sábado, 8 de dezembro de 2012

 
Leia abaixo o discurso proferido pelo Ir. Wellington Mousinho de Medeiros, Provincial e presidente do Con-selho Superior da UMBRASIL.
Histórico do Interprovincialismo no Brasil
A história do Interprovincialismo no Brasil não se iniciou com a UMBRASIL. Foram décadas de trabalho, diálogos e sonhos partilhados por Irmãos, Leigas e Leigos do Brasil Marista, traduzidas nas dinâmicas do SIMAR, CIMI e outros organismos interprovinciais. O fundamento dessa história não está em nós que aqui estamos, mas na própria origem e trajetória do Instituto. Champagnat reunia os Irmãos Maristas para tempos de formação, partilha, orientação e organização dos projetos e processos do Instituto.

Razões da fundação da UMBRASIL
A UMBRASIL foi fundada após um longo período de discernimento. Neste tempo em que vivemos, o discernimento culminou com a trajetória do interprovincialismo no Brasil, a partir dos cenários da sociedade atual onde parcerias, redes, articulação intra e interinstitucional são características próprias deste tempo histórico. Concretiza-se como uma instância criada e dinamizada colegiadamente. A UMBRASIL foi fundada para que, como família marista no Brasil, possamos: articular, potencializar e representar a nossa missão de evangelizar, pela educação, crianças e jovens do Brasil; criar redes de cooperação entre instituições coirmãs, que possuem os mesmos valores, os mesmos fundamentos, a mesma missão, o mesmo Pai Fundador.
Finalidades da UMBRASIL
O Estatuto fundacional da UMBRASIL reza que, dentre os seus fins e objetivos institucionais, constam: a promoção de “ações no âmbito da assistência social, da educação, do ensino, da pesquisa, da cultura, da comunicação, do meio ambiente (…) da promoção humana e da proteção à infância, à juventude, ao idoso”; o fomento à “união e articulação de suas Associadas”; “representar legal e oficialmente suas Associadas; “organizar programas de formação”. No entanto, para além das finalidades institucionais, o que inspira a UMBRASIL é o sentido de pertença a uma mesma família em prol de uma causa única: somos maristas de Champagnat e compartilhamos uma mesma missão institucional e uma mesma herança espiritual. E isso alimenta o nosso desejo e necessidade de união. De união dos maristas do Brasil.
Importância da UMBRASIL para o Brasil Marista
Em seus 7 anos de história, a UMBRASIL contribuiu de forma significativa para a missão do Instituto no Brasil, a partir da articulação interprovincial.
São inúmeras as iniciativas que potencializam a nossa presença no Brasil. Dentre elas, podemos citar: os ganhos tangíveis, como negociação em larga escala, gerando benefícios financeiros para as Associadas; as conquistas fundamentais para a nossa missão institucional, tais como: partilha de boas práticas nos diversos âmbitos; formação conjunta; unidade do serviço educativo-evangelizador das escolas maristas. Essas iniciativas estão materializadas no Projeto Educativo, indicado por especialista de renome como referência não apenas para o Brasil, mas para a América Latina. No Projeto Educativo estão assinalados: o desenvolvimento das matrizes curriculares; a unificação e o fortalecimento da Marca Marista; a construção de diretrizes nacionais de evangelização avaliadas como de referência para a Igreja do Brasil; a consolidação da Pastoral Juvenil Marista como modelo de pastoral para a CNBB; a incidência política no processo regulatório da Assistência Social/Filantropia. Ressaltam-se ainda os ganhos relativos à vocação e à formação dos Irmãos, entre eles, a iniciativa do noviciado comum. Por tudo isso, continuamos a acreditar na UMBRASIL e na sua missão.

Ecos do Instituto em relação à UMBRASIL

O Instituto tem olhado para a UMBRASIL como um caso de sucesso, por conseguir reunir pessoas, corações, inteligências e propor estratégias comuns a partir da diversidade de culturas próprias do País e das culturas organizacionais das Províncias. Muitas Províncias do mundo marista, bem como os Superiores Gerais Ir. Sammon e Ir. Emili e alguns Conselheiros Gerais visitaram a UMBRASIL, para conhecer e apoiar a sua dinâmica e desenvolvimento. Nas agendas e comissões internacionais, Irmãos e Leigos maristas têm se interessado em conhecer a UMBRASIL, de modo a iluminar reflexões de outras regiões maristas na caminhada inter-provincial. Sabemos que temos muito a caminhar na construção da unidade e não na padronização da nossa presença em terras brasileiras. No entanto, temos a convicção de que estamos no caminho certo e de que, com boa vontade, espírito de família e abertura para os desafios de uma Nova Terra, consolidaremos a UMBRASIL, com todos os seus integrantes oriundos do Brasil Marista, como organismo que articula e potencializa a nossa presença e ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário