MOTIVAÇÃO: Antes que te formasse no ventre da tua mãe, e antes que tua mãe te desse a luz, Eu te santifiquei e as nações te dei por profeta. Jr. 1, 5. No dia 28 de outubro de 2014, celebramos o aniversário do encontro do padre Marcelino Champagnat com o jovem Montagne. O jovem, nada sabia de Jesus e de Maria, tão pouco apresentava qualquer escolaridade. Desse encontro, Marcelino percebeu a necessidade de formar jovens para ensinar o catecismo e levar um pouco dos conhecimentos escolares àquele povo esquecido pelas autoridades e preparar aquelas crianças para descortinar novos mundos.
CANTO: O Profeta (Luiz de Carvalho)
CONTEÚDO: Corria o ano de 1817, a 12 de agosto, após sua ordenação, Marcelino foi enviado, como coadjutor, a uma paróquia num lugarejo chamado La Valla, localizada nas colinas dos Montes Pilares. Estava então com 27 anos de idade. Ao se aproximar da cidade, ajoelhou-se, e em oração, agradeceu a Deus pela oportunidade de viver com os daquele lugar. Deve ter se lembrado de Jeremias 1, 8. "Não temas diante deles, porque estou contigo...".
L’HERMITAGE: A ROCHA E O RIO
Em poucos anos, o número de jovens candidatos a Irmãos maristas cresceu, exigindo novo espaço para acolhê-los e formá-los, tanto na dimensão espiritual quanto na pedagógica. Para garantir a continuidade da Missão, Champagnat e os jovens irmãos, auxiliados por alguns mestres de obras, construíram a primeira casa de formação marista, denominada Notre Dame de L’Hermitage, localizada perto da cidade de Saint Chamond, às margens do Rio Gier. Essa casa, fruto de um trabalho árduo e perseverante, foi talhada numa rocha por Champagnat e pelos primeiros irmãos. Inaugurada em 1824, foi recentemente readequada para acolher peregrinos.
O rio Gier era importante para o sustento dos irmãos. Nele Champagnat instalou um moinho e à sua margem cultivava uma horta que garantia a subsistência dos primeiros irmãos maristas. "Simbolicamente, o Gier é fonte de vida, um rio de Água Viva".
Por isso, L’Hermitage pode ser considerada o berço da pedagogia marista, dos seus princípios e das suas práticas. Tornou-se, também, o centro das iniciativas missionárias do Instituto.
Fontes: Projeto Educativo do Brasil Marista, p.30; Biografia do Bem-aventurado Marcelino Champagnat, Ir. . João Batista Furet; Água da Rocha, Espiritualidade Marista, 2007: PowerPoint; http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_19990418_champagnat_po.html
Canto de aclamação da Palavra.
MOMENTO DA PALAVRA: Jr. 1, 4-10
Música sugerida: Profetas (Pe. João Carlos)
PROFETAS
O mundo necessita de profetas
De gente que rejeita a falsidade
De gente que acredita na verdade
De gente que tem sua opinião.
O mundo presta culto à aparência
É gente que se vende por dinheiro
É gente procurando seu proveito
É assim que se corrompe uma nação.
Eu sou amigo da verdade
Meu sim, é sim. Meu não, é não.
E eu não posso mais ficar calado
Eu sou profeta. Eu sou cristão.
O mundo necessita de profetas
De gente que acredita na igualdade
De gente que constroi fraternidade
De gente que tem Deus no coração.
O mundo valoriza a riqueza
O luxo, a luxúria e a esperteza
Não pensa no futuro do planeta
PARA REFLETIR E PARTILHAR:
1. Leia com atenção a estrofe desta música:
"O mundo presta culto à aparência / É gente que se vende por dinheiro. É gente procurando seu proveito / É assim que se corrompe uma nação."
2. Champagnat foi profeta no seu tempo. Quem são os profetas do nosso tempo?
3. À luz dos ensinamentos de São Marcelino Champagnat, o que nos falta para anunciar o Evangelho?
4. Em que situação se encontram as nossas paróquias hoje ? O que podemos fazer para torná-las mais atuante na comunidade?
PRECES ESPONTÂNEAS.
PAI NOSSO.
1. CANTO MARIANO
Irmã Maria: Pe. João Carlos
La Valla é uma comuna francesa na região administrativa de Ródano-Alpes no departamento de Doubs. Estende-se por uma área de 34,78 km². Em 2010 a comuna tinha 939 habitantes (densidade de 27 hab/km²
Nenhum comentário:
Postar um comentário