segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dom Hélder Câmara - Em busca da profecia

Dom Hélder Câmara - Em busca da profecia

Próxima exibição

Quarta-feira 29/08/2012 - 21h00 -TV APARECIDA - CANAL 38 - FORTALEZA - CE

Ano: 2003.
Gênero: Documentário.
Direção: Erika Bauer.

Elenco: Pedro Domingues.

Sinopse: A história do sacerdote que foi um grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro e viu através da visão dos pobres, um mundo de esperança com a Palavra de Deus. Dom Hélder Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Arcebispo Emérito de Olinda e Recife.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ELEITA NOVA EQUIPE DE ANIMAÇÃO - 2013 a 2014

Reunidos em reunião no último dia 21 de agosto de 2012, os membros de nossa fraternidade elegeram a equipe de animação para o biênio 2013-2014. A nova equipe será composta 4 fraternos. Durante a reunião, que aconteceu na Faculdade Católica do Ceará, contamos com a presença de 10 fraternos.

Conheça a nova equipe de animação da Fraternidade Nossa Senhora da Assunção – Fortaleza – Ce:
Animadora: MARIA DAS GRAÇAS MICHILES
Secretario: FAUSTO ARSELINO CABRAL GUIMARÃES
Tesoureira: FRANCISCA FRANCINETE DE OLIVEIRA
Assessor de Comunicação: Carlos Andrade.


A ÚLTIMA LIÇÃO DE DOM HELDER

Hoje, 17 de agosto de 2012, na Sé de Olinda, procedemos à exumação dos restos mortais de D. Helder. Manhã fria e chuvosa de agosto.
Depois de praticamente treze anos sepultado no chão dessa igreja, seus restos mortais repousarão ao lado dos de D. Lamartine, bispo irmão que o auxiliou no pastoreio da Arquidiocese de Olinda e Recife e dos de Pe. Henrique, mártir da ditadura que se instalou no nosso país a partir de 1964.
Envolta em seu caixão ainda restava a bandeira do Movimento dos Sem Terra, intacta, na época, um símbolo da luta de camponeses em busca de um pedaço de terra para plantar e sobreviver com suas famílias. Lembro-me do dia do enterro.
Confesso que nutria em meu íntimo a esperança de que o corpo dele estivesse intacto também, tal qual a bandeira, pois no meu pensamento isso seria um sinal poderoso para a Igreja, de que o Dom é um santo e como tal, tudo que ele lutara e escrevera e sinalizara teria que ser aceito oficialmente.
Ledo engano. Mais uma vez o profeta surpreende! Mais uma vez ele nos mostra que os pobres é que são os profetas de Deus.
Lentamente ele nos vai ensinando sua última lição, ou seria a primeira na vida plena? Não importa, é uma lição importante, um ensinamento para nós e para nossa Igreja: tudo passa, prestígio, glória, cargos, poder. Tudo é pó e ao pó tudo retorna. Outro ensinamento: os pobres são os destinatários primeiros da boa nova do Ressuscitado, pois só Ele é quem saiu do túmulo com vida, e vida plena.
Pouco a pouco a morte vai mostrando aos olhos humanos o estrago que causa, mesmo nas pessoas mais especiais e queridas. O som lúgubre, oco, de saudade, destampa as lajes do chão da Sé. Outra surpresa, o Dom foi sepultado como os leigos o são, com a cabeça voltada para a porta, e não ao contrário, como os clérigos. O que o desgaste da morte não mostra é o que os olhos da fé iluminam, como uma luz vinda do alto a nos perguntar: por que procuram o vivo dentre os mortos?
A resposta veio-me algumas horas após. Saindo dali, deu-se à luz uma criança, nos meus braços, saudável, chorando forte a plenos pulmões, inspirando e expirando o sopro da vida, o pneuma que a tudo anima.
Certamente mais um sinal do Dom, ensinando que a vida é eterna.


Assuero Gomes

Fonte: http://blogformacaocristafortaleza.blogspot.com.br/2012/08/a-ultima-licao-de-d-helder.html

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CAMINHANDO COM MARIA

Na catedral de Rouen, na região da Normandia, França, há uma imagem de Maria, esculpida em mármore branco, em tamanho natural de uma pessoa, conhecida como “Nossa Senhora do Voto”. Seu autor é o escultor F.Lacomte e data do século XVIII. Passou a ser chamada assim por causa do costume que tinham os sacerdotes recém-ordenados de fazerem diante dela seus votos de fidelidade antes de se dirigirem às suas paróquias. Era comum, no século XIX, encontrar essa imagem em diversos lugares, sobretudo na região de Lyon, em casas religiosas ou capelas. Uma delas, por caminhos ainda desconhecidos, chegou às mãos de Marcelino Champagnat. É essa imagem que os Maristas, inspirados em seu Fundador, carinhosamente chamam de “Boa Mãe”. 

ORAÇÃO DAS FRATERNIDADES MARISTAS

Senhor, sem a tua graça nada somos e nada podemos. Queremos encontrar-te na oração, para que transformes os nossos corações e possamos, assim, abrir-nos a nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados.
Obrigado, Senhor, pelas Fraternidades que nos recebem e nos acolhem. Nós te pedimos, pela intercessão de Maria, nossa Boa Mãe, e de São Marcelino Champagnat, que nossas Fraternidades sejam espaços, onde cada qual contribua com sua experiência e sua oração na partilha de sua vida, vivida na escola da espiritualidade de São Marcelino Champagnat.
Reconhecemos, Senhor, que a viva e autêntica simplicidade de nossas partilhas nasce do teu divino Espírito. Ajuda-nos, por isso, a perceber quanto a amizade de cada um está repleta do teu amor e quanto nossas Fraternidades são indispensáveis para sustentar a nossa relação contigo e para conhecer, amar e apoiar aqueles com quem convivemos, no dia-a-dia.
Maria, nossa Boa Mãe, tu que tudo fizestes nangregação marista, como seguidamente repetia São Marcelino, conservai, multiplicai e santificai os Irmãos e os educadores maristas, para que ejam fiéis no cumprimento de sua missão de testemunhas e de evangelizadores, através da educação.
São Marcelino, és nosso Pai e Fundador, isto é, nosso Modelo e nosso Benfeitor. Abençoa-nos e ajuda-nos a seguir a Cristo na Escola de Maria e nas luzes e forças de tua Espiritualidade essencialmente apostólica e marial – Amém.
São Marcelino Champagnat - Rogai por nós!
Maria, nossa Boa Mãe - Rogais por nós
!

FOTO FRATERNIDADE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - FORTALEZA - CE

FOTO - FRATERNIDADE BOA MÃE - MARAPONGA - FORTALEZA - CE

PEQUENA HISTÓRIA DO MchFm

A história do MChFM, tem sua origem na pessoa de muitos homens e mulheres que foram "benfeitores" nos primórdios dos Instituto e posteriormente ligado de modo especial aos Movimentos dos Antigos Alunos. A seguir surgiu a idéia da Grande Família Marista, composta não apenas por Ex-alunos, mas incluindo pais de alunos, professores, funcionários e as famílias dos Irmãos. Entretanto, o MChFM foi reconhecido oficialmente no 18° Capítulo Geral em 1985
"constituído por pessoas que desejam viver sua Vida Cristã segundo o espírito de Marcelino Champagnat e se comprometem a seguir os estatutos do Movimento". Em 1989, em Veranópolis-RS, ocorreu a 5ª Conferência Geral de Provinciais, na qual foi apresentado o texto do Projeto de Vida do Movimento Champagnat da Família Marista, para as últimas sugestões e recomendações, sendo depois aprovado e apresentado a toda congregação pelo Governo Geral em 1990. Em outubro de 1991, o Ir. Charles Howard, publica a Circular sobre o MChFM, intitulada: "O Movimento Champagnat da Família Marista – Um presente para todos nós" tendo como anexo o "Projeto de Vida". O XX Capítulo Geral de 2001, ainda sob os eflúvios da canonização, pede para "Alargar o espaço da tenda" das Comunidades dos Irmãos com o objetivo de partilhar o Carisma com os Leigos. Em 2006 foi criado o Secretariado dos Leigos e em 2009, o XXI Capítulo Geral ratifica o MChFM e publica o documento "AO REDOR DA MESMA MESA – A vocação do Leigo Marista de Champagnat" que consagra vários números ao MChFM.
Com relação ao enfoque histórico do MChFM é de justiça destacar o pioneirismo do Brasil liderado pelo Irmão Aleixo Maria Autran da antiga Província Marista do Rio de Janeiro junto com o Irmão Joaquim Panini da antiga Província Marista de São Paulo que iniciaram o MChFM em 1978, sete anos antes do reconhecimento oficial do Movimento pelo 18º Capítulo Geral em 1985. Em 1980 foi realizado em Mendes o primeiro retiro das Células Maristas, assim chamadas naquele tempo as Fraternidades do atual MChM. Compareceram 52 pessoas vindas de sete Células. Em 1987, o Irmão Joaquim Panini traduz do francês o ante-projeto do Movimento Família Marista e elabora o
"MANUAL DOS ANIMADORES DAS FRATERNIDADES MARISTAS", inspirando-se no mesmo. A EMIR (Equipe Marista Interprovincial de Reflexão) faz a revisão desse Manual e o adota para todas as Fraternidades do Brasil. Fruto de toda essa caminhada nestes 26 anos de existência do Movimento, existe, no momento, 285 Fraternidades em todo o Instituto, das quais 190 na América incluindo as 72 no Brasil.

REUNIÃO COM IRMÃO SALATIEL

O estimado e querido Ir. Salatiel Franciscano do Amaral. Um exemplo a ser imitado, verdadeiro Irmão de Maria, Marista de coração e olhar voltado para os outros. Nosso eterno Assessor do Movimento Champagnat da Família Marista esteve reunido na quinta-feira dia 03 de agosto de 2012 com os membros das Fraternidades de Fortaleza: Nossa Senhora da Assunção (11 presenças) e Boa Mãe (11 presenças) na Maraponga.
Neste encontro foram fortalecidos os laços e o amor dos presentes com o Movimento Champagnat da Família Marista.
Vejam algumas fotos abaixo: