segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EVANGELIZAR COM MARIA SEGUINDO JESUS CRISTO

1)    Onde estão os valores como espiritualidade cristã,  moralidade,  ética, que nos permitam desfrutar de uma convivência mais harmoniosa, fundamentada no respeito, no amor e na crença no próximo?
2)    Onde, quando e por que se perderam aqueles valores aprendidos a partir dos ensinamentos cristãos e bons exemplos vivenciados na família e na escola?
3)    Por que a forma antiga de educar os filhos, mesmo não sendo liberal, não deixava sentimento de revolta e nem trauma nos mesmos?
4)    Por que então atualmente, com tanta liberalidade na forma de educar os filhos, eles têm apresentado tantas atitudes desrespeitosas e até violentas para com seus pais e, conseqüentemente, com seus colegas, professores e aos outros de uma forma geral?
5)    Será que a falta de amor, de escuta, de diálogo e, principalmente, de limites de conduta impostas pelos pais e aplicadas aos filhos de acordo com cada idade não está sendo a responsável por essa distorção de comportamento  social?
    Outra pergunta:
- SERÁ QUE TEMOS SEGUIDO A ORIENTAÇÃO DE MARIA EM “FAZER TUDO O QUE JESUS DISSER”?
                                  ATENÇÃO!
Caminhando com Maria seremos pessoas fervorosas, silenciosas, tolerantes, corajosas e mais dispostas a evangelizar seguindo Jesus Cristo.
A seguir, alguns passos para caminhar com Maria:                                                       
       Vida publica de Jesus – na sua missão Jesus fala às multidões e chegando Maria e seus parentes Jesus sendo comunicado diz: “minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu pai”.
      Maria- Mãe, Primeira evangelizadora, educadora, torna-se discípula – juntamente com aqueles que Jesus ia chamando para a missão ela estava junto. Seguia e vivia os ensinamentos de seu filho Jesus. Maria ouvia e obedecia a palavra de Deus, fazia a vontade do Senhor.  Permanece fiel a palavra, pessoa e projeto de Jesus juntamente com a comunidade dos apóstolos e primeiros discípulos. Fidelidade, simplicidade e humildade, silêncio, contemplação – são virtudes de Maria.

1)    Anuncio a Maria- LC,26-38
Maria diz SIM:”Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”
              
2)    Coloca-se a serviço- A visitação à sua prima Isabel
(Lc 1, 39-45)
3)     Magnificat (Lc 1, 46-55)
4)    Perda e encontro de Jesus em Jerusalém ( Lc 2,41-52)-  Acompanha o crescimento de Jesus – sobe a Jerusalém para a festa da páscoa. Jesus aos 12 anos. Jesus conversa com os doutores da lei – “ não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meus pai”.

5)Bodas de casamento em Caná, na Galiléia ( Jo 2,1-11)
( Aponta Jesus como centro: “Fazei tudo o que Ele vos disser”- Jo 2,5)
1)    Conhecendo e imitando Maria  - At 1, 12-14  e At 2, 1-4

2)    Ao pé da cruz-Jo 19,25-27
(A mãe das dores – Maria ao pé da cruz. Lá se torna a mãe da humanidade quando recebe João por filho.  “Mulher eis ai o teu filho, filho eis ai a tua mãe”..)
Tempo de silêncio e interiorização
 Por um instante retomemos em silêncio a nossa oração para percebermos a presença e o testemunho de Maria, nossa Boa Mãe, em nossa vida e em nossa vocação.

 

Flamarion / Graça

Fraternidade N. S. da Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário