Projeto de Lei de Iniciativa Popular elaborado pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas que busca afastar das eleições o financiamento de empresas, melhorar o sistema eleitoral, promover a inclusão política das mulheres, dos grupos sub-representados e aperfeiçoar a democracia direta. A Coalizão é formada pela CNBB, OAB, MCCE (autores do Ficha Limpa), Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e mais 98 entidades importantes da sociedade civil.
“A corrupção fede, o mal rouba a esperança de Nápoles”, disse Francisco na manhã deste sábado, 21 de março. Invocou a acolhida e a dignidade para os migrantes, que não são cidadãos de segunda categoria.
Giacomo Galeazzi - 21.03.2015
E “11 horas de trabalho por 600 euros e sem contribuição alguma para a aposentadoria… Tudo isso é escravidão, não é cristão, não devemos ficar em silêncio”.
Francisco denunciou um sistema econômico que “descarta os jovens e os priva do trabalho, da possibilidade de levar o pão para casa”. E “esta falta de trabalho rouba a dignidade”. O Papa não leu um texto escrito e foi interrompido constantemente pelos aplausos da multidão.