1) Onde estão os valores como espiritualidade cristã, moralidade, ética, que nos permitam desfrutar de uma convivência mais harmoniosa, fundamentada no respeito, no amor e na crença no próximo?
2) Onde, quando e por que se perderam aqueles valores aprendidos a partir dos ensinamentos cristãos e bons exemplos vivenciados na família e na escola?
3) Por que a forma antiga de educar os filhos, mesmo não sendo liberal, não deixava sentimento de revolta e nem trauma nos mesmos?
4) Por que então atualmente, com tanta liberalidade na forma de educar os filhos, eles têm apresentado tantas atitudes desrespeitosas e até violentas para com seus pais e, conseqüentemente, com seus colegas, professores e aos outros de uma forma geral?
5) Será que a falta de amor, de escuta, de diálogo e, principalmente, de limites de conduta impostas pelos pais e aplicadas aos filhos de acordo com cada idade não está sendo a responsável por essa distorção de comportamento social?
Outra pergunta:
- SERÁ QUE TEMOS SEGUIDO A ORIENTAÇÃO DE MARIA EM “FAZER TUDO O QUE JESUS DISSER”?
ATENÇÃO!
Caminhando com Maria seremos pessoas fervorosas, silenciosas, tolerantes, corajosas e mais dispostas a evangelizar seguindo Jesus Cristo.
A seguir, alguns passos para caminhar com Maria:
Vida publica de Jesus – na sua missão Jesus fala às multidões e chegando Maria e seus parentes Jesus sendo comunicado diz: “minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu pai”.
Maria- Mãe, Primeira evangelizadora, educadora, torna-se discípula – juntamente com aqueles que Jesus ia chamando para a missão ela estava junto. Seguia e vivia os ensinamentos de seu filho Jesus. Maria ouvia e obedecia a palavra de Deus, fazia a vontade do Senhor. Permanece fiel a palavra, pessoa e projeto de Jesus juntamente com a comunidade dos apóstolos e primeiros discípulos. Fidelidade, simplicidade e humildade, silêncio, contemplação – são virtudes de Maria.
1) Anuncio a Maria- LC,26-38
Maria diz SIM:”Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”
2) Coloca-se a serviço- A visitação à sua prima Isabel
(Lc 1, 39-45)
3) Magnificat (Lc 1, 46-55)
4) Perda e encontro de Jesus em Jerusalém ( Lc 2,41-52)- Acompanha o crescimento de Jesus – sobe a Jerusalém para a festa da páscoa. Jesus aos 12 anos. Jesus conversa com os doutores da lei – “ não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meus pai”.
5)Bodas de casamento em Caná, na Galiléia ( Jo 2,1-11)
( Aponta Jesus como centro: “Fazei tudo o que Ele vos disser”- Jo 2,5)
1) Conhecendo e imitando Maria - At 1, 12-14 e At 2, 1-4
2) Ao pé da cruz-Jo 19,25-27
(A mãe das dores – Maria ao pé da cruz. Lá se torna a mãe da humanidade quando recebe João por filho. “Mulher eis ai o teu filho, filho eis ai a tua mãe”..)
Tempo de silêncio e interiorização
Por um instante retomemos em silêncio a nossa oração para percebermos a presença e o testemunho de Maria, nossa Boa Mãe, em nossa vida e em nossa vocação.