? Quando Bergoglio fala como Gramsci e Che Guevara
  
O papa falou de indiferença e de ternura. O primeiro é um tema gramsciano, a segunda é a mesma invocada por Ernesto Guevara de la Serna, conhecido como "Che". Não, isso não é suficiente para fazer do papa um revolucionário. Ele não o é, não pode sê-lo – continua sendo sempre o sucessor de Pedro e senta-se no seu sólio. No entanto, a sua linguagem é simples e direta, que fala ao povo, às massas. "Eu senti que eu devia vir aqui hoje para despertar as nossas consciências", disse ele em Lampedusa.
LEIA MAIS:

Apresentado Documento de trabalho para o Sínodo de Outubro sobre "Os desafios pastorais da família"

“A família é um elemento essencial para todo e qualquer progresso humano e social sustentável.” – esta a mensagem tweet do Papa Francisco, neste dia em que foi divulgado o texto preparatório – o chamado “Instrumento de trabalho” - do Sínodo extraordinário de outubro próximo que terá como tema “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”. Numa conferência de imprensa, hoje ao meio-dia, foi apresentado este texto, divulgado nas seis línguas oficiais do Sínodo: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português.
O Evangelho da família; as situações familiares difíceis; a educação para a vida e na fé no núcleo familiar: são as três áreas em que se desenvolve o Instrumentum Laboris. O documento contém e sintetiza as respostas ao questionário sobre os temas do matrimónio e da família, contido no Documento preparatório ao Sínodo, publicado em Novembro de 2013.
LEIA MAIS:

sábado, 21 de junho de 2014

A beleza interior



A beleza interior

Celso Vicenzi

Adital
"És pó e ao pó tornarás”, diz a Bíblia (Gênesis 3:19). Disso todos temos consciência. Mas cada civilização tem diferentes maneiras de lidar com a vida e a morte. Alguns povos, por suas crenças em outra vida, mumificaram os mortos e, graças a essa técnica, muito se aprendeu sobre sociedades que nos precederam há milhares de anos. Mexicanos costumam celebrar com alegria, música, bebidas e comidas o Dia dos Mortos. Também os japoneses têm uma visão mais serena desse evento tão natural quanto nascer e crescer.
LEIA MAIS:

CADERNOS MARISTAS 32


O último número de Cadernos Maristas, publicado no mês de maio, trata de maneira especial da Espiritualidade Marista. Os artigos deste número têm o mérito de tratar a espiritualidade marista segundo ângulos diferentes e complementares: místico, institucional, histórico, patrimonial, educativo… porque a espiritualidade não é conhecida uma vez por todas, mesmo se nossas Constituições definiram seus principais eixos.Baixar PDF: www.champagnat.org/400.php?a=6&n=3291

ENCONTRO DE FOMAÇÃO - FORTALEZA - CE


                                        
 
 
                                            Fortaleza, 14 de junho de 2014
Estimados irmãos,
Saudações Maristas!
Aproxima-se o nosso Encontro formativo. Eis que se inicia a etapa final de preparação para este grande evento, de suma importância para a nossa caminhada. Será realizado de 15 a 17 de agosto próximo. Já estão confirmadas as presenças das Fraternidades de Belém, Teresina, Fortaleza(2), Maracanaú e as duas Fraternidades de Balsas. Para que todos possam ultimar os preparativos, partilhamos com cada um vocês algumas informações, que julgamos necessárias para facilitar a organização da sua Fraternidade.
LEIA MAIS: